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Multistrada 1200 chega para incomodar a BMW R 1200 GS

03/12/2009 - 18:31 - Arthur Caldeira/ Agência INFOMOTO
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Nas fotos você vê a versão S do modelo da Ducati

Reconhecida mundialmente por suas motos esportivas de grande sucesso nas pistas de motovelocidade, a Ducati quer abocanhar também os fãs de motos big-trails, as aventureiras para longas viagens qualquer que seja o caminho. Para isso lançou uma nova versão da polivalente Multistrada totalmente reformulada. Além de um potente motor V2 de 1200 cc, a nova motocicleta chega com um pacote eletrônico digno de sua principal rival e modelo emblemático da categoria: a BMW R 1200 GS. Assim como a alemã, a italiana Multistrada 1200, lançada em novembro no Salão de Milão, traz ajuste eletrônico de suspensão, controle de tração e freios ABS. Mas os engenheiros da fábrica de Bolonha foram ainda mais longe e equiparam a big-trail com um seletor que permite escolher entre quatro diferentes modos de pilotagem.

Daí vem o slogan da Ducati: uma moto 4 em 1. Pode-se optar entre os estilos Sport, Touring, Urban e Enduro. Em cada um deles, a central eletrônica ajusta desde a entrega de potência e torque, a atuação do controle de tração e o ajuste de suspensão – apenas na versão “S”, top de linha, equipada com as suspensões eletrônicas Öhlins desenvolvidas especialmente para o novo modelo. Os títulos de cada modo esclarecem a utilidade de cada um deles: do modo enduro para terrenos off-road e com a potência limitada a 100 cavalos, até o Sport com ajuste de suspensão mais rígido e todos os 150 cavalos do novo motor Testastretta 11° a disposição.

Coração esportivo

Para não negar sua origem esportiva, a Ducati caprichou no coração da nova máquina: um motor de dois cilindros em “V” a 90 ° com 1.198,4 cm³ de capacidade, comando de válvulas desmodrômico e refrigeração líquida. Chamado de Testastretta 11° deriva do mesmo motor da superesportiva 1198, porém com ângulo de overlap das válvulas de 11° para proporcionar uma entrega de potência mais suave, além de consumo de combustível 15% menor. A economia ainda vem da sexta e última marcha do câmbio over-drive.

Mesmo assim os números de desempenho são os melhores da categoria: 150 cv de potência máxima a 9.250 rpm e torque de 12,1 kgf.m a 7.500 rpm. Só como comparação, a alemã R 1200 GS oferece 120 cv de potência. Controlando esse esportivo motor, um novo sistema de ride by wire, o popular acelerador eletrônico sem cabos.

Ainda pensando no uso esportivo da nova Multistrada 1200, a Ducati equipou o modelo com uma embreagem deslizante que permite reduções mais bruscas sem desestabilizar o modelo.

Ciclística impecável

Ao projetar o conjunto ciclístico da nova big-trail italiana, os engenheiros focaram na redução de peso. No quadro em treliça usaram ligas de metais leves e em vez de uma balança traseira, optaram por um monobraço em alumínio. Como resultado um peso a seco de apenas 189 kg, o menor entre as motos desse porte e segmento.

Com rodas de liga, calçadas com os pneus Pirelli Scorpion Trail, na medida 190/55, a marca tentou criar uma moto que tivesse um desempenho esportivo na estrada e agressivo fora dela.
Os freios da marca Brembo trazem discos nas duas rodas com pinças de fixação radial na dianteira.

Completando a função touring da nova Multistrada 1200 estão um guidão largo, um pára brisa ajustável e uma posição ereta de pilotagem. O tanque de 20 litros oferece, segundo a Ducati, uma autonomia de mais de 300 km.

Ao menos na teoria essa big-trail italiana com sotaque alemão tem tudo para ser um sucesso de vendas. Motor potente, versatilidade, muita tecnologia e o inconfundível design de bom gosto da fábrica de Borgo Panigale que já lhe rendeu o título de moto mais bonita do Salão de Milão 2009.

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