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Esta é a terceira versão Rallye da história do Gol. A primeira foi lançada em 2004 (G3) e a segunda em 2007 (G4). Como as antecessoras, o Gol Rallye da quinta geração é fruto de um extenso trabalho de desenvolvimento, realizado ao longo de dezoito meses por designers, engenheiros e técnicos da Volkswagen. As modificações na carroceria, suspensão, freios e outros detalhes do carro foram testadas em laboratório e em cerca de meio milhão de quilômetros de testes de rodagem no Brasil e no exterior.
Olhando mais detalhadamente, o carro é como seus concorrente. Recomenda-se colocar os atributos do Gol Rallye para impressionar seus amigos na ida à balada e não para enfrentar uma ida para a fazenda. O interior escuro com detalhes brilhantes nos painéis das portas vai ficar melhor nestas condições do que sujo de terra, por exemplo. O mesmo pode ser dito das rodas aro 15 pintadas de cinza e dos pneus de uso urbano (de acordo com a ficha técnica, nem de uso misto são), embora o conjunto de suspensão mais alto e duro salte mais em lombadas e afins.
Além de suas características exclusivas, o Gol Rallye tem equipamento topo de linha, trazendo de série itens como sensor de estacionamento, abertura elétrica da tampa traseira e espelhos retrovisores externos com sinalizadores de direção. Uma novidade importante é a disponibilidade, como opcional, da transmissão automatizada I-Motion, um importante item de conforto cada vez mais solicitado pelos consumidores brasileiros, principalmente nas grandes cidades.
Para reforçar ainda mais a forte personalidade e o espírito jovial que caracterizam o Gol Rallye, a Volkswagen preparou uma cor especial de lançamento, o amarelo Solaris.
O Gol Rallye é o primeiro modelo da Volkswagen do Brasil com espírito aventureiro a contar com a transmissão automatizada ASG. Nesta versão I-Motion é oferecido opcionalmente o volante com paddle shifts incorporados, idêntico ao usado no Passat CC produzido na Alemanha, possibilitando a troca manual de marchas sem tirar as mãos da direção, além de agregar comandos do sistema de som.
Design
Inspirado nos modelos off road da marca, o visual do Gol Rallye vai além da aparência de robustez característica das versões cross tradicionais, agregando elementos dinâmicos que passam uma idéia de agilidade e rapidez. Essa característica é marcante na parte dianteira, onde se destacam a grade em preto com a designação “Rallye” numa faixa em Prata Cyclone e o agressivo para-choques com faróis auxiliares de dupla função (neblina e longo alcance) integrados, sublinhado por um rocker panel também em preto com detalhe em Prata Cyclone.
“O Gol Rallye foge do formato tradicional dos veículos cross, procuramos dar a ele uma “forma” mais rápida. A velocidade predomina, mas ele mantém o aspecto de força e resistência”, explica Luiz Veiga, gerente executivo de Design da Volkswagen.
Nas laterais, o modelo traz faixas exclusivas, criando um efeito de cunha, com a designação do modelo, combinando com as molduras das caixas de rodas, maçanetas e a coluna central em preto fosco. Sob as portas, a soleira também tem acabamento preto, com uma faixa inferior central prata.
Na traseira se destacam o aerofólio superior, na cor preta, e o para-choque trazendo na parte central inferior, um difusor em Prata Cyclone. A ponteira do escapamento cromada e as lanternas escurecidas compõem um conjunto que transmite forte impressão de volume e robustez e o logotipo aparece do lado direito, também em preto.
Interior
Um acabamento exclusivo, em tonalidades escuras, dá uma identidade especial ao interior do Gol Rallye, criando um ambiente ao mesmo tempo dinâmico e acolhedor. O revestimento do teto e das colunas são escurecidos, realçando as principais superfícies do habitáculo, como painel, console, bancos e tapeçaria das portas.
O painel tem pintura especial texturizada na parte superior e nele se destacam as aberturas de ventilação com molduras metálicas e iluminação com Leds. O velocímetro e conta-giros circulares, com fundo preto, têm grafismo em cor branca, enquanto o mostrador digital retangular ao centro do conjunto utiliza caracteres vermelhos. No console, o CD player e os comandos do ar-condicionado (opcional) também se harmonizam com o conjunto.
A designação Rallye está presente no pomo da alavanca do câmbio, assim como na parte superior dos assentos dianteiros, que trazem uma faixa quadriculada aplicada com tecnologia embossing no tecido em exclusiva malharia Havana. Os passageiros de trás contam com luzes de leitura individuais, posicionadas no teto.
Mesma motorização
O Gol Rallye utiliza o motor Total Flex Volkswagen EA-111 1.6 VHT. O modelo pode vir com transmissão manual MQ200, com cinco marchas, ou, na versão I-Motion, com câmbio automatizado sequencial ASG, que permite trocas de marchas manuais ou automáticas.
Rodando com etanol, a versão manual do Gol Rallye acelera até 100 km/h em 10,3 segundos – com gasolina, atinge a mesma velocidade em 10,6 segundos. A versão I-Motion faz de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos com gasolina e em 10,8 segundos com etanol. A velocidade máxima é de 180 km/h com utilização de gasolina (E 22) e 182 km/h com etanol (E100).
Para trafegar em terrenos irregulares e transpor obstáculos com facilidade, mas sem grandes abusos, o Gol Rallye tem 171 mm de vão livre na condição vazio e 146 mm quando carregado. A suspensão do veículo é 28 mm mais alta que a da versão normal. As novas medidas, além da adoção de novos pneus tamanho 205/55 R15, exigiram mudanças importantes na suspensão, que traz amortecedores e molas exclusivos e barra estabilizadora com maior diâmetro. Da mesma forma, o eixo traseiro foi substituído por um modelo com maior rigidez.
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