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Apesar da crise e dos baixos índices de produção e vendas, houve um estancamento na queda das vendas em novembro. No varejo, a recuperação foi de 18,4% no volume de motos, passando de 89.020 unidades emplacadas em outubro, para 105.371 em novembro. Porém, esta evolução teve um fator chamado “cinquentinha” - motos de até 50 cm³.
Em função do aumento de ciclomotores licenciados desde a mudança na legislação que exigiu o emplacamento desse tipo de veículo, as “cinquentinhas” deram um salto de 4.691 unidades em outubro, para 18.155 motos novembro, um crescimento de 287% de um mês para outro. Assim, esta melhora no desempenho de vendas, aparentemente, estancou a queda nos índices.
Projeção para 2016
Para 2016, a Abraciclo faz uma projeção bastante racional, considerando o atual panorama político e econômico do País. A produção deve ficar na casa das 1.280.000 unidades, com 1.220.000 vendas no atacado e previsão de exportação em torno de 75.000 motos no próximo ano. Já as vendas no varejo, devem chegar a 1.260.000 unidades. “A entidade considera que estes números – muito próximos dos observados em 2015 – podem representar o gradual fim da queda do mercado de motocicletas”, avalia o presidente da entidade.
Participação das montadoras
Marca Unidades vendidas* Participação
Honda 906.419 79,37%
Yamaha 129.119 11,31%
Shineray 17.883 1,56%
Suzuki 17.394 1,52%
Dafra 14.722 1,29%
Traxx 10.901 0,95%
BMW 7.018 0,61%
Harley-Davidson 6.275 0,55%
Kawasaki 5.507 0,48%
Triumph 3.645 0,32%
*Acumulado de janeiro a novembro de 2015 - Fonte Fenabrave (Federação que reúne os concessionários de veículos).
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