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McLaren F1

01/05/2001 - 17:04 -
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Em 1989 a McLaren Cars Ltd. foi formada para desenhar e construir um carro de rua de alto desempenho. Em 1990 foi dado início ao programa de design e criação de carros de corrida para uso nas ruas, com características e prioridades bem diferentes dos carros produzidos em série, como chassis e carroceria compostos plásticos avançados (polímeros); ser o primeiro carro com posição de dirigir central e mais dois bancos laterais do lado do motorista recuados para os passageiros; ser o primeiro a usar aerodinâmica de efeito-solo; ser o primeiro a utilizar controle ativo do centro de pressão aerodinâmico; e ser o primeiro a oferecer refrigeração dos freios eletronicamente.

A McLaren conseguiu todas essa características menos uma, a posição central dos bancos, que em 1992 o britânico Stoneleigh saiu na frente ao criar este conceito em um de seus carros. Mas não por isso McLaren teve menos prestígio, ao implantar todas estas características e mais um poderoso motor de 6.1 litros que rendia 627 cv a 7500 rpm e torque de 66 mkgf na versão definitiva.

Com toda a potencia do motor, era possível uma condução dócil em baixas rotações e extremamente rápida e poderosa em altas rotações. Isto veio com a injeção eletrônica desenvolvida pela conhecida TAG Systems e o comando de válvulas continuamente variáveis. O motor é totalmente dimensionado e pouco maior e mais pesado que um motor de F1 da época em que era usado os V12. A caixa de mudanças de seis marchas foi reponsabilidade da Traction Products Americana.

A relação peso/potência é a melhor conseguida em um carro de passeio fabricado até então: 1,82kg/cv! A estrutura desse supercarro foi totalmente concebida em compostos plásticos (denominada fibra Dyneema). A carroceria do coupê para três ocupantes (motorista ao centro e um passageiro de cada lado recuado), possui um cx de 0,34.

As suspensões são independentes na dianteira e na traseira, compostas por braços triangulares superiores e inferiores. Rodas feitas de magnésio de tala 9 x 17 na dianteira e 11,5 x 17 na traseira com pneus Goodyear F1 235/45Z R17 na frente e 315/45Z R17 na traseira.

A direção é mecânica como em carros de corrida para não se perder a sensibilidade a altas velocidades. Os freios são Brembo Kelsey-Hayes, com pinças e monobloco de alumínio, quatro pistões, agindo sobre discos ventilados, sem ABS, mas com um sistema computadorizado de refrigeração. Também conta com um sistema automático de equilíbrio por aerofólio, que gruda o carro ao chão em freadas violentas.

No seu interior, o MacLaren F1 é um carro de luxo: ar condicionado, acabamento em couro Connolly - o mesmo fornecedor de couro usado em carros de alto luxo. Os bancos têm apoios de braços estruturais e cintos de segurança de competição. A pedaleira é ajustável eletricamente de acordo com a estatura do piloto.

Os números de desempenho são assustadores, ele faz de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e sua velocidade final fica acima de 380 km/h. Seu preço ficava em torno de US$ 1 milhão na época de seu lançamento.

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