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“Haverá aportes expressivos”, antecipou o executivo, descartando a construção de uma nova fábrica. “Temos muitas oportunidades para expandir as instalações atuais”, disse. A empresa aplica atualmente R$ 110 milhões na unidade, junto com os parceiros de negócios, para a construção de um parque de fornecedores. A MAN, por meio da marca Volkswagen, completa 30 anos de atividade no Brasil em 2011 e comemora 15 anos da fábrica de Resende.
EGR e melhorias extras
A principal surpresa na linha de caminhões 2012, que já está sendo produzida em Resende, é a adoção da tecnologia de recirculação de gases EGR no tratamento de emissões dos veículos VW com motores MAN, que serão manufaturados pela MWM International na fábrica de Santo Amaro, em São Paulo. A marca será a única a utilizar a tecnologia no mercado brasileiro e assegura que tem extensa experiência na sua aplicação na Europa. O EGR dispensa o uso de solução de ureia (Arla 32) do sistema SCR, adotado pela maioria dos fabricantes de veículos pesados diesel no País, por ser considerado mais robusto em suportar o possível uso de combustível com tero de enxofre superior a 50 ppm (partes por milhão).
“Renovamos completamente a linha de caminhões”, assegurou Ricardo Alouche, diretor de vendas e marketing. Além de agregar as tecnologias de emissões necessárias, a empresa tratou de incorporar melhorias na embreagem, transmissões, freios, painel de instrumentos e outros sistemas. A cabine ganhou novo acabamento.
MAN e Volkswagen ao mesmo tempo
Os modelos Worker não vão sair de linha, como se especulou no mercado, e a marca Volkswagen continuará sendo aplicada aos veículos. “Indefinidamente”, enfatizou Alouche. Ele observou que a MAN LA atuará em “dual brand” com o lançamento dos primeiros caminhões com a marca MAN, o TGX 29.440 6x4 e o TGX 22.440 6x4, ambos com motor de 440 cavalos e caixa de transmissão de 16 velocidades. A diferença principal é a redução nos cubos, no eixo traseiro do 22.440. Os dois modelos serão comercializados inicialmente pelo sistema de consórcio, em 100 meses, com taxa de 11,9%.
“A MAN atuará na faixa de potência acima de 400 cavalos”, definiu o diretor. Ele informou que os primeiros caminhões da marca foram encomendados pela transportadora espanhola Megabiaga, que passa a atuar no Brasil para transportar equipamentos destinados a geradores eólicos.
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