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Nissan apresenta protótipos ecológicos

08/08/2008 - 00:47 - Redação
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A Nissan Motor Co. apresentou nesta semana dois protótipos de veículos: um deles é 100% elétrico, já o outro é híbrido e elétrico. Ambos são movidos a baterias de lítio-íon. De acordo com o plano de negócios vigente, NISSAN GT 2012, a companhia se comprometeu a assumir a liderança no que diz respeito a veículos de emissão zero, além de anunciar planos para comercialização de um veículo 100% elétrico em 2010 e sua posterior venda mundial, em 2012.

Veículo Elétrico

O protótipo do veículo elétrico é parte do programa de pesquisa e desenvolvimento de Nissan sobre os veículos de emissão zero. A última geração desse veículo apresenta tração dianteira e utiliza um novo mecanismo e inversor de 80kW. As baterias de lítio-íon são instaladas sob o assoalho do veículo, sem comprometer o espaço interno ou do porta-malas.

A produção do veículo que chegará ao mercado em 2010 terá um design exclusivo e não será baseado em nenhum outro modelo da Nissan já existente.

Veículo híbrido-elétrico

O veículo híbrido-elétrico apresenta duas novas tecnologias: um sistema híbrido de alta performance com tração traseira e um sistema híbrido de propulsão paralelo.

O sistema de propulsão paralelo compreende um sistema de otimização de energia com duas embreagens, onde um mecanismo é conectado diretamente a um motor e a uma transmissão por meio de duas embreagens independentes. Durante a condução, o mecanismo alterna entre as duas embreagens para otimizar e conservar a utilização da energia, assim como melhorar a eficiência do combustível.

O sistema híbrido de propulsão paralelo elimina a necessidade de conversores de torque convencionais, contribuindo para uma aceleração mais linear e, conseqüentemente, para uma melhor dirigibilidade.

As características dinâmicas das embreagens são:
•Economia de combustível: A bateria é utilizada para movimentar o sistema visando diminuição do consumo de combustível;
•Direção regular: o motor é utilizado para mover o mecanismo assim como regenerar a bateria;
•Aceleração: Motor e bateria servem para acionar o mecanismo para uma aceleração suave.
•Desaceleração: A energia da frenagem é armazenada e reutilizada para regenerar a bateria.

Bateria de Lítion-Íon

As baterias de lítio-íon usados em ambos os protótipos são fornecidas pela joint-venture Nissan-NEC, AESC (Automotive Energy Supply Corporation). Essas baterias oferecem melhor desempenho, confiabilidade, segurança, versatilidade e custos, se comparadas às convencionais baterias de níquel. Sua configuração laminada e compacta oferece duas vezes mais força elétrica se comparada à bateria convencional de níquel com formato cilíndrico. As baterias compactas também permitem uma melhor armazenagem no veículo e uma escala maior de aplicações.

Sob as premissas do Nissan Green Program 2010, a companhia busca desenvolver novas tecnologias, produtos e serviços que possam contribuir para a redução das emissões de CO2 dos veículos, emissões mais limpas e na reciclagem de recursos. A Nissan continua a investir substancialmente em tecnologias como transmissão CVT (Continuously Variable Transmission), VVEL (Variable Valve Event and Lift), combustíveis biológicos e células de combustível.

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