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A grande novidade fica por conta do novo motor 1.8 TFSI a gasolina - que combina injeção direta FSI com injeção indireta multiponto; além do sistema Audi Valvelift, que varia a elevação das válvulas e produz 180 cv de potência e 250 Nm de torque.
A motorização 1.8 litro pela primeira vez combina dois sistemas de injeção de combustível, além da já FSI, a Audi introduziu a injeção indireta MPFI, utilizada na maioria dos motores injetados.
A bomba de combustível tem uma divisão interna com duas linhas de pressão: 6 bar (linha de baixa pressão) para os bicos injetores dentro do coletor de admissão e funcionamento normal no sistema multiponto.
Já a segunda linha é de alta pressão, variando entre 120-160 bar que alimenta os bicos injetores do sistema FSI (da injeção direta) que ficam dentro da câmara de combustão. Esse sistema é mais interessante quando o veículo precisa de dinamismo, ou seja, mais desempenho. Não estranhe que o motor 1.8 do A3 Sportback tenha oito bicos injetores, apesar de ser um quatro cilindros.
A sacada dos engenheiros da Audi foi analisar o comportamento dos sistemas e verificar que a injeção indireta permite uma queima numa temperatura mais baixa e menor emissão de CO2. Através da análise da relação de torque e rotação, conforme a solicitação do motorista, a unidade de comando decide se o motor vai usar multiponto ou injeção direta.
A área azul no gráfico da figura abaixo vai trabalhar com sistema indireto (MPFI) – comportamento esperado do motorista é que ele esteja acelerando de forma suave, tranquila, produzindo assim uma temperatura menor de funcionamento do motor e também redução na emissão de CO2. Quando precisamos realizar uma ultrapassagem, ou seja, mais dinamismo do modelo, o sistema escolhe a injeção direta (FSI).
Acontece que o sistema FSI tem dois comportamentos. Na ilha de cor vermelha (vide gráfico abaixo) o sistema utiliza injeção direta de maneira indireta (ainda durante a aspiração de ar o bico injetor já libera o combustível na câmara).
Quando realmente o motorista acelera com vigor o A3 Sportback, ocorre uma injeção dupla (parte verde do gráfico) – quando a válvula de admissão se abre e inicia a aspiração de ar ocorre uma primeira injeção de combustível de pequeno volume, criando assim uma névoa de mistura. Depois, já com o pistão próximo do PMS (Ponto Morto Superior) acontece uma segunda injeção direta de combustível para ganhar a força desejada.
A injeção direta sempre vai atuar quando o motor estiver abaixo de uma certa temperatura e também no momento da partida inicial do modelo. Um dos principais reflexos desse sistema é a redução na emissão de CO2 e também melhor eficiência energética do combustível.
Equipado com transmissão S tronic e tração dianteira, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e tem velocidade máxima de 232 km/h. O consumo médio é de 17,85 km/litro, correspondente a 130 gramas de CO2 por km.
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
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