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Mesmo "ultrapassado" Captiva Ecotec 2.4 ainda dá trabalho

20/09/2011 - 10:16 - Mário Salgado - Fotos: Sula Cavalheiros
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Em um mercado recém afetado pelo absurdo anúncio do governo federal de reajustar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) somente sobre os veículos importados por montadoras que não tenha fábricas no Brasil ou que não venham do Mercosul, caiu como uma luva para o veículo avaliado por nós este mês. O Chevrolet Captiva Ecotec 2.4 vem do México desde 2009 e está dentro do acordo de livre comércio dos países latino-americanos.

Confira a ficha técnica do Captiva Ecotec 2.4

Mesmo com concorrentes recém-lançados, como Kia Sportage, Hyundai iX35 (muito prejudicados pelo reajuste de IPI), o SUV da GM bate de frente e merece respeito. O Chevrolet Captiva Sport Ecotec, versão equipada com um propulsor menor, um 2.4 de quatro cilindros, 16 válvulas, potência de 171 cavalos e torque de 22 kgfm, tem um preço inicial anunciado pela montadora de R$ 90 mil.

Bebe menos

Mais compacto em relação ao motor V6, mas também mais avançado, o Ecotec é feito em alumínio, com coletor de admissão plástico. Em ação, rende 171 cv de potência e 22 kgfm de torque a 5.100 rpm. No teste, rodou 7 km a cada litro consumido de gasolina (em média), contra 4 km/l do V6. Um grande ponto a favor é ele ter a mesma caixa de câmbio automática de 6 velocidades com tiptronic utilizada nas versões topo de linha.

O Captiva Ecotec procura sanar o excesso de consumo com um motor "global" feito nos Estados Unidos e usado em vários modelos do grupo GM, entre eles, o Chevrolet Malibu e o Pontiac Solstice. Tem diversas soluções estruturais para ocupar menos espaço e limitar seu peso, possui duplo comando de válvulas variável e sistema de recirculação de gases. É um motor compacto -- e, de fato, sobra espaço sob o capô --, mas não é um motor barato, até porque é mais sofisticado tecnologicamente que o V6.

Essa versão tem alguns equipamentos a menos que as “maiores”. Desaparecem do carro a regulagem elétrica do banco do motorista, o ar-condicionado eletrônico, o acionamento remoto do motor, a cromação das rodas e as redes porta-objetos no porta-malas. Mas ele vem com o acabamento dos bancos em couro.

Mas o recheio do Captiva Ecotec ainda é digno de nota. Para começar, o computador de bordo chegou para ficar, e tem tentas funções (entre elas, monitoramento do pressão dos pneus e bússola) que até funcionários da GM mostraram dúvidas quanto à operação. Uma pena o acesso a ele ser dificultado por estar perto do botão que aciona os faróis. Também são de série alarme, trio elétrico, ar-condicionado manual, direção eletroassistida, sistema Isofix para cadeiras infantis, portas com acionamento remoto, rack de teto, faróis de neblina e rodas de liga de 17 polegadas, entre outros. Quanto à segurança, os bem-vindos equipamentos são os mesmos das versões V6: seis airbags, freios com ABS (antitravamento), controle eletrônico de estabilidade e sistema de controle de tração. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h.

Na cabine há bom espaço para cinco pessoas (o entre-eixos é de 2,7 metros), mas -- como é usual -- quatro ocupantes serão mais felizes a bordo. O acabamento é sóbrio e de bom gosto, no nível de modelos norte-americanos e europeus.

Ainda belo

O design continua sendo um ponto alto do Captiva e o colocando uns dez anos à frente do catálogo da Chevrolet no Brasil (antecipando o que vimos hoje no Malibu e Cruze). Os para-choques perderam a pintura na cor do veículo, operação que a marca prefere descrever de outro jeito: o Captiva Ecotec tem para-choques "na cor atracite". A saída do escapamento é única, e merecia uma ponteira mais esportiva e agressiva. As laterais ganharam molduras também em antracite. As rodas de liga convencionais são bonitas, mas não esbanjam charme como as cromadas.

No geral, o Captiva Ecotec tem um aspecto mais "jovem" em relação aos irmãos mais fortes. E, sem a tração integral (que já não garantia desempenho superior no off-road), o Captiva Ecotec é um carro totalmente urbano.

Quer saber como o carro anda? Clique no link do vídeo acima da foto de destaque.

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