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Motociclista está mais consciente

08/09/2009 - 10:01 - Fonte: Moto e Cia
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Não é incomum ver ações promovidas tanto por entidades representantes do setor, quanto por iniciativas públicas ou privadas que busca a conscientização dos motociclistas sobre a importância da direção segura, contribuição da manutenção da moto para a prevenção de acidentes e emissão de poluentes.

Essas ações representam fontes confiáveis de informação aos motociclistas, além de verificarem a condição dos veículos e dos itens de segurança, como capacetes.

Nesse sentido a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Bicicletas e Similares) promove o MotoCheck-Up para verificar e ensinar os motociclistas sobre a importância da manutenção de 13 itens da moto. “O objetivo da ação educativa é instruir os motociclistas sobre condições de segurança e prevenção de acidentes”, afirmou o Gerente Administrativo da Abraciclo e organizador do MotoCheck-Up, Carlos Weiss. “Percebemos que a grande maioria desconhece os problemas que a moto apresenta, mas eles estão mais conscientes e buscam mais informações”, completou Weiss.

Os problemas mais freqüentes verificados em mais de 13 mil motocicletas avaliadas foram encontrados no freio traseiro e na relação (pinhão, corrente e coroa), que apresentam deterioração em quase 50% dos veículos avaliados. O desgaste do freio dianteiro apareceu em terceiro lugar, segundo dados da Abraciclo.

Além da verificação, os motociclistas assistem a vídeos educativos e têm o capacete avaliado pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas).

A Inspeção Veicular Ambiental obrigatória na cidade de São Paulo também estimulou muitos proprietários a buscar ações educativas, como o Pit Stop promovido pela MTE-Thomson em parceria com a Rádio Bandeirantes. Nele são verificados se há vazamentos, como estão as mangueiras, escapamentos e o limite de emissão segundo a Lei Promot3 de 01/01/2009, que estabelece as taxas de 9,0% de CO em motos fabricadas até 2002, 7,0% de CO em motos fabricadas a partir de 2003 com até 250cc e 6,0% de CO para moto de 2003 em diante que tenham mais do que 250cc.

“Na maioria das vezes os motociclistas nos procuram porque já tiveram a moto reprovada na inspeção da Controlar e antes de refazerem o teste passam no Pit Stop para terem certeza de que não serão reprovados novamente”, afirmou o Gerente de Marketing da MTE-Thomson, Alfredo Bastos Jr.

“No geral percebemos que os motociclistas estão mais conscientes. Já presenciamos motociclistas incentivando os demais a fazer a manutenção da moto, inclusive relatando que o custo da manutenção é baixo comparado aos benefícios à saúde, sem falar no desempenho da moto após a substituição da peça”, completa ele.

Desde o ano 2000, a Abram (Associação Brasileira de Motociclistas) organiza o PRAM (Programa de Prevenção a Acidentes com Motociclistas), um conjunto de ações que visam preparar e estimular o motociclista a não se envolver em ocorrências de trânsito. “Abordamos com freqüência os temas: Pilotagem segura, manutenção preventiva, cidadania e meio ambiente”, afirma o presidente da Associação, Lucas Pimentel. Segundo ele, o trânsito pode melhorar se o motociclista conhecer e respeitar a legislação de trânsito, manter o veículo em ordem, regular a velocidade de acordo com situação ou condições da via e redobrar a atenção, pilotando defensivamente.

O motociclista que quiser se manter informado sobre esses temas e saber datas e locais das ações, encontra bastante conteúdo no portal MotoeCia. Para manter a manutenção da moto em dia, o proprietário da moto pode se cadastrar no Programa Siga de Manutenção Preventiva. Por meio dele os internautas recebem e-mails com dicas de manutenção, lembretes de quando os itens de sua moto devem ser checados e com qual periodicidade essa verificação deve acontecer, de acordo com os dados do veículo e com a quilometragem rodada.

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