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De acordo com a GM, o sistema Easytronic oferece maior conforto ao guiar o veículo. Ele dispensa o uso da embreagem, mas permite que o motorista opte por dois modos de condução: manual ou automatizado. Na primeira, é possível utilizar a alavanca para trocas de marchas seqüencialmente. No outro, o próprio mecanismo faz as trocas com a ajuda de sensores de velocidade e de rotação do motor e sem a ajuda do condutor.
A alavanca automatizada está conectada ao mesmo motor 1.8 litro Flexpower, que equipa a minivan com câmbio mecânico. O propulsor desenvolve 114 cavalos de potência, com o tanque cheio de álcool, e 112 cv, com gasolina, ambos a 5.600 rpm; e torque máximo de 17,7 kgfm a 2.800 rpm. De acordo com a GM, a versão Easytronic é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos e 12,4 s, com gasolina e álcool, respectivamente. A velocidade máxima aferida é de 182 km/h.
Automático não! Automatizado
“A nova opção de transmissão Easytronic propicia ao motorista maior conforto na forma de condução do veículo, pois ela oferece uma tecnologia mais avançada aliada com a economia de combustível quando comparada com a transmissão automática”, destaca Adhemar Nicolini, diretor geral da GM Powertrain para a divisão LAAM (congrega as regiões da América Latina, África e Oriente Médio).
Ele elimina o pedal de embreagem e o consumidor agora poderá escolher entre dois tipos de condução: manual ou automatizado. No modo manual o motorista pode utilizar a alavanca para a troca das marchas seqüencialmente. Já no modo automatizado, um “cérebro” atua na embreagem e graças a sensores de velocidade e rotação do motor, escolhe o melhor para a troca das marchas.
“O sistema Easytronic é uma evolução da transmissão manual que tem como principal atributo o conforto para o motorista. É um sistema bastante robusto e que garante uma relação custo-benefício surpreendente na comparação com a transmissão automática”, acrescenta Adhemar Nicolini.
A forma de utilização
A alavanca de mudanças do sistema Easytronic pode ser movida nas seguintes posições:
Alavanca de mudanças em N – Posição Neutra ou ponto morto. É mandatória para dar a partida no veículo por questão de segurança.
Alavanca de mudanças em A/M – Seleciona as posições de condução:
A – Modo automatizado de troca de marchas (com a troca das marchas sem a necessidade de interferência do motorista).
M – Modo de seleção de marchas manual seqüencial + / - (na qual o motorista escolhe a marcha).+ (Seleciona uma marcha acima, caso esteja selecionado o modo manual seqüencial. Caso o modo automatizado esteja selecionado, o sistema passa para o modo manual seqüencial e também seleciona uma marcha acima).
+ (Seleciona uma marcha acima, caso esteja selecionado o modo manual seqüencial. Caso o modo automatizado esteja selecionado, o sistema passa para o modo manual seqüencial e também seleciona uma marcha acima).
Alavanca de mudanças em R: para fazer manobras em marcha à ré.
A transmissão Easytronic conta também com o modo esportivo de condução. Para acionar este modo, deve-se apertar o botão “S” na base da alavanca de mudanças de marchas. A luz indicadora “S” se acenderá no visor digital.
Para retornar ao modo econômico, pressione novamente o botão “S”. A luz indicadora se apagará.
Esportivo no modo automatizado: ao selecionar o modo esportivo, obtém-se um melhor desempenho da marcha em virtude das mudanças automáticas ocorrerem em rotações mais elevadas, em torno de 6.000 rpm (rotações por minuto).
Esportivo no modo manual seqüencial: Ao selecionar o modo esportivo, o engate das marchas ocorre mais rapidamente, acoplando a transmissão em um menor espaço de tempo
Principais vantagens do Meriva Easytronic
Com um preço bastante competitivo no mercado brasileiro – R$ 2.000,00 ou 50% menos do que o valor cobrado por uma transmissão automática -, o sistema Easytronic é 26 quilos mais leve do uma transmissão automática e três quilos mais pesada do que uma transmissão manual.
Além disso, de acordo com a GM, o veículo também propicia menor consumo em uso urbano quando utilizar o modo automatizado – dependendo da forma de condução do usuário -, proteção contra manobras indevidas, maior durabilidade dos componentes do motor e transmissão, fácil manuseio e ainda possibilidade do modo de condução manual – se este for o desejo do condutor.
O Meriva Easytronic também chega ao mercado brasileiro credenciado para ser um veículo bastante adequado a atender as necessidades de pessoas portadoras de deficiência, que contam com isenções de impostos.
"Inicialmente – segundo Marcos Munhoz, diretor geral de Marketing e Vendas da GM do Brasil, a venda do Chevrolet Meriva Easytronic será implementada gradativamente nas Concessionárias Chevrolet priorizando inicialmente os grandes centros urbanos e, numa segunda etapa, estendendo-se por todo o território nacional”.
As primeiras capitais a receberem o novo modelo, até o final desta semana, são o Rio de Janeiro e São Paulo. Até janeiro de 2008 todo o País receberá a novidade nos 562 pontos-de-vendas da Rede Autorizada Chevrolet no Brasil.
A novidade da GM foi implementada na versão Premium do Meriva Easytronic, que é propulsionado pelo motor 1.8 Flexpower, com 1.796 centímetros cúbicos de cilindrada, que proporciona uma potência de 114 cv quando o combustível utilizado é o álcool e, 112 cv, quando se usa a gasolina. Em ambas as situações esta potência é alcançada a 5.600 rotações por minuto (rpm). O torque máximo líquido do motor é de 17,7 kgfm a 2.800 rpm, tanto com álcool quanto com gasolina.
A velocidade máxima do Meriva Easytronic é de 182 quilômetros horários com álcool ou gasolina e aceleração de 0 a 100 km/h no tempo de 12s5 com gasolina e 12s4 com álcool.
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