• Sábado, 14 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Linha BlueMotion e Polo 3 portas são atrações da Vw em Frankfurt

14/09/2009 - 14:36 - Redação
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Com a nova geração do Polo BlueMotion, Golf BlueMotion e Passat BlueMotion, a Volkswagen afirma que estará mostrando no Salão de Frankfurt, dia 15 de setembro, o que é possível fazer quando as melhores tecnologias são inteligentemente combinadas, sem deixarem de ser acessíveis.

De acordo com a montadora, esses três carros são os mais econômicos do mundo em suas categorias. Eles serão apresentados mundialmente em Frankfurt pela primeira vez em suas versões de produção e estarão à venda antes do final do ano.

Polo com consumo de 3,3 l/100 km (30,3 km/l)

A Vw afirma que o novo Polo BlueMotion (55 kW / 75 cv) tem um consumo médio de apenas 3,3 litros de diesel por 100 quilômetros (30,3 km/l) - o equivalente a 87 g/km de CO2. Graças à tecnologia BlueMotion, que inclui um novo motor 1,2 litro TDI de alta tecnologia, as emissões de CO2 foram reduzidas em 20 % e o consumo em 0,9 litros para cada 100 km rodados, em relação às do Polo TDI convencional equipado com motor de mesma potência.

Um motorista que viajar num Polo BueMotion de Berlim até o Salão de Frankfurt, por exemplo, poderá percorrer os 545 km do caminho gastando apenas 19 euros em combustível*. O reabastecimento passa a ser uma preocupação secundária: com seu tanque de 45 litros, o Polo BlueMotion tem autonomia teórica de 1.363 quilômetros, conforme as contas da Volks.

O Polo BlueMotion que, se necessário, pode atingir 173 km/h, chegará ao mercado em 2010.

Golf com consumo de 3,8 l/100 km (26,32 km/l)

Já o novo Golf BlueMotion (77 kW / 105 cv) tem custo de rodagem praticamente tão baixo quanto o do Polo. Gastando apenas 3,8 litros de diesel a cada 100 km (26,32 km/l) e gerando apenas 99g/km de CO2. Sua autonomia teórica é de 1.477 km (tanque com 55 litros) e o gasto anual médio com combustível é de apenas 439 euros, ou cerca de 37 euros por mês *.

O Golf com menor consumo de todos os tempos é movido por um novo e silencioso motor turbodiesel com injeção common rail. Como todos os TDIs, seu desempenho não deixa a desejar em potência em nenhuma circunstância. Na verdade, ocorre exatamente o contrário: o motor de quatro cilindros e 16 válvulas, com 105 cv, atinge seu torque máximo, de 205 N.m (20,9 kgf.m), a apenas 2.000 rpm. Isto permite levar o Golf BlueMotion até 100 km/h em apenas 11,3 segundos e atingir uma velocidade máxima de 190 km/h.

O novo Golf BlueMotion começará a ser vendido na Europa, no final deste ano.

Passat com consumo de 4,4 l/100 km (22,73 km/l)

Consumindo em média apenas 4,4 litros de diesel por 100 km (22,73 km/l), com emissão de CO2 de 114 g/km, seu tanque de 70 litros permite cobrir 1.591 quilômetros sem reabastecer.

O Passat utiliza o mesmo motor common rail TDI, com 77 kW / 105 cv que o Golf BlueMotion. A performance do Passat demonstra o tremendo potencial de seu motor e suas qualidades aerodinâmicas: velocidade máxima de 193 km/h e 12,5 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h.

Encomendas antecipadas serão aceitas a partir do início de outubro. O novo Passat BlueMotion estará nas concessionárias européias um mês depois, nas versões sedã e perua.

TDI + Start-Stop + Regeneração

A Tecnologia BlueMotion contida nesses três modelos super-econômicos consiste num conjunto de diversos componentes de alta tecnologia, combinado a minuciosas soluções de engenharia. A base para os índices extremamente reduzidos de consumo e emissões parte dos motores common rail TDI, com software de controle modificado e reduzida rotação em marcha lenta. Em todos eles, a transmissão tem cinco marchas, com relações de transmissão alongadas. Um indicador de troca de marchas integrado ao painel de instrumentos garante que os modelos BlueMotion sejam utilizados sempre dentro da faixa de rotações ideal para economizar combustível.

Outros recursos, voltados à mesma meta, incluem sistemas de recuperação de energia (frenagem regenerativa), Start-Stop (desligamento automático do motor com o carro parado, como nos semáforos), pneus otimizados, com baixa resistência ao rolamento, e rodas de liga leve com baixo coeficiente de arrasto. O conjunto é complementado por alterações na aerodinâmica da carroceria e redução da altura em relação ao solo (no Polo e no Golf).

Os novos modelos BlueMotion se diferenciam das outras versões de suas linhas por alterações de estilo e pelo acabamento interior customizado. Invertendo claramente as tendências dominantes no mercado, a Volkswagen está aplicando à linha BlueMotion elementos dinâmicos de estilo, aproximando a idéia de sustentabilidade do apelo esportivo. Com este objetivo, o Golf e o Passat receberam os para-choques e saias laterais vanguardistas da Linha R. O Polo, por sua vez, se destaca pela grade dianteira completamente reestilizada e pelas rodas de liga especiais. O Polo e a perua Passat contam, também, com um spoiler traseiro especialmente desenvolvido.

A definição dos preços é parte do conceito, identificando-se com nosso objetivo de oferecer automóveis ambientalmente amigáveis extremamente avançados por valores acessíveis. A linha BlueMotion é realmente acessível.

Polo 3 portas

Aproveitando o mais importante Salão de Automóvel da Europa, a Vw também aprentará em seu estande o novo Polo 3 portas. As portas mais longas, comparadas às da versão cinco portas, combinadas ao novo estilo das janelas laterais e as linhas dinâmicas e esportivas das colunas traseiras dão ao carro um perfil lateral semelhante a um cupê.

Quando chegar ao mercado, ainda neste trimestre (apenas para a Europa), este modelo elegante e seguro contará com seis versões de motores (de 44 kW / 60 cv a 77 kW / 105 cv) e três opções de equipamento (Trendline, Comfortline e Highline). A nova versão de entrada passará a ser, agora, o Polo três portas 1.2 Trendline, com ESP (controle eletrônico de estabilidade), com preço a partir de 12.150 euros.*

O novo Polo BlueMotion também será oferecido com três ou quatro portas. Sua versão de produção também estreará em Frankfurt. E como já dissemos acima, na sua categoria (55 kW / 75 cv), ele percorre 100 quilômetros com 3,3 litros de diesel (equivalente a 87 g/km de CO2).

Design

O Polo três portas marca a entrada de mais um modelo da Volkswagen na linha que segue o novo "DNA" de design da marca, desenvolvido pelo chefe do Grupo de Design, Walter de Silva. A nova aparência característica da Volkswagen é o ponto chave da nova linha estilística, que mostra uma forte orientação horizontal das superfícies e uma clareza nas formas que de Silva define como "La Semplicità". No conjunto, o design se caracterizada pelas linhas marcantes e precisas.

Durante a criação, foi dada prioridade às proporções do veículo. "Uma 'bella machina' tem que ter proporções perfeitas e o Polo mostra que isto é uma verdade", explica de Silva. Obedecendo a este conceito, destacam-se os curtos balanços da carroceria, a ampla largura do carro em relação à altura, as caixas de rodas proeminentes e a sensação de força transmitida pela área dos "ombros".

O perfil do Polo três portas define bem seu estilo. Em todos os carros da Volkswagen criados sob a direção de Silva, nas laterais há apenas duas linhas chaves: a linha de caráter superior e uma linha adicional de apoio, mais abaixo. O teto se apoia acima da linha de caráter dominante, entre a borda superior dos faróis e as lanternas traseiras. A forte seção dos "ombros" também se origina da linha de caráter. As linhas superior e inferior geram uma dinâmica interação entre a luz e sombra e, apesar da simplicidade do design, também criam uma modulação de superfícies bastante "musculosa".

De forma geral, o Polo três portas aparenta ser mais longo e mais próximo do solo. A segunda coluna praticamente invisível e a terceira, mais esbelta, fazem a faixa das janelas laterais parecer mais longa. Este efeito é reforçado pela curva ascendente alongada do correr das janelas, que vai da segunda coluna até a traseira, resultando numa sensação geral ainda mais dinâmica.

As dimensões das carrocerias das versões três e cinco portas são idênticas, com comprimento de 3.970 milímetros, largura de 1.682 milímetros e altura de 1.485 milímetros. O mesmo ocorre quanto ao espaço interior e a capacidade de carga (280 a 952 litros).

Bem equipado

Mesmo a versão de entrada, o Polo Trendline, conta com um grande número de itens de segurança e conveniência. Um equipamento standard para todos os grandes países da Comunidade Européia é o sistema eletrônico de estabilidade (ESP). Outros itens de série são faróis tipo daytime (que se acendem automaticamente durante o dia), direção assistida, vidros com acionamento elétrico na parte dianteira, iluminação do porta-malas, aviso sonoro de luzes acesas, ajuste de altura do banco do motorista, espelhos de cortesia e vidros escurecidos.

A linha intermediária Comfortline (custando a partir de 14.150 euros com motor 51 kW / 70 cv) possui espelhos e maçanetas pintadas na cor da carroceria, faróis duplos H7, detalhes cromados na grade dianteira e rodas com 15 polegadas de diâmetro. Entre os itens de conveniência, traz como equipamento standard sistema de ar condicionado, retrovisores externos com regulagem elétrica e aquecimento, sistema Easy-Entry (no três portas), ajuste de altura para o banco do passageiro da frente, gavetas sob os bancos dianteiros, vários detalhes cor de alumínio, bancos e encostos traseiros rebatíveis, duplo assoalho ajustável no compartimento de bagagens, bolsos nas costas dos bancos dianteiros e trava elétrica com acionamento remoto.

A exclusiva versão Highline (a partir de 15.900 euros, com motor de 63 kW / 85 cv) se caracteriza pelos itens de individualização. No exterior, o carro se destaca pelo acabamento cromado adicional na tomada de ar inferior, rodas de liga com 15 polegadas e faróis de neblina. Por dentro, o Polo Highline ganhou um upgrade, com detalhes como volante de direção com três raios revestido de couro, descanso de braços central, display multifunção com indicador da pressão dos pneus, assentos esportivos com regulagem de altura e revestimento em couro das empunhaduras do freio de mão e alavanca do câmbio.

* Preços sugeridos carros novos na Alemanha, incluindo o imposto sobre valor adicionado (VAT)

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados