Encontre produtos e serviços para seu veículo.
Adesivagem Ar Condicionado Auto Elétricas Auto Escolas Auto Mecânicas Auto Peças Auto Postos Auto Vidros Chaveiros Corretoras de Seguro Despachantes Escapamentos Ferro Velho Funilaria e Pintura Guincho Insulfilm Lavagem e Polimento Locadoras Martelinho de Ouro Moto Peças Radiadores Recuperadoras Rodas, Pneus e Cia Som e Acessórios Tapeçaria Táxi Velocimetros Vistoria e InspeçãoA chegada do mês de abril mexe com o coração dos aficionados pelas duas rodas. É a mesma sensação de uma criança voltando às aulas depois das férias. No dia 7 de abril, no circuito de Losail, no Catar, acontecerá a etapa de abertura da temporada 2013 do Campeonato Mundial de MotoGP, a mais importante competição de motovelocidade do planeta. Serão 18 etapas em 13 países diferentes, passando pela Europa, Ásia e América do Norte. O grid de largada deste ano terá 24 pilotos, dividos em 13 equipes. Para quem não sabe, as motocicletas utilizadas na categoria máxima, a MotoGP, são protótipos com motores quatro tempos de 1.000cc projetadas exclusivamente para as provas.
Um dos principais destaques está no box da Yamaha. A grande lenda do motociclismo mundial, Valentino Rossi, retorna à marca com a qual foi campeão por quatro vezes (2004, 2005, 2008 e 2009) na categoria principal. O Doutor, como é conhecido internacionalmente, deixou a marca dos diapasões no fim de 2010 para assumir o papel de primeiro piloto da equipe de fábrica da Ducati. Porém, o sonho de ver um piloto e máquina italianos serem campeões depois de muito tempo foi por água abaixo. Foram dois anos de muitas decepções para Rossi e Ducati. Apenas três pódios e nenhuma vitória em dois anos na equipe. O piloto número 46, então, recebeu uma proposta da Yamaha e decidiu retornar à máquina de quatro cilindros para voltar a ser competitivo. E ele já voltou a brilhar.
Durante os últimos testes pré-temporada, que aconteceram no circuito espanhol de Jerez de La Frontera, Rossi marcou o melhor tempo em um dos dias e ficou sempre entre os três melhores nos outros restantes. O companheiro de equipe de Rossi, Jorge Lorenzo, terá muito trabalho para defender a coroa de campeão do Mundo conquistada no ano passado. Novos talentos, novas pistas e velhos adversários prometem dificultar a vida do espanhol bicampeão da categoria.
Outra novidade é a chegada da estrela em ascensão Marc Márquez na equipe Repsol Honda, a principal da gigante japonesa. O piloto espanhol foi campeão da categoria intermediária Moto2 no ano passado, também na Repsol Honda, e chega à MotoGP como primeiro piloto da equipe, já que o australiano Casey Stoner se aposentou das corridas em duas rodas no fim de 2012. Na temporada passada, a Repsol Honda ficou com o vice-campeonato. Stoner liderou o começo da temporada, mas depois de um acidente ficou fora de algumas etapas e deixou escapar a primeira posição. Seu então companheiro de equipe, Dani Pedrosa, terminou o ano na segunda colocação, apenas 22 pontos atrás do campeão Lorenzo. Para 2013, a Repsol Honda não quer nada além do título, portanto Márquez e Pedrosa terão muito trabalho durante o ano.
Outra novidade é a inclusão do terceiro circuito norte-americano no calendário da MotoGP. Em adição à Laguna Seca e Indianápolis, o COTA (Circuit Of The America), em Austin, Texas será palco da segunda etapa da temporada em 21 de Abril. A pista foi projetada pelo famoso arquiteto e designer de circuitos alemão Hermann Tilke e tem um total de 20 curvas, sendo 9 para a direita e 11 para a esquerda.
Brasil na pista
A última vez que tivemos um representante verde e amarelo na competição foi em 2007, quando Alexandre Barros se despediu da MotoGP sem conquistar o caneco. Mas, depois de quatro anos e sete meses, o Brasil voltou ao certame do Mundial com o jovem piloto Eric Granado na categoria Moto2 – protótipos de 600cc – em 2012.
Depois de fazer seu “vestibular” nos campeonatos Cuna de Campeones Bancaja e Mediterrâneo de Motovelocidade, dos quais foi campeão, Granado, ao completar 16 anos em meados de 2012, foi aceito na equipe JiR Moto2 e começou sua incursão na maior competição de motovelocidade. Sem muito sucesso, o piloto e seu empresário e pai, Marco Granado, decidiram que para ganhar mais experiência o melhor a fazer seria retornar para a categoria de base do campeonato em 2013, a Moto3 (protótipos de 250cc 4 tempos). Na nova equipe, Mapfre Aspar Kalex KTM, Eric já mostrou uma evolução e durante os últimos treinos pré-temporada no circuito de Jerez de La Frontera, conquistou o oitavo melhor tempo. Agora é torcer para, quem sabe, vermos a bandeira do Brasil ser erguida no topo do pódio.
Equipes e pilotos
Conheça os aspirantes ao título da MotoGP 2013:
EQUIPE - PILOTOS
1) Avintia Blusens – Hiroshi Aoyama, Hector Barbera
2) Came IodaRacing Project – Danilo Petrucci, Lukas Pesek
3) Cardion AB Motoracing – Karel Abraham
4) Ducati Team – Andrea Dovizioso, Nicky Hayden
5) GO&FUN Honda Gresini – Alvaro Bautista, Bryan Staring
6) LCR Honda MotoGP – Stefan Bradl
7) Monster Yamaha Tech 3 – Cal Crutchlow, Bradley Smith
8) NGM Mobile Forward Racing – Colin Edwards, Claudio Corti
9) Paul Bird Motorsport – Yonny Hernandez, Michael Laverty
10) Power Eletronics Aspar – Randy de Puniet, Aleix Espargaro
11) Pramac Racing Team – Ben Spies, Andrea Iannone
12) Repsol Honda Team – Daniel Pedrosa, Marc Marquez
13) Yamaha Factory Racing – Valentino Rossi, Jorge Lorenzo
CALENDÁRIO:
07 de Abril: Losail, Catar
21 de Abril: COTA, Estados Unidos
05 de Maio: Jerez de La Frontera, Espanha
19 de Maio: Le Mans, França
02 de Junho: Mugello, Itália
16 de Junho: Catalunha, Espanha
29 de Junho: Assen, Holanda
14 de Julho: Sachsenring, Alemanha
21 de Julho: Laguna Seca, Estados Unidos
18 de Agosto: Indianápolis, Estados Unidos
25 de Agosto: Brno, República Tcheca
01 de Setembro: Silverstone, Inglaterra
15 de Setembro: Misano Adriático, República de San Marino
29 de Setembro: Motorland Áragon, Espanha
13 de Outubro: Sepang, Malásia
20 de Outubro: Phillip Island, Austrália
27 de Outubro: Motegi, Japão
10 de Novembro: Valência, Espanha
© 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados