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Além disso, a Yamaha tem outra boa notícia ao consumidor. Manteve o preço do produto em R$ 10.950, mesmo com as significativas mudanças adotadas no modelo 2011. A produção inicial será de 3.000 unidades por mês e o início das vendas está prevista para a segunda quinzena de fevereiro.
Nesta revolução visual, a Yamaha pretende fazer bastante barulho com a nova Fazer 250, que a partir de agora vai encarar de igual para igual sua principal concorrente, a CBzinha, que tem preço sugerido de R$ 11.490,00.
De cara o que chama a atenção na mini naked foi a adoção de um conjunto óptico muito similar ao utilizado pela XJ6 N, naked de 600cc que também acaba de desembarcar no Brasil. O novo farol utiliza lâmpada de 60 watts, que ajudará na pilotagem noturna. Em sua primeira grande mudança estética, a moto ganhou ainda um novo painel de instrumentos, com visor de cristal líquido, rabeta ascendente com lanterna triangular em LEDs (muito parecida com a da superesportiva YZF-R1). A moto adotou nova alça para a garupa e rodas de liga leve com desenho mais moderno e, diga-se, mais bonito.
Ciclística e conforto
A Fazer 250cc reúne cinco pontos-chave para ser um sucesso de vendas: qualidade, confiabilidade, conforto, economia e agilidade, principalmente para encarar o trânsito dos grandes centros. Neste primeiro contato com a nova versão ficou claro o compromisso da Yamaha em investir na evolução natural de um produto já consagrado pelo motociclista. Bastante versátil para o dia a dia, a Fazer 2011 também pode encarar viagens curtas, já que o banco em dois níveis, com novo revestimento, garante o máximo de conforto.
Na parte ciclística, além das novas rodas, a grande novidade é o freio a disco (220 mm de diâmetro) na traseira. Na dianteira, o mesmo disco de 282 mm de diâmetro e pinça com dois pistões da versão anterior.
No conjunto de suspensões, garfo telescópico convencional, na dianteira, e balança monoamortecida, na traseira. Ambas com 120 mm de curso. Porém, na versão 2011, a Fazer ganhou novo link com rolete entre o amortecedor e a balança traseira. Segundo a marca, para deixar o conjunto mais macio e estável.
O “velho” e confiável motor
O motor monocilíndrico de 249 cm³, comando de válvula no cabeçote (OHC), que gera 20,7 cv de a 8.000 rpm e 2,10 kgf.m a 6.500 rpm de torque máximo pode ser considerado um belo projeto da Yamaha do Brasil, afinal está também fazendo sucesso na América Latina e Europa.
Ao subir na moto, acionar a partida elétrica e girar o acelerador, o propulsor oferece respostas rápidas e também um bom rendimento em baixos e médios regimes de rotações. O que representa maior agilidade para deslocamentos urbanos. Para quem não sabe, a Fazer 250 foi a primeira motocicleta de média cilindrada fabricada no Brasil alimentada por sistema de injeção eletrônica de combustível.
Totalmente de acordo com as normas ambientais de emissão de gases poluentes (Promot 3), o motor da Fazer 250 trabalha de forma linear e sem engasgos. Como diferencial, o pistão desta Yamaha é forjado e o cilindro conta com revestimento cerâmico, que dispersa o calor com mais propriedade. Esta tecnologia é a mesma usada em modelos da maior cilindrada da marca como, por exemplo, a superesportiva YZF R1 e a trail XT660R.
O câmbio de cinco velocidades continua oferecendo engates rápidos e bastante precisos. Não houve mudanças nas relações de marcha e nem da transmissão final.
Segundo Alexandre Hernandes, instrutor técnico da Yamaha, a Fazer 250 2011 está completa. “É um projeto com excelente pilotagem e que agora melhorou significativamente seu apelo visual”, conclui o responsável pelo pós venda da marca dos três diapasões, dizendo que a moto será vendida em três opções de cores: preta, vermelha e roxa.
FICHA TÉCNICA Yamaha YS 250 Fazer 2011
MOTOR : 4 tempos, OHC, refrigerado a ar com radiador óleo, 2 válvulas
CAPACIDADE 249 cm³
DIÂMETRO X CURSO 74,0 x 58,0 mm
TAXA DE COMPRESSÃO 9,8 : 1
POTÊNCIA MÁXIMA 20,7 cv a 8.000 rpm
TORQUE MÁXIMO 2,10 kgf.m a 6.500 rpm
CÂMBIO 5 marchas
QUADRO Berço duplo em aço
TRANSMISSÃO FINAL Corrente
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica de combustível
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo telescópico, com 120 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA Monoamortecida, com 120 mm de curso
FREIO DIANTEIRO Disco simples de 282 mm de diâmetro
FREIO TRASEIRO Disco simples de 220 mm de diâmetro
PNEU DIANTEIRO 100/80 17 M/C 52S
PNEU TRASEIRO 130/70 17 M/C 62S
COMPRIMENTO 2.065 mm
LARGURA 745 mm
ALTURA 1.065 mm
ALTURA DO ASSENTO 805 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.360 mm
TANQUE DE COMBUSTÍVEL 19,2 litros
PESO 137 kg
CORES vermelha, preta e roxa
PREÇO R$ 10.950,00
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