Encontre produtos e serviços para seu veículo.
Adesivagem Ar Condicionado Auto Elétricas Auto Escolas Auto Mecânicas Auto Peças Auto Postos Auto Vidros Chaveiros Corretoras de Seguro Despachantes Escapamentos Ferro Velho Funilaria e Pintura Guincho Insulfilm Lavagem e Polimento Locadoras Martelinho de Ouro Moto Peças Radiadores Recuperadoras Rodas, Pneus e Cia Som e Acessórios Tapeçaria Táxi Velocimetros Vistoria e InspeçãoEntre esportivos, sedãs, SUVs e carros populares algumas marcas de motos também exibem novidades no Salão Internacional do Automóvel, que acontece entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo. No local, marcas como a BMW, Honda e a estreante Keeway conquistam território no templo das quatro rodas com modelos de competição e até lançamentos que chegarão ao mercado no ano que vem.
É o caso da chinesa Keeway. Com investimento de R$ 264 milhões e expectativa de conquistar 5% do mercado de duas rodas em três anos, a marca – que chega ao País montada pela Bramont – está no Salão do Automóvel de forma bastante discreta. A street RK V 200S está exposta na caçamba de um utilitário da Mahindra, montada pela mesma Bramont. O gerente de vendas da Keeway, Amauri Basilio, afirma que o modelo traz alguns diferenciais: suspensão dianteira invertida, freio a disco em ambas as rodas, manete com regulagem, escape triangular, lanterna em LED, bocal aeronáutico e tanque de 17 litros. O motor monocilíndrico está equipado com injeção eletrônica e produz 16,5 cv de potência máxima. O preço deve girar em torno de R$ 6.500 e o início da comercialização será em maio de 2013.
Segundo o executivo, a Keeway deve apresentar ao mercado seis opções de modelos de baixa cilindrada nos segmentos street, trail, motard e CUB. “As unidades estão em fase de homologação e o início da produção está prevista para fevereiro, por meio do processo CKD, em Manaus (AM)”, conta o gerente, acrescentando que a empresa deve iniciar suas atividades comerciais com 100 revendas. “Já temos pré-contrato com 38 parceiros”, revela.
Benelli inclusa no pacote
A Keeway faz parte do grupo chinês QJ, detentora hoje da marca italiana Benelli. Em médio prazo, a operação no Brasil deverá migrar também para as motos de alta cilindrada da Benelli. Porém, de forma independente, com pontos de venda próprios. A previsão do gerente de vendas Amauri Basílio é trazer para o Brasil quatro modelos da grife italiana em 2013. Devem vir a naked 899 TNT e as bigtrais TreK 1130 e TreK Amazonas, além de um modelo exclusivo para o mercado brasileiro: a TreK 899.
A marca chinesa também está vislumbrando o segmento dos scooters. Segundo Basilio, a marca quer lançar no Salão Duas Rodas 2013 dois modelos de 150cc e 350cc, ambos injetados, com refrigeração líquida e com rodas aro 16. O diferencial ficará por conta do design italiano, herdado da Benelli.
Triumph made in Brazil
A inglesa Triumph também pegou carona, só que com a nova picape Ford Ranger cabine dupla. Na pequena carreta engatada ao carro, estavam dois modelos já produzidos em solo brasileiro: a clássica Bonneville T100 e a bigtrail Tiger 800XC, ambas montadas em Manaus (AM). O início de vendas deve acontecer no próximo mês, com a inauguração da primeira concessionária da marca, a Triple Triumph, em 10 de novembro, em São Paulo.
Na Honda, destaque para a NC 700X e VFR 1200X Crosstourer, que conta com o mesmo propulsor da sport-touring com quem reparte a nomenclatura, um quatro cilindros em “V” de 1.236,7 cm³ e também o sistema de dupla embreagem, chamado de Dual Clutch Transmission (DCT). A nova bigtrail do mercado brasileiro já é vendida na Europa e tem 129,2 cavalos de potência máxima a 7.750 rpm.
Outro destaque foi a aparição do Honda Motor Compo Concept, mini-veículo elétrico de duas rodas. Futurista, o ciclomotor foi projetado para “dobrar” e, assim, ser carregado no Conceito Commuter Micro, um dos carros-conceito que a marca apresentou no Tokyo Show 2011. Para fornecer praticidade extra, a bateria da Honda Motor Compo pode ser retirada e usada para alimentar gadgets dentro de casa.
A alta tecnologia para as motos de competição pode ser vista na CRF 450 Rally, que fez sua primeira aparição na América do Sul, e será utilizada no Rally Dakar 2013 pelo piloto brasileiro Felipe Zanol, da equipe oficial Honda (HRC). Com a CRF 450 Rally, Felipe Zanol encerrou sua participação no Rally do Marrocos em 20 de outubro como melhor estreante da competição. O piloto mineiro foi o sétimo colocado na classificação geral, sendo o melhor piloto oficial Honda da Team HRC na disputa.
Recorde de Vendas
A BMW não exibiu nenhum lançamento. Estão lá a superesportiva S1000 RR, a grã-turismo K 1600 GT e a bigtrail F 800 GS Trophy. Entretanto, a marca apresentou números muito expressivos. Segundo o presidente da marca bávara no Brasil, Jörg Henning Dornbusch, a BMW Motos deverá fechar o ano com 7.500 motos comercializadas, o que caracteriza recorde de vendas no País. Aliás, com o expressivo resultado, o Brasil é o quinto maior vendedor de motos da marca alemã, perdendo apenas para a Alemanha, Itália, Estados Unidos e França. Do ano passado, até o fechamento de 2012, a BMW Motos deve apresentar crescimento de quase 40%, o que lhe confere 15% do market share das vendas no mercado interno para os modelos acima de 500cc.
Até o final do ano a BMW deve ter no Brasil 30 pontos de vendas de suas motocicletas. “Serão inauguradas ainda em 2012 revendas em Cascavel, Londrina (PR) e também na região Nordeste. Há a possibilidade também da cidade de São Paulo ganhar mais uma ou duas concessionárias até o final do ano. Para o segundo semestre de 2013, a BMW promete a chegada da recém-renovada R 1200 GS, bigtrail que é o “carro-chefe” da marca em todo o mundo, além de novas versões de produtos que já são montados no Brasil”, conclui Rolf Epp, diretor da divisão de motocicletas da BMW Brasil.
© 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados