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O Mercedes-Benz CLK-GTR se consagrou com a vitória de Bernd Schneider em Laguna Seca. Parente distante do cupê CLK de produção normal, o GTR foi desenvolvido em apenas cinco meses, em conjunto com a AMG encarregada da preparação de fabrica de vários Mercedes com visual e potencia mais esportivas.
O regulamento do campeonato de GT exige, para a homologação, a fabricação de uma versão de rua, lançada em setembro de 1997 no Salão de Frankfurt em edição limitadíssima e com o preço que o deixava bem longe do alcance de meros mortais.
A base do GTR é um monocoque de fibra de carbono, com carroceria de mesmo material e uma estrutura tubular interna de aço. As linhas guardam alguma semelhança com o CLK nos quatro faróis ovalados, lanternas traseiras e a inconfundível grade, com a estrela de três pontas espetada no capô. As portas que se abrem para cima e para a frente lembram as "asas de gaivota" do 300 SL de 1954. O GTR de competição recebe um aerofólio traseiro mais alto, para gerar sustentação negativa, e retrovisores reposicionados. As demais formas se mantêm.
O motor V12 em posição central foi desenvolvido a partir do 6.0 litros do Mercedes S 600. Com maior diâmetro e curso, a cilindrada passou para 6.9 litros. A potência máxima é de 560 cv, e o torque, de 73,4 mkgf. Dois catalisadores preliminares e quatro principais mantêm as emissões muito bem controladas. O câmbio tem seis marchas de engates seqüenciais, e as suspensões utilizam braços duplos sobrepostos e estabilizadores reguláveis. Discos de freios de 380 mm (dianteiros) e 355 mm (traseiros) são parados por pinças de seis pistões. Os pneus são superlativos: 295/35 ZR 18 na frente e 345/35 ZR 18 atrás.
Por força do regulamento, o preço do CLK-GTR de rua está limitado a um milhão de dólares. Preço que como foi dito anteriormente só ficara ao alcance de alguns poucos milionários espalhados pelo mundo que vão guardá-lo como objeto de colecionador.
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