• Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Linha Touring 2014 da Harley ganha mais tecnologia e estilo

21/02/2014 - 14:06 - Aldo Tizzani/ Agência INFOMOTO - FOTOS: Divulgação
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Para quem não é fã de carteirinha toda Harley-Davidson parece igual. Ledo engano. A marca de Milwaukee (EUA) vem investindo em atualizações tecnológicas e estéticas em seus produtos de estilo clássico. Freios ABS, acelerador eletrônico e piloto automático são algumas delas. Para 2014, a H-D apresenta novidades em todas suas linhas, com destaque para os quatro modelos da família Touring, a linhagem de motos estradeiras: Road King Classic, Street Glide, Ultra Limited e CVO Limited (modelo customizado de fábrica). Os preços variam entre R$ 62.900,00 a R$ 139.900,00 e os modelos chegam às concessionárias já neste mês de fevereiro.

Entre as principais novidades estão a adoção do novo motor Twin Cam 103 High Output, na Road King Classic e Street Glide, e o Twin Cooled com sistema de arrefecimento misto ar/água nos modelos Ultra Limited (103) e CVO Limited (110). Além do conjunto multimídia Boom! Box, combinando áudio, conectividade Bluetooth, navegação e comando por voz, agora os modelos estão equipados com sistema de freios Reflex com ABS conectado eletronicamente, que distribui a força de frenagem em ambas as rodas, que, aliás, são outra novidade. Destaque ainda para o novo sistema de fecho das bolsas laterais, mais práticos e fáceis de operar.

“Foi uma ação de motociclistas para motociclista, já que houve uma grande sinergia entre a área de engenharia com o público final. Nesta troca de informações, a palavra-chave foi reengenharia, já que as sugestões dos clientes tinham que ser traduzidas em melhorias técnicas. E esse é, resumidamente, o objetivo do Projeto Rushmore, que ouviu milhares de consumidores ao redor do mundo, inclusive no Brasil”, conta Longino Morawski, diretor-superintendente comercial da Harley-Davidson do Brasil.

Alta tecnologia

Adotando uma postura mais agressiva, a Harley resolveu atualizar vários de seus modelos focando em quatro aspectos: conforto, design, desempenho e entretenimento. Os novos sistemas de informação e entretenimento chamado de Boom! Box são montados dentro da carenagem da motocicleta. Na Street Glide o sistema conta com tela colorida de 4,3 polegadas, saída de áudio de 25 watts por canal, dois alto-falantes originais de série de 5,25 polegadas, Bluetooth, porta USB para conectar dispositivos eletrônicos, incluindo iPod/iPhone, MP3, cartão SD e telefones celulares, funções de rádio AM/FM e tela de informações com temperatura do ar, pressão do óleo e sistema de gerenciamento de temperatura em marcha lenta.

Já os modelos Ultra Limited e CVO Limited, além de todas as funções já disponíveis na Street Glide, trazem sistema de navegação GPS com reconhecimento de voz em uma tela colorida de 6,5 polegadas de alta resolução sensível ao toque – a maior em série já utilizada em motocicletas.

O sistema de navegação marca pontos de interesse (POI), incluindo busca por postos de gasolina, restaurantes, hotéis, destinos de emergência e concessionárias Harley. Uma excelente notícia para o piloto que é adepto do mototurismo. Além de contar com saída de áudio de 25 watts por canal no modelo Ultra Limited e 75 watts por canal no modelo CVO Limited, ambos ligados a um sistema de quatro alto-falantes. Estes modelos ainda apresentam a função intercomunicação e comunicação CB (Citizen Band), que pode fazer a interface entre piloto e garupa.

Para oferecer um controle mais intuitivo, o sistema tem joysticks de cinco posições, instalados no controle de mão do lado direito e esquerdo da motocicleta, que conectam o motociclista a todas as funções do sistema. Os botões amplos no console facilitam a sua utilização, mesmo usando luvas.

Design e Conforto

Os engenheiros da Harley-Davidson uniram aerodinâmica e ergonomia para aumentar a comodidade do piloto e do passageiro. A Road King Classic ganhou um guidão mais alto e novos controles de mão mais ergonômicos. Os modelos Street Glide, Ultra Limited e CVO Limited apresentam nova carenagem “BatWing” com um duto de equalização da pressão dianteira, que reduz a turbulência em 20%, segundo a marca. A Street Glide chama a atenção pelo parabrisa compacto escurecido e malas laterais rígidas, que se mantêm da versão anterior.

Já a Ultra Limited e a CVO Limited oferecem conforto extra aos passageiros, como assento mais largo e profundo, dotado de novo encosto para as costas, descanso de braços e reposicionamento dos comandos de áudio. Para o piloto, os novos controles de mão trazem o comando do cruise control no polegar esquerdo, possibilitando movimentos mais práticos.

Falando em ergonomia, a forma e a funcionalidade de alguns componentes foram aperfeiçoados. O top case (o baú, chamado de Tour-Pak) e as malas laterais têm maior capacidade e visual mais moderno, com destaque para as novas travas que podem ser facilmente operadas com apenas uma das mãos. Os paralamas também foram redesenhados, ficando mais curtos e com estilo mais atual. Por último, os discos de freio vazados destacam ainda mais as novas rodas dos modelos Street Glide, Ultra Limited e CVO Limited. Aliás, a Ultra Limited engordou um quilo se comparada a versão anterior, pesando agora 414 kg. Esse aumento se dá em virtude dos novos fluídos de refrigeração.

Desempenho

Ultrapassar mais rápido, frear melhor e enxergar mais longe são apenas alguns dos pontos de melhoria do Projeto Rushmore. A partir de agora, os modelos Road King Classic e Street Glide contam com o propulsor Twin Cam 103 High Output de 1.690 cm³ com novo sistema de admissão e fluxo de ar, que melhora o desempenho do motor desde as baixas rotações. Oferece 5% mais torque e potência que a versão anterior – de 13,8kgf.m para 14,3kgf.m. 

O modelo Ultra Limited vem com o Twin Cam 103 High Output Twin Cooled, também de 1.690 cm³, com refrigeração líquida nos cabeçotes, que além de proporcionar melhor desempenho, oferece mais conforto ao condutor e passageiro, ao reduzir o calor irradiado. Aqui, segundo o fabricante, a versão com arrefecimento líquido oferece 7% mais torque e potência que sua antecessora. Já a exclusiva CVO Limited é impulsionada pelo Twin Cam 110 High Output Twin Cooled de 1.800 cm³, com filtro de ar Screamin’ Eagle, o maior motor produzido em série atualmente pela Harley-Davidson. 

Dentre as novidades destacam-se ainda os garfos dianteiros mais robustos – que passou de 42 mm para 49 mm, que aperfeiçoam a ciclística e melhoram a resposta dos modelos. Estas inovações estão presentes em todos os modelos Touring, enquanto a embreagem hidráulica passa a ser item de série na Street Glide, Ultra Limited e CVO Limited. Estas últimas vão ter novos faróis de LED Daymaker, lanternas auxiliares de LED e luz de freio de LED integrada ao Tour-Pak, enquanto a Road King Classic e a Street Glide estão equipadas com novos faróis de dupla parábola.

Preços

A nova Harley-Davidson Road King Classic 2014 conta com o novo farol de dupla parábola e guidão de perfil mais alto, destacam-se os novos emblemas e console do tanque, com um velocímetro renovado e com números maiores, permitindo que todas as informações sejam visualizadas de forma mais fácil e clara. Os preços sugeridos para a Road King Classic variam de R$ 62.900,00 até R$ 64.100,00.

Modelo mais vendida pela Harley no mundo, a Street Glide 2014 tem preço sugerido a partir de R$ 69.900,00 até 71.850,00, dependendo da cor escolhida. Já a Ultra Limited 2014 tem preço sugerido a partir de R$ 81.900,00 até R$ 84.200,00 também variando de acordo com o tom da moto. Com relação à versão CVO, a Limited custará R$ 139.900.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados