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Moto Morini Rebello 1200 Giubileo: a fênix italiana

12/04/2012 - 15:25 - Carlos Bazela / Agência INFOMOTO
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Mais do que um novo modelo, a Rebello 1200 Giubileo representa o renascimento da marca que foi fundada em 1937. Assim como as italianas Moto Guzzi e a Benelli, a Moto Morini passou por dificuldades que acabaram resultando em seu fechamento em 2009. Tudo parecia terminado de uma vez por todas quando as últimas motocicletas produzidas foram leiloadas no ano passado. Entretanto, da forma como sugeria o novo site da marca, a Moto Morini ressurgiu como uma fênix em março deste ano após ser comprada por Paolo Berlusconi, irmão do ex-premiê italiano.

Escondida sob peças de um quebra-cabeça, a página trazia aquela que seria o novo modelo da marca e faria seu debut em abril, após todas as peças, que seriam eliminadas ao ritmo de uma por dia, desaparecessem. Dito e feito. Antes do esperado, a fabricante italiana revelou a Rebello 1200 Giubileo que, ao mesmo tempo, comemora os 75 anos da Moto Morini e presta homenagem à Rebello lançada na década de 1950.

Com linhas agressivas, a Giubileo conta com aletas laterais que protegem o radiador e prolongam o tanque. O spoiler colocado abaixo do motor, de onde brota o único e curto escapamento do lado direto também confere um toque mais esportivo ao novo modelo.

Motor e ciclística italianos

Além do estilo naked, a nova Rebello partilha o mesmo motor com dois cilindros em “V” de 1187 cm³ refrigerado a líquido da naked Corsaro. Entretanto, na nova moto ele está um pouco mais contido, gerando 130 cv de potência máxima a 8500 rpm, cerca de oito cavalos a menos do que a sua irmã mais velha. Todavia, o torque do propulsor aumentou e está disponível em uma faixa de giros mais “civilizada”. Enquanto a Corsaro tem torque máximo de 12,5 kgf.m a 12500 rpm, a Giubileo, consegue obter 12,4 kgf.m aos 6750 giros. E bem distribuído pelo câmbio de seis marchas.

Assim como a maioria das motos italianas, a nova Rebello é montada sobre um quadro tubular treliçado feito em aço. Já na suspensão dianteira, esta Moto Morini tem garfo telescópico invertido (upside-down) com curso de 129 mm. A traseira por sua vez conta com balança com monoamortecedor da marca Ohlins e curso de 134 mm. Todo o conjunto da suspensão é ajustável.

Os freios também são de grife. A Rebello 1200 Giubileo vem com disco duplo dianteiro com 320 mm de diâmetro mordidos por pinças Brembo de quatro pistões e fixação radial, enquanto a roda traseira apresenta disco único de 220 mm de diâmetro com pinça de dois pistões também da Brembo.

Garupa surpresa

No quesito ergonomia, a Rebello apresenta a mesma postura de pilotagem de outras nakeds de alta cilindrada, com pedaleiras retas e guidão mais alto. Porém, o novo modelo da Moto Morini traz uma grande novidade que chama a atenção dos mais atentos: a presença de um par de pedais de apoio para garupa em uma moto monoposto.

No entanto, esse detalhe não é nada que um simples apertar de botão não mude. A Giubileo está equipada com um comando elétrico que literalmente desliza o apoio cervical para trás revelando uma prática ocupação para a garupa bem como duas alças de apoio. A modificação é útil para transportar uma passageira inesperada, mas não muda a vocação esportiva da naked italiana.

Proprietários seletos

Todo o estilo e esportividade da Rebello 1200 Giubileo, infelizmente, é para poucos. A Moto Morini garante a produção de apenas 600 unidades que serão vendidas pelo preço de 13.900 euros. No site da marca, inclusive, é possível fazer a reserva do modelo mediante ao pagamento de, no mínimo, 500 euros, mas o cadastro é limitado apenas a alguns países europeus. Os felizardos irão receber suas motos no final de 2012.

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