• Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Metzeler Sportec M5 traz estrutura com tecnologia exclusiva

06/09/2010 - 10:16 - Arthur Caldeira/Agência INFOMOTO - FOTOS: Gustavo Epifanio/Agência INFOMOTO e Divulgação
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

A Metzeler, marca alemã pertencente ao Grupo Pirelli, lançou nesta semana no Brasil um novo pneu radial esportivo destinado para motos superesporetivas, nakeds e sport touring: o Sportec M5. Anunciado como um pneu versátil para quem busca bom rendimento quilométrico na estrada e desempenho razoável na pista, o Sportec M5 traz uma moderna tecnologia de cinco zonas de tensão nas cintas de aço que compõem sua estrutura. O novo pneu é indicado para motos superesportivas, sport touring e nakeds de alta capacidade cúbica. Batizada de “Interact” (interação) pela Metzeler, a tecnologia exclusiva propicia um aumento da área de contato do pneu com o solo em diversas situações, garantindo assim aderência e segurança.

Diferentemente de outras marcas que apostam em pneus com mais de um composto, como a própria Pirelli com o Diablo Rosso Corsa, a Metzeler optou por uma estrutura diferenciada, porém com um único composto. A nova tecnologia patenteada (INTERACT™) com múltiplas zonas de tensão é baseada na interação ideal entre a estrutura, compostos e sulcos. A variação da rigidez da estrutura influencia no comportamento do pneu de acordo com o ângulo de inclinação da motocicleta.

No centro, as cintas de aço dispostas a 0° têm alta tensão, que reduz o movimento do composto em contato com o solo. Dessa forma garante mais durabilidade e estabilidade em altas velocidades. Já nas zonas próximas às laterais, as cintas são construídas com baixa tensão, o que permite maior flexibilidade e mais absorção de energia. Com isso facilita o aumento da temperatura do composto com sílica e garante maior aderência em curvas com inclinações moderadas. Já nos ombros do pneu Sportec M5 as cintas voltam a terem alta tensão, garantindo mais suporte em curvas radicais e a rpecisão das manobras.

Além da novidade estrutural, o novo Metzeler Sportec M5 traz ainda o desenho dos sulcos da banda de rodagem inspirado na letra grega “pi”. De acordo com Aldo Nicoreta, gerente mundial de produto da Metzeler, esse novo desenho foi projetado para garantir um bom desempenho em piso molhado, já que o Sportec M5 também será usado nas ruas. “É um pneu versátil, que atende os motociclistas que viajam e rodam nas ruas, mas eventualmente venham para um autódromo acelerar”, declarou Nicoreta na apresentação do novo pneu, realizada no autódromo de Interlagos (São Paulo).

Outra novidade, com mais apelo de marketing do que prático, são os indicadores de inclinação. Números de 1 a 5 desenhados na banda de rodagem que indicam quanto o piloto inclinou a moto durante a pilotagem. O número 1 representa cerca de 25° de inclinação, equanto o 5 significa que o piloto inclinou a 45°. Na prática, a única função dos indicadores será mostrar para os amigos o quanto você inclinou sua moto nas curvas.

O Metzeler Sportec M5 já está disponível nas lojas especializadas em pneus de moto de todo o País. As medidas existentes vão desde 120/70ZR17 (dianteira) e de 160/60ZR 17 a 190/55ZR17 (traseira), atendendo todas as motocicletas superesporetivas, nakeds e sport touring à venda no mercado nacional.

Mercado

O lançamento do novo pneu, realizado no autódromo de Interlagos (SP), marca a chegada de todo o portfólio da marca alemã à América Latina – a imprensa especializada em motocicletas de Argentina, Colômbia e México também esteve presente ao evento.

Um dos únicos fabricantes mundiais a se dedicar exclusivamente à produção de pneus para motocicletas, a alemã Metzeler, pertencente ao Grupo Pirelli desde 1986, quer aumentar sua presença no Brasil. Reconhecida internacionalmente como uma marca de pneus premium, a Metzeler é equipamento original de fábrica de diversos modelos BMW, Yamaha e Honda.

Metzeler Sportec M5 na prática

Além da apresentação técnica, a Metzeler organizou um teste dinâmico do novo Sportec M5 no autódromo de Interlagos. De motos nakeds como a Yamaha XJ6 a superesportivas como a BMW S1000RR foram equipadas com o novo pneu para serem testadas na pista.

Na primeira bateria de teste, pilotei uma Suzuki GSX-F 650. Por se tratar de uma sport touring, o Sportec M5 cai como uma “luva” nessa Suzuki. Proporcionou bastante confiança nas curvas e se saiu muito bem nas retas e frenagens.

Na outra oportunidade pilotei a também BMW S1000RR. A superesportiva alemã sai de fábrica com os pneus Metzeler Racetec, mais esportivos e racing que o novo pneu. Como estava com uma moto de 192 cv de potência acelerando em uma pista, achei que os pneus originais, Racetec, são melhores que os Sportec M5. Mas como fez questão de frisar o italiano Aldo Nicoreta, da Metzeler, “os Sportec M5 são feitos para quem roda principalmente na estrada e, às vezes vai para a pista. Se você analisar somente a situação de pista, os Racetec são mais indicados”.

Eu diria que o novo Sportec M5 é um meio termo entre o Roadtec Z6, pneu mais touring que equipa a linha Yamaha XJ6, e o Racetec, mais esportivo que vem na S1000RR.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados