Encontre produtos e serviços para seu veículo.
Adesivagem Ar Condicionado Auto Elétricas Auto Escolas Auto Mecânicas Auto Peças Auto Postos Auto Vidros Chaveiros Corretoras de Seguro Despachantes Escapamentos Ferro Velho Funilaria e Pintura Guincho Insulfilm Lavagem e Polimento Locadoras Martelinho de Ouro Moto Peças Radiadores Recuperadoras Rodas, Pneus e Cia Som e Acessórios Tapeçaria Táxi Velocimetros Vistoria e InspeçãoA Lexus começa a vender o NX 200t, utilitário esportivo compacto com preço inicial de R$ R$ 216,3 mil e a tarefa de aumentar as vendas da marca japonesa de 240 carros/ano para 100 unidades/mês até o fim de 2015. O veículo eleva para seis o número de modelos Lexus à venda no País: um hatch híbrido, três sedãs e agora dois SUVs, este e o RX 350.
“O NX 200t se tornará o mais vendido da linha no Brasil e deverá responder por 40% a 60% das vendas”, afirma o vice-presidente executivo da Toyota e Lexus no Brasil, Luiz Carlos Andrade Júnior. O carro mais procurado atualmente é o sedã médio IS 250, que parte de R$ 182 mil.
O NX 200t vem do Japão em duas versões. A mais completa chega a R$ 236,9 mil porque traz o pacote de equipamentos Sport, que inclui rodas maiores (18 em vez de 17 polegadas), interior com detalhes de aço escovado, pedaleira de alumínio, revestimento dos bancos bicolor, grade com aberturas em forma de colmeia e head-up display, entre outros itens. Este último projeta informações no para-brisa e evita que o motorista tire os olhos da via. Todos os NX trazem teto solar, mas só o do pacote Sport é panorâmico.
O motor é sempre um 2.0 turbo com injeção direta de gasolina e 238 cavalos. Segundo a fabricante, ele leva o carro de zero a 100 km/h em 7,2 segundos e faz 9,2 km/litro em média. O câmbio automático tem seis velocidades e aletas para trocas de marcha atrás do volante. O LX 200t é o primeiro Lexus a utilizar esse propulsor.
O novo utilitário esportivo também traz como itens de série faróis principais de LEDs ajustáveis em altura e tração nas quatro rodas sob demanda, o que reduz perdas por atrito e ajuda a poupar combustível, aumentar a estabilidade e a segurança do modelo.
O ar-condicionado automático tem duas zonas distintas de temperatura, mais saídas para o banco traseiro. O acabamento é caprichado, algo fácil de notar no encaixe das peças no painel, no revestimento das portas e no couro dos bancos. Os NX 200t são feitos na fábrica de Kyushu. Os profissionais envolvidos na produção, os takumis, são chamados assim pela experiência em linha de montagem, em regra mais de 20 anos.
A lista de equipamentos do carro inclui também sistema multimídia no centro do painel com tela de sete polegadas, navegador GPS, rádio, DVD-player, MP3/WMA e TV digital. Também reproduz dados de aparelhos conectados por Bluetooth. Uma tela sensível ao toque ao lado da manopla do câmbio facilita o controle das funções do sistema multimídia. Outros itens importantes são os dez airbags, a câmera de ré e os lavadores de faróis.
A posição de dirigir é muito boa. O volante tem regulagem elétrica de altura. Os bancos da frente contam com ajustes elétricos para distância, inclinação, altura e o do motorista tem memória para três posições. No pacote Sport há também regulagem lombar e oito memórias.
Estabilidade é destaque
Automotive Business dirigiu a versão de entrada do NX 200t num pequeno autódromo no interior de São Paulo. O circuito travado deixou claro o quanto o novo Lexus é seguro, apesar de ser mais alto que um hatch ou sedã. A carroceria se inclina pouco e os controles eletrônicos de tração e estabilidade ajudam os motoristas menos experientes a se manter na pista.
O motor responde até que bem em acelerações e retomadas de velocidade. A velocidade máxima é de cerca de 200 km/h. As passagens de uma marcha para outra, porém, são demoradas.
Com 4,63 metros de comprimento e 2,66 m de distância entre eixos, o novo modelo tem muito espaço no banco de trás. Mas o local é bom mesmo para dois. O terceiro ficará mal acomodado no meio. Isso porque o centro do assento é alto e no encosto há um apoia-braço retrátil que também atrapalha o conforto.
O porta-malas do NX tem capacidade para 498 litros do assoalho até a cobertura de bagagem. Em volta do estepe há mais algum espaço para objetos menores. O NX 200t tem porte semelhante ao de Audi Q5 e Volvo XC60. Outro concorrente imaginado pela Lexus é o Range Rover Evoque.
© 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados