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Naked Monster 1200S tem ciclística e tecnologia de esportiva

29/09/2016 - 16:46 - Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO - Fotos: Doni Castilho / Agência INFOMOTO
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A versão topo de linha da Ducati Monster, a 1200S, traz a mesma essência purista de suas antecessoras - tanque, motor e ciclística “amarrada” em um quadro de treliça -, porém com mais tecnologia embarcada para controlar toda a fúria de seu motor. Um bicilíndrico em “L” de 145 cv de potência e mais de 12 kgf.m de torque. Para equalizar esta usina de força, a Ducati recorreu aos modos de pilotagem, que regula a entrega de potência e torque do motor, ajusta também o ABS e o controle de tração. Mas tudo tem seu preço que, no caso da bignaked italiana, é de R$ 73.900. 

Ao subir na moto, chama a atenção a postura natural de pilotagem, típica de uma naked. A Ducati encontrou uma posição mais ergonômica para pilotos medianos, como eu, de 1,72 m. O único inconveniente é o espaço entre as pedaleiras. Com a ponta da bota apoiada na pedaleira dianteira, o calcanhar esbarra no suporte da pedaleira traseira. Ou seja, os pilotos que calçam mais de 40 podem ficar “apertados” sobre a 1200S!

Na cidade e na estrada

Bem, agora é hora de virar a chave e encarar a estrada, seu habitat natural. O motor da Monster 1200S não tem ronco, mas sim um rugido, que instiga o piloto a acelerar. Até acessar a rodovia, a melhor opção é selecionar o modo “Urban”. Neste modo de pilotagem, o propulsor restringe a entrega de potência a 100 cv, aumenta a ação do ABS e do controle de tração. Apesar do descompasso em baixos regimes, afinal o motor responde mesmo acima dos 3000 rpm, a segurança fala mais alto.

Depois de entrar na estrada era hora de mudar para o modo “Touring”. Agora o motor oferece 145 cv, mas deixa as respostas do acelerador mais suaves; diminui a ação do ABS para o nível 2 e reduz também o controle de tração. Ou seja, ideal para a prática do mototurismo, com controle e boa dose de adrenalina.

Como esta Ducati foi feita para motociclistas experientes, preferi me familiarizar primeiros com os comandos e com as respostas do motor, além de sua ciclística. Depois desta fase de reconhecimento era a hora de usar a opção “Sport”. Aqui toda a cavalaria é liberada, sem restrições. Ao girar o acelerador, as respostas são instantâneas – um soco no estômago, tamanha a força. Nesta configuração há uma menor intromissão do ABS e do controle de tração. Ou seja, pura emoção na tocada mais radical.

As mudanças dos modos de pilotagem podem ser feitas com a moto em movimento, mas o motociclista não pode girar o acelerador por 3 segundos. Além dos três modos pré-estabelecidos pela Ducati, a Monster 1200S permite que o piloto personalize os controles eletrônicos ao seu gosto.

Com 17,5 litros de combustível no tanque, o consumo ficou entre 16 e 22 km/l. Assim, a autonomia pode variar entre 280 e 380 km. Tudo depende do estado de espírito e do ímpeto do piloto ao girar o acelerador ride by wire.

Eletrônica e ciclística

Além de uma confortável posição de pilotagem e o bom desempenho do motor, tudo está à mão na Monster 1200S. Todas as combinações e acertos do comportamento do propulsor são bastante intuitivos e selecionados por meio de botões que ficam no punho direito. Toda e qualquer mudança pode ser acompanhado pelo grande painel de LCD do painel. Mas dependendo da incidência dos raios solares, a leitura fica comprometida. Durante a pilotagem noturna, visibilidade total.

Para compensar tanta força bruta e tecnologia embarcada, a ciclística também está preparada para oferecer o máximo de conforto, desempenho e segurança. Assim, a Ducati equipou sua bignaked com o que há de melhor: discos duplos e pinças monobloco Brembo fixadas radialmente, na dianteira, e disco simples com pinça de dois pistões, na traseira; com o auxílio do moderno sistema ABS 9MP da Bosch. Traduzindo: frenagens praticamente instantâneas, como em uma superbike. 

O garfo telescópico invertido Öhlins de 48 mm de diâmetro, na dianteira, e o monoamortecedor, também Öhlins, com reservatório de expansão a gás, na traseira, mostravam muita eficiência, copiando com muita propriedade as imperfeições do piso, mantendo, a Monster 1200 sempre no trilho. E, assim como em outras Ducati, essa big naked oferece muita estabilidade e uma ciclística precisa.

Resumo da ópera

Apesar de toda sua força, potência e tecnologia embarcada, a Monster 1200S não foi feita para longas viagens, já que não conta com uma boa proteção aerodinâmica e, consequentemente, o vento bate no peito acima dos 140 km/h. A 1200S quer rodar em rodovias bem pavimentadas, mas, se além do asfalto em boas condições, houver um trajeto recheado de curvas, o passeio será perfeito. Com a ajuda do corpo e com pressão nas pedaleiras, essa naked italiana pode se comportar como uma superesportiva. Dois fatores contribuem para isso: o baixo peso (209 kg em ordem de marcha) e a ciclística acertada!

No melhor estilo naked, a moto esbanja segurança e diversão, principalmente em rápidas e emocionantes acelerações nas saídas de curva. Neste projeto, o que fica claro é que a marca italiana quer ofertar tecnologia, desempenho e o máximo prazer na pilotagem.

FICHA TÉCNICA - Ducati Monster 1200S

Motor Dois cilindros em “V” a 90°, quatro válvulas por cilindro, duas velas, comando desmodrômico e refrigeração líquida
Capacidade cúbica 1198,4 cm³
Diâmetro x curso    106 x 67.9mm
Taxa de compressão    12,5:1
Potência máxima 145 cv a 8.750 rpm
Torque máximo    12,7 kgf.m a 7.250 rpm
Câmbio Seis marchas
Transmissão final Corrente
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
Quadro Treliça em tubos de aço
Suspensão dianteira    Garfo telescópico invertido Öhlins de 48 mm de diâmetro com 130 mm de curso totalmente ajustável
Suspensão traseira    Monobraço em alumínio com amortecedor Öhlins totalmente regulável com 152 mm de curso
Freio dianteiro Disco duplo semi-flutuante de 330 mm de diâmetro com pinças monobloco radiais Brembo de quatro pistões e ABS
Freio traseiro Disco simples de 245 mm de diâmetro com pinça de dois pistões e ABS
Pneus Pirelli Diablo Rosso II 120/70-ZR17 (diant.)/ 190/55-ZR17 (tras.)
Comprimento 2.156 mm
Largura não disponível
Altura 2.156 mm
Distância entre-eixos 1.511 mm
Distância do solo n.d.
Altura do assento    185 – 810 mm
Peso em ordem de marcha 209 kg 
Peso a seco 182 kg 
Tanque de combustível 17,5 litros
Cores    Vermelha e branca 
Preço estimado    R$ 73.900

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