Encontre produtos e serviços para seu veículo.
Adesivagem Ar Condicionado Auto Elétricas Auto Escolas Auto Mecânicas Auto Peças Auto Postos Auto Vidros Chaveiros Corretoras de Seguro Despachantes Escapamentos Ferro Velho Funilaria e Pintura Guincho Insulfilm Lavagem e Polimento Locadoras Martelinho de Ouro Moto Peças Radiadores Recuperadoras Rodas, Pneus e Cia Som e Acessórios Tapeçaria Táxi Velocimetros Vistoria e InspeçãoO que muitos fãs da marca dos três diapasões desejavam aconteceu: a Super Ténéré passa a ser fabricada no Brasil. Já intitulada como ano 2015, o modelo apresenta importantes atualizações e se firma como um dos principais expoentes da marca no mundo. Disponível em duas versões, a bigtrail da Yamaha poderá ser adquirida em sua opção Standard por R$ 55.990 e na completa versão Deluxe, que conta com o inédito ajuste eletrônico de suspensão e manoplas aquecidas, cujo preço sugerido é de R$ 61.990,00.
Novo na linha Super Ténéré
Para manter a competitividade diante suas rivais no crescente mercado das bigtrails, a Yamaha optou por fazer atualizações em seu modelo aventureiro. As mudanças não são visíveis ao olho nu, já que a maioria ocorreu internamente, mas foram suficientes para garantir mais conforto e maior versatilidade ao modelo.
Na versão 2015, o motor de 1.199 cm³ de capacidade ganhou novos cabeçotes e pistões e também teve seu sistema de exaustão redesenhado. Segundo a Yamaha, com essas mudanças, a aceleração foi otimizada e a bigtrail ganhou dois cavalos de potência a mais que a versão anterior, produzindo 112 cv aos 7.250 giros. O fabricante também afirma que o torque também melhorou, passando de 11,6 kgf.m para 11,9 kgf.m nas 6.000 rpm.
Os mapas de motor, chamados de Drive Mode, continuaram com os modos “T” (town – cidade) e “S” (Sport – esporte). No entanto, passaram por regulagens para oferecer melhor resposta às solicitações do piloto. O modo “T”, para ser utilizado nos centros urbanos, foi reconfigurado na busca de conforto, oferecendo resposta mais suave do acelerador em troca de uma pilotagem “mais civilizada”. Já o modo “S”, foi revisado para garantir uma tocada mais esportiva, principalmente em médios e altos giros. Há ainda três níveis de controle de tração, incluindo a opção de desligá-lo.
Além do motor, outras modificações foram feitas para aumentar o conforto do piloto, como o para-brisa redesenhado, que oferece maior proteção contra o vento. Sua nova regulagem de altura permite até quatro níveis de ajuste e pode ser feita manualmente, sem a necessidade de ferramentas como no modelo anterior. Já o guidão teve sua fixação alterada e está 10 mm mais próximo do piloto, além de ter recebido uma nova mesa para reduzir a vibração transmitida ao braço do condutor. O piloto automático, antes acessório extra, vem equipado de série em ambas as versões da Super Ténéré. Os piscas são em LED e o painel de instrumentos também foi renovado, com a tela de LCD passando a indicar também qual marcha está engatada.
Comum em todas as versões é a nova geração de freios ABS com a função UBS (unified brake system, ou sistema de freios unificado). Além de garantir que as rodas não travem durante uma frenagem de emergência, o sistema UBS permite que o piloto acione ambos os freios com apenas um toque no manete dianteiro. Se o condutor quiser utilizar os freios de maneira independente, ele deve acionar antes o pedal de freio traseiro.
Exclusivo da versão Deluxe
A principal diferença da versão Deluxe para a Standard é a nova suspensão com ajuste eletrônico. Com quatro configurações de pré-carga, três de amortecimento (retorno e compressão nos modos Standard, Soft ou Hard) e mais sete ajustes que podem ser programados pelo condutor, a nova suspensão da Super Ténéré pode ser alterada para a necessidade de cada piloto e do momento. Assim ela sempre está pronta para levar piloto e garupa ou transportar carga ou mesmo superar qualquer tipo de terreno.
Segundo informações da Yamaha, o modo “Soft” (como já diz o nome) oferece um acerto mais macio, voltado para longas viagens. Já o “Standard” disponibiliza a configuração da suspensão como ela sai de fábrica e o “Hard” garante um funcionamento mais agressivo, próprio para a pilotagem off-road. Os ajustes podem ser feitos com a motocicleta em movimento.
Além da suspensão com ajuste eletrônico, a Super Ténéré Deluxe oferece manoplas aquecidas com três temperaturas, item muito bem vindo para passeios nos dias mais frios. Protetores de mão e de motor, cavalete central e bagageiro para top case também são itens de série na versão mais completa da bigtrail aventureira.
Prevista para maio, a chegada da nova versão da Super Ténéré com certeza acirrará a disputa pela preferencia do motociclista que inclui em suas viagens trechos fora de estrada. Além da nova Yamaha, cotada a R$ R$55.990,00 (versão standard) e R$ 61.990,00 (na versão Deluxe), temos a BMR R1200 GS em seu pacote Premium (R$ 85.300) e a Triumph Explorer XC ABS (R$ 63.500). Em comum todas usam rodas raiadas e pneus de uso misto.
© 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados