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“Com 3º eixo montado por implementadores do mercado, o Accelo 1016 é o único caminhão leve a alcançar 13.000 kg de Peso Bruto Total – PBT”, diz Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Essa característica exclusiva resulta em cerca de 9.000 kg de carga útil mais equipamento. Essa capacidade é maior do que a oferecida até mesmo por caminhões médios 4x2 de outras montadoras. Aliado a isso, por ser um caminhão compacto com plataforma de carga baixa, fácil acesso a cabina, e reduzido círculo de viragem proporciona mais agilidade e produtividade na distribuição urbana”.
De acordo com o executivo, o Accelo 1016 é também o único VUC (Veículo Urbano de Carga) que permite o transporte de seis paletes altos de 1.250 kg para 42 caixas de bebidas cada um. “Isso significa que o cliente leva mais carga por viagem, 42 caixas a mais, aumentando em 20% a produtividade no transporte,ou seja, proporcionando mais rentabilidade paraos negócios”.
É importante destacar que para o Accelo 1016 atingir o PBT de 13 toneladas, é necessário que o veículo esteja equipado com o câmbio MB G-56, de 6 marchas e relação do eixo traseiro i = 4,30.
Accelo permite o uso das maiores carroçarias do mercado
Na versão de entreeixos de 4,4 metros, o Accelo 1016 permite o uso de carroçarias com o maior comprimento do mercado: 6,6 metros (4x2) ou 8,2 metros (6x2). Além disso, o Accelo 1016, assim como o Accelo 815, comentreeixos de 3.100 mm, permitem a utilização da maior carroçaria de caminhões VUC do mercado, de 4,5 metros de comprimento, sem necessidade de qualquer retrabalho pelo implementador. Com isso, asseguram o transporte de grandes volumes e elevada capacidade de carga útil, proporcionando produtividade máxima para o transportador.
“Com cerca de 20 m³ de capacidade volumétrica de carga, o Accelo VUC transporta o equivalente a duas caminhonetes asiáticas com baú de 3 metros de comprimento”, compara Gilson. “E quando se fala em peso, a capacidade de carga útil do Accelo 1016 com 3º eixo substitui até cinco destas caminhonetes. Ou seja, o caminhão leve Mercedes-Benz faz menos viagens para a mesma quantidade de carga, reafirmando a sua alta produtividade e reduzindo os custos do cliente”.
Exclusivo trem de força é o diferencial para transportar 13 toneladas com excelente desempenho
A versão 6x2 do Accelo 1016 foi especialmente desenvolvida para oferecer maior capacidade de carga, sem abrir mão do excelente desempenho, força, robustez, resistência e durabilidade. Isso se deve ao exclusivo trem-de-força, a começar pelo motor OM 924 LA de 4 cilindros e 4,8 litros, com tecnologia BlueTec 5, também utilizado em caminhões semipesados, como o Ategode 17 toneladas de PBT.
O motor OM 924 LA do Accelo 1016 oferece 156 cv de potência a 2.200 rpm, com elevado torque de 610 Nmentre 1.200 e 1.600 rpm. Com isso, propicia acelerações mais rápidas, melhores retomadas e maior velocidade média, assegurando a agilidade necessária à operação de transporte urbano.
A versão 6x2 do Accelo 1016 conta com o câmbio Mercedes-Benz G-56 de 6 marchas, que oferece melhor desempenho e robustez. De escalonamento suave e preciso, contribui para melhor dirigibilidade, aspecto essencial no tráfego intenso das cidades, com excelente desempenho também nas aplicações intermunicipais e rodoviárias.
Completam harmonicamente o trem-de-força do Accelo 1016 a embreagem reforçada de 362 mm, o eixo traseiro com capacidade técnica para 6,4 toneladas, com relação de redução de 4,3, e os pneus radiais de 235 mm. Esse conjunto proporciona excelentes níveis de robustez e resistência para o transporte urbano de carga.
Facilidade de manobra otimiza a produtividade do motorista
Caminhão compacto ideal para os grandes centros tem maior flexibilidade de circulação, atende o VUC podendo circular até mesmo em zonas de restrição, como as existentes na cidade de São Paulo, as vantagens do Accelo são potencializadas no dia a dia do transporte de carga e da distribuição urbana de produtos e mercadorias.
As dimensões compactas e o reduzido círculo de viragem (o menor da categoria, até 1,2metro menor) tornamo Accelo um caminhão perfeito para o tráfego intenso das grandes cidades. Ele movimenta-se com extrema facilidade, mesmo em vias estreitas e no interior dos bairros. O elevado torque assegura rapidez nas entregas, mesmo em regiões com ladeiras acentuadas.
Espaçosa e ergonômica, a moderna cabina oferece um alto nível de conforto aos ocupantes. Prático e funcional, o painel de instrumentos, com computador de bordo e tecla de navegação, traz funções que auxiliam o condutor a operar o veículo de uma forma mais econômica. Caso, por exemplo, da indicação do consumo de combustível instantâneo do veículo, expresso em km/l, que é um item de série.
Accelo é reconhecido pelo reduzido custo operacional
Os caminhões leves da família Mercedes-Benz Accelo são especialmente reconhecidos pelos clientes pelo reduzido custo operacional. Com a avançada e exclusiva tecnologia BlueTec 5, eles se destacam por motores até 6% mais econômicos.
Além do menor consumo de combustível e dos baixos níveis de emissões, o motor do Accelo se destaca pelos maiores intervalos de troca de óleo. No serviço severo, por exemplo, passou para 45.000 km. Isso aumenta a disponibilidade do caminhão e, consequentemente, amplia a rentabilidade do cliente.
O primeiro caminhão leve a receber freio ABS de série
A mais recente novidade do Accelo 1016 é a introdução do sistema ABS, a partir de julho de 2013. Esse recurso evita que as rodas travem durante o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade e dirigibilidade ao veículo em situações adversas, principalmente nos casos em que a pista esteja escorregadia.
Ao oferecer ao condutor maior controle do caminhão, o ABS auxilia na prevenção de possíveis acidentes. Isso resulta em eficiência máxima e menor espaço de frenagem, com maior segurança em qualquer condição de aderência da pista.
Outro importante benefício proporcionado pelo sistema ABS é a redução de custos de manutenção. O sistema controla individualmente a frenagem em cada roda, evitando que elas travem e que os pneus se desgastem irregularmente. Isso previne trocas precoces de pneus, minimizando os custos de manutenção.
Accelo atende a uma ampla variedade de aplicações
Além do segmento de bebidas, aexclusiva capacidade de carga útil do Accelo 1016 com 3º eixo traz excelente produtividade ao transporte de botijões de gás e combustíveis, bascula para material de construção, grandes magazines e atacadistas entre outras aplicações.
Em sua configuração original 4x2, o Accelo 1016 tem PBT de 9.600 kg, assegurando uma elevada capacidade de carga útil mais equipamento de 6.200 kg. Juntamente com o Accelo 815, o “Mercedinho”, com PBT de 8.8300 kg, atendem a uma ampla variedade de aplicações, como o transporte de alimentos, hortifrutigranjeiros, materiais de construção, móveis, eletrônicos, eletrodomésticos, decoração, produtos frigorificados, setor atacadista e autossocorro. Para tanto, utilizam principalmente carroçarias como baú, carga seca aberta, baú frigorificado, plataformas de autossocorro e diversos outros implementos.
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