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No Brasil, desde julho do ano passado, o Jetta se destaca pela belo desenho da carroceria de cintura alta, somado ao conjunto de equipamentos de série que procura garantir maior segurança, conforto e prazer ao dirigir. Outro destaque do modelo é a transmissão automática Tiptronic de 6 seis marchas.
De série, o modelo é equipado com computador de bordo, piloto automático, volante de direção multifuncional, retrovisores externos elétricos, CD Player com MP3, dez alto-falantes e ar-condicionado eletrônico de duas zonas.
Segurança
Ele vem de série com airbags frontais e laterais, além do tipo cortina, que compõem um total de seis bolsas infláveis que abrem-se em impactos laterais preenchendo toda a região dos vidros laterais assegurando a proteção da região do crânio dos ocupantes do banco dianteiro e traseiro.
O interior do veículo conta ainda com cintos de segurança de três pontos e encontos de cabeça para todos os ocupantes. Os encostos dianteiros apresentam um sistema que, em caso de acidente, movimenta-os para a frente, reduzindo o efeito “chicote” no pescoço.
Dotado de freios com ABS (sistema anti-bloqueio das rodas) e EBD (distribuidor eletrônico de frenagem), o Jetta possui também disco ventilado nas rodas dianteiras e sólidos nas traseiras, que em conjunto, permitem frenagens sempre seguras e sem desvios de trajetória.
A assistência eletrônica também é feita por meio do ASR (controle eletrônico de tração), que evita o destracionamento das rodas dianteiras. O Jetta vem equipado de série com um sistema de segurança único em sua categoria, o ESP (programa eletrônico de estabilidade), que corrige e evita que as rodas patinem ou eventualmente derrapem por excesso de velocidade ou piso escorregadio.
Outras vantagens do modelo são os porta-objetos, destaque para o porta-óculos integrado no console superior, porta-garrafas nas portas dianteiras, ganchos integrados nas colunas B e no porta-malas e luzes de leitura independente.
Como opcional, a Volkswagen oferece seis equipamentos independentes para o Jetta: teto solar, faróis bi-xenon e lavador dos faróis, revestimento interno em couro e aquecimento, cortina de proteção solar traseira, assistente de estacionamento e rodas de liga-leve 17”.
Motor e Transmissão
O motor do Jetta agora está ainda mais atraente com o ganho dos 20 cavalos. O propulsor de 2.480 cm3 – a maior cilindrada dentre seus concorrentes – é montado transversalmente, com cinco cilindros e vinte válvulas, com duplo comando no cabeçote com sistema de fluxo cruzado (admissão de um lado e escape do outro).
Ele conta com 170 cv a 5.000 rpm de potência máxima e 240 Nm (23,27 kgfm) a 4.250 rpm de torque máximo. A aceleração de 0 a 100 km/h do Jetta é feita em 8,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 205 km/h.
A transmissão de seis marchas Tiptronic é a única na categoria. Além de proporcionar uma dirigibilidade mais esportiva, pela escolha manual das marchas, o Tiptronic permite que o condutor recorra ao uso do freio-motor.
Com elevada tecnologia, o motor possui um cérebro eletrônico, coordenado pelo CAN (Control Area Network), que controla eletronicamente o torque e o consumo de combustível, recebendo dados tanto da ECU (central eletrônica que gerencia o funcionamento do motor) quanto da TCU (central eletrônica da transmissão). O motorista sempre terá à disposição uma “receita” ideal calculada pelo motor para obter o maior rendimento e o menor consumo e emissão de poluentes.
O sistema de gerenciamento é ordenado inicialmente pela carga de aceleração imposta pelo motorista ao pedal do acelerador. Como a ECU e a TCU ficam solidariamente conectadas através do CAN e trocam informações a todo momento, o resultado é a garantia de um rodar suave e econômico para quem acelera pouco, mas também de respostas agressivas e imediatas quando se pretende dirigir com esportividade.
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