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Monster 1200 é naked “monstruosa” de 135 cv

09/01/2014 - 10:33 - Arthur Caldeira/ Agência INFOMOTO - Fotos: Divulgação
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Para relançar a versão maior de sua icônica naked, a Ducati uniu uma ciclística refinada a um potente motor. Assim nasceu a nova Monster 1200, apresentada pela primeira vez no Salão de Motos de Milão de 2013. Considerada o estandarte da família Monster, o recém-lançado modelo de 1200cc traz freios e suspensões topo de linha, monobraço traseiro e belas rodas combinados com um de seus motores mais modernos, o Testastretta 11°, que já é utilizado na Diavel e também na Multistrada. 

Além disso, a nova big naked italiana ganhou um completo pacote eletrônico – a exemplo de outras motos Ducati - com três modos de pilotagem, controle de tração e freios ABS integrados. Mas sem perder a identidade minimalista idealizada por Miguel Galuzzi de “banco, tanque, motor, duas rodas e um guidão”. Só que agora com um propulsor de 135 cavalos de potência máxima e muita tecnologia embarcada. 

Motor 

Ressaltando o mantra das motocicletas nakeds de que “o motor é o que importa”, a Ducati decidiu equipar a Monster 1200 com a segunda geração do Testastretta 11° DS, de Dual Spark, ou seja, com duas velas por cilindro. Derivado da antiga esportiva 1198, o propulsor de dois cilindros em “L” (um “V” a 90°) tem 1198 cm³ de capacidade, quatro válvulas por cilindro, comando desmodrômico, típico das motos da marca italiana, e a bem vinda refrigeração líquida.

Capaz de produzir 135 cavalos de potência máxima a 8750 rpm, o motor ganhou diversas melhorias para aprimorar a alimentação. Proporcionando assim um funcionamento mais suave e linear, mas sem perder a característica esportiva que tanto encanta os fãs da Ducati. 

A tecnologia ride-by-wire (acelerador eletrônico) também contribuiu para proporcionar mais torque em médios regimes, chegando ao pico de 12 kgf.m a 7250 giros. Outra novidade bem vinda é a embreagem com discos em banho de óleo, e não a seco como nas antigas Ducati. Deixando seu acionamento mais macio e confortável para o piloto. Há ainda a função “deslizante” da embreagem, que evita trancos na roda traseira em reduções mais bruscas.

Chassi mais moderno

Na parte ciclística, os engenheiros da fábrica italiana recorreram à fórmula utilizada na superesportiva Panigale para conceber o chassi da nova Monster 1200. Apesar de manter em evidência o quadro em treliça, os pontos de fixação agora são na cabeça dos cilindros do motor, que é parte integrante da estrutura da moto. O desenho mais compacto permitiu a utilização de tubos de aço mais grossos melhorando consideravelmente a rigidez torsional do conjunto.

O quadro é “amarrado” ao garfo telescópico invertido com tubos de 43 mm, totalmente ajustável, na dianteira. Enquanto na traseira, o belo monobraço traz somente um amortecedor Sachs, com regulagem da pré-carga da mola e do retorno. As rodas seguem o desenho da esportiva Panigale: são de liga-leve com 10 raios e de 17 polegadas. Calçadas com pneus Pirelli Diablo Rosso II na medida 120/70 (dianteira) e na impressionante 190/55 (traseira). Os freios Brembo usam pinças radiais e disco duplo na frente, e disco simples atrás.

A Ducati também prestou atenção especial à ergonomia da nova Monster 1200. A grande distância entre-eixos garante conforto para dois ocupantes, já com o guidão alto o piloto fica mais ao controle da moto, aprimorando ainda a estabilidade, de acordo com a marca. Outra novidade da Monster é seu banco ajustável em duas posições – item até então inédito nas motos Ducati. A altura do assento pode ser facilmente regulada para 810 mm, standard, ou 785 mm, a mais baixa. 

Eletrônica 

Assim como os outros modelos que utilizam esse motor Testastretta 11° DS, a Monster 1200 ganhou o Ducati Safety Pack, um pacote de segurança da Ducati. Que nada mais é do que acelerador eletrônico com três modos de pilotagem (Sport, Touring e Urban), que atuam diretamente na regulagem dos freios ABS e no controle de tração. Por exemplo, o modo Sport, o mais radical, oferece resposta instantânea do acelerador, os 135 cv de potência máxima, e ajusta os freios ABS e o controle de tração para a mínima intervenção. Os outros modos ajustam cada um dessas características de acordo com seu uso, Urban indicado para a cidade e o modo Touring, para viagens.

Versões

Como é de praxe na Ducati, a marca lançou ainda uma versão 1200S, com suspensões mais completas e esportivas, o motor com 145 cv e o conjunto de freio dianteiro monobloco, semelhante ao utilizado na superesportiva 1199 Panigale. Além disso, a Monster 1200S traz outros detalhes de acabamento exclusivos e oferece a opção de cor branca. A Monster 1200 convencional estará disponível apenas no tradicional vermelho. 

O lançamento mundial da nova Monster 1200 acontece em fevereiro. Não há informações oficiais sobre preço e também a chegado do modelo ao mercado brasileiro.

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