• Sábado, 14 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Mercado publicitário vê na internet um bom investimento

08/02/2010 - 14:19 - Redação
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Apesar da crise financeira mundial, a internet brasileira deve fechar 2009 com o maior volume de investimento publicitário de sua história. A expectativa é de que o aumento seja de 24% em relação a 2008, e alcance R$ 940 milhões. Os dados são do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), instituto que trabalha para a difusão dos meios interativos.

Daniel Bianchin, Diretor-Geral do Grupo Shopcar (Shopcar e InfoImóveis), acredita que o Brasil e, mais expecificamente, Mato Grosso do Sul ainda têm muito o que crescer nesse mercado. "Os números dos IAB Brasil mostram que estamos crescendo muito no investimento em publicidade na internet, mas perto dos 60,71% das tv´s abertas, os nossos 4,2% ficam muito pequenos. Fora do País, esse mercado é muito forte. Nós, que somos um veículos de comumicação exclusivo da internet, vemos que esse mercado tem crescido muito ao longo dos anos", afirma Daniel. O empresário ainda afirma que, "no início das atividades do Shopcar, há quase 8 anos, muitas pessoas não acreditavam no mercado de internet em MS. Esse panorama tem mudado e vemos muitas pessoas querendo investir na internet".

Crescendo

O segmento online deve abocanhar 4,2% do total que foi investido pelo mercado publicitário no país em 2009 (confira na imagem). Há três anos, essa fatia era de 1,78%. Para Pedro Cabral, presidente no Brasil do IAB, essa parcela deve aumentar ainda mais. “Em quatro anos, a internet deve assumir o segundo posto no ranking de investimentos publicitários no país, hoje ocupado pelos jornais impressos”, afirma.

De acordo com a entidade, parte do crescimento verificado em 2009 se deve à forte expansão do setor, que não sentiu tão fortemente o impacto das restrições orçamentárias provocadas pela crise mundial como outros veículos. “A internet foi, de longe, a que mais cresceu”, afirma. Se comparados os faturamentos dos meios de comunicação entre novembro de 2008, no auge da crise mundial, e novembro de 2009, os dados indicam que o maior salto foi dado pela internet, que cresceu 37,19%. Os jornais expandiram em 1,8% seu faturamento, e as revistas, em 4,99%.

No acumulado de janeiro a novembro de 2009, o cenário foi semelhante. As empresas de internet cresceram 23,27% em relação ao mesmo período do ano anterior. A média de crescimento dos meios de comunicação em geral, que incluem, entre outros, revistas, jornais e emissoras de televisão, foi de 2,11%. Os dados de dezembro e o acumulado do ano devem ser divulgados em março.

WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados