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Nissan Frontier

18/09/2008 - 14:43 - Redação
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Com forte tradição na produção e comercialização de veículos 4x4, a Nissan apresenta a nova linha da picape Nissan Frontier, agora produzida no Brasil. Bem conhecido pelos consumidores, o modelo vinha sendo importado da Tailândia já na nova versão SEL. Agora, a opção topo de linha brasileira, com o mesmo nível de sofisticação e conforto, passa a ser identificada como LE.

Aprimorada para encarar estradas, climas e condições dos mais distintos lugares do País, a Nova Frontier nacional se destaca por oferecer na versão LE os maiores níveis de potência e torque de seu segmento: seu moderno motor 2.5 16V turbodiesel com intercooler gera 172 cavalos (a 4.000 rpm) e 41,1 kgf.m (a 2.000 rpm).

Neste segmento, só este modelo sai de fábrica no Brasil com a transmissão automática de 5 velocidades, ou com a manual de 6 marchas.

As novidades não param por aí. Com a produção local, a família está maior. Além da Nova Frontier LE, a gama passa a contar com as versões XE, opção menos equipada da linha, e SE, intermediária em relação ao nível de equipamentos. As versões 4x4 ou 4x2 XE e SE têm motor de 144 cavalos de potência (a 4.000 rpm) e 36,3 kgf.m de torque (a 2.000 rpm). A introdução dessas duas versões mostra o interesse da Nissan em atender diferentes nichos do mercado. Agora, com a produção nacional e a nova gama, a Nova Frontier está posicionada em uma ampla faixa de preços. O modelo brasileiro tem também como destaque o período de garantia, de três anos.

A Nissan aposta na Nova Frontier para reforçar sua participação no mercado de picapes médias e concorrer em todo o segmento de versões de cabine dupla e motor a diesel, desde as versões de entrada 4x2 até as opções 4x4 mais completas. Com a produção nacional, a marca espera vender inicialmente mil unidades ao mês.

A produção local da Nova Frontier inaugura a segunda fase do Plano SHIFT_mercosul, etapa que está relacionada aos modelos que serão fabricados localmente. O Plano totaliza o lançamento de seis modelos na região até o final de 2009. Cinco deles, todos produzidos em outros países, já chegaram ao mercado brasileiro: o crossover Murano, o sedã Sentra, o hatchback Tiida, a própria picape Nova Frontier (importada da Tailândia) e, encerrando a primeira fase do Plano, o Novo X-TRAIL.

Mais competitiva
 
De acordo com Mário Furtado, gerente de Marketing Produto da Nissan do Brasil, a picape Nova Frontier, consagrada nos EUA, Europa, Tailândia e Austrália, reúne uma série de atributos que a destaca entre as concorrentes. Em resumo, desenho robusto e imponente, maior potência e torque do segmento, conforto e espaço interno superiores, transmissões manual e automática e o chassi reforçado (com a mesma concepção do que é utilizado na picape de grande porte Nissan Titan) são seus principais pontos fortes. “A Nova Nissan Frontier nacional nasce como modelo 2009 e com três anos de garantia”, reforça Mário Furtado.

Estes diferenciais dão à Nova Frontier nacional competitividade para enfrentar os desafios do mercado e se reafirmar como ícone do segmento. “Com o volume de produção da Nova Frontier nacional temos plenas condições de ficar entre as três marcas mais vendidas no segmento. Para o primeiro ano de vendas do modelo, projetamos um market share de 16%, com a média mensal de vendas de 1.000 unidades”, afirma Furtado. A Nova Frontier, agora brasileira, também é produzida na Espanha, Tailândia e Estados Unidos.

Mercado brasileiro em alta

O mercado nacional vem crescendo ano a ano e com o segmento de picapes não foi diferente. Essa expansão ocorre em grande intensidade desde 2003, quando foram comercializadas 104.233 picapes. O ano seguinte fechou com um incremento de 22% nas vendas (126.845), número que continuou crescendo até as 191.158 unidades vendidas em 2007, resultado que representa 28% a mais em relação a 2006, quando foram comercializadas 149.194 picapes. Caso o crescimento desse nicho mantenha a tendência atual, o segmento de picapes médias registrará um aumento de 27% ao final de 2008. O segmento de modelos de cabine dupla correspondeu no primeiro semestre de 2008 a 78% das vendas de picapes médias no País.

Mix de vendas das versões

De início, Mário Furtado projeta o seguinte mix de vendas para a Nova Frontier nacional:

- 25% para a versão de entrada XE (equipada com opcionais)
- 5% para a versão SE com tração 4x2
- 10% para a versão SE com tração 4x4
- 15% para a versão LE com tração 4x4 e transmissão manual
- 10% para a versão LE com tração 4x4 e transmissão automática
- 35% para a versão LE com tração 4x4 e transmissão automática e o conjunto Luxury Pack de opcionais

O consumidor poderá escolher entre seis cores metálicas disponíveis para o modelo: Vermelho Flame, Bege Sunset, Verde Army, Preto Premium, Cinza Titanium e Prata Ice e uma cor sólida: Branco Glacial.

Características mantidas e evoluções na versão nacional

O modelo nacional mantém o desenho imponente e robusto, marcado pelos traços fortes da carroceria. A frente preserva o pára-choque encorpado com faróis de neblina, faróis com extremidades angulosas e a grade com detalhes cromados, características semelhantes às da Pathfinder e do Novo X-TRAIL.

As laterais exibem os mesmos contornos largos dos pára-lamas e a traseira manteve o desenho das lanternas, mas a tampa traseira ganhou um sistema de trava por chave na versão nacional. Outro item que passa a ser oferecido para a Nova Frontier é o rack de teto com capacidade para 56 quilos de carga. A engenharia da Nissan brasileira aprimorou o modelo com reforços na capota, que resistem com segurança ao peso extra colocado sobre o novo bagageiro.

Todas as versões da Nova Nissan Frontier têm pára-brisa degradê e rodas de liga-leve 16” como itens de série; sendo este primeiro uma diferenciação em relação à versão tailandesa.

Uma das diferenças mais importantes, mas menos perceptível aos olhos está no banco traseiro. Para ampliar o conforto dos passageiros, os engenheiros da montadora nacional aumentaram a inclinação do encosto em 5° (foi de 18° da picape tailandesa para 23° na brasileira). Na prática, quem se senta ali viaja em uma posição ainda mais confortável.

A Nova Frontier também ganhou proteção extra contra entrada de poeira. Pontos de possível contaminação, como os recortes das portas por onde as dobradiças se movimentam, ganharam proteções que evitam a entrada de terra seca ou areia fina. A rigidez da carroceria foi outro ponto que mereceu atenção. A adição de pontos de solda e o simples reposicionamento de outros deles aumentou a resistência do conjunto a torções. Com um novo jogo de pneus nacionais (Bridgestone) mais macios e o aprimoramento da fixação de componentes internos, a acústica geral do modelo (que já era silencioso para um veículo movido a diesel) melhorou consideravelmente.

Testes em todas as condições

Para aprimorar a versão nacional, a Nissan do Brasil realizou testes com 10 unidades do modelo. Em quatro meses, as equipes da Engenharia e Qualidade percorreram 250 mil quilômetros, com média de 10 horas de rodagem por dia em diversas cidades dos Estados do Paraná e de São Paulo e em várias localidades da Região Centro-Oeste, muitas delas conhecidas pelo clima seco e tórrido, pelas estradas em condições precárias e pelo excesso de poeira.

A Nova Frontier nacional passou por todo tipo de desafio: asfalto, estrada de terra, caminhos acidentados e trânsito pesado, sem carga e também com a caçamba transportando o máximo de sua capacidade e a cabine com cinco ocupantes, em uma diversidade de temperaturas e condições de umidade.

De acordo com a montadora, depois desse ciclo, a versão brasileira da picape não apresentou nenhum tipo de problema, nem mesmo algumas das imperfeições identificadas em unidades pré-série produzidas e avaliadas em outros países.

“Temos na versão nacional uma picape ainda melhor. A produção local, além de passar robustez, segurança e confiabilidade ao consumidor, deixou o produto perfeitamente afinado com as diferentes demandas que encontramos pelo País”, afirma Arison Souza, diretor de Marketing da Nissan do Brasil.

Diferenciais da Nova Frontier

Com sua carroceria de 5.230 milímetros de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.780 mm de altura, a Nova Frontier é a picape que oferece a maior distância entre-eixos (3.200 mm). É essa medida, de acordo com a Nissan, que proporciona o amplo espaço oferecido para motorista e passageiros, superior ao que se encontra nos concorrentes. “O comprimento interno da cabine da picape Nissan é de 2.090 milímetros, enquanto a altura fica em 1.225 mm e a largura, em 1.480 mm. Para os ocupantes da Nova Frontier, isso se traduz em maior conforto – há mais espaço para acomodar as pernas e a cabeça e os três ocupantes do banco traseiro viajam em melhores condições”, explica Mário Furtado.

Em relação à segurança, a Nova Frontier oferece sistema de freios ABS (Anti-lock Braking System) nas quatro rodas e EBD (Electronic Brake-force Distribution).

Além do conforto e da segurança para o uso urbano, o modelo também mostra qualidades para enfrentar o fora de estrada. A capacidade de subida de rampa da Nova Frontier, de 39°, supera a das concorrentes. Com altura livre do solo de 220 mm, o modelo conta com ângulo de entrada de 32° e ângulo de saída de 24°, índices que mantém sua competitividade em relação aos rivais. Isso também ocorre quando se observam as dimensões da caçamba. Com 454 mm de altura (a mais alta do segmento, o que aumenta consideravelmente sua capacidade para transportar diversos tipos de objetos), a área de carga tem 1.513 mm de comprimento e 1.494 mm de largura. A capacidade de carga da versão LE equipada com transmissão manual ou câmbio automático é de 1.005 quilos. O tanque de combustível tem capacidade para 80 litros.

Potência e torque superiores e transmissões mais modernas

Duas configurações de motor common-rail turbodiesel e duas opções de transmissão. A Nova Frontier nacional é a única picape a oferecer um propulsor com a potência de 172 cavalos a 4.000 rpm e o torque de 41,1 kgf.m a 2.000 rpm. Essa versão mais potente do propulsor Nissan está disponível na opção topo de linha da gama, a LE, que também é a única que oferece ao consumidor a possibilidade de escolha entre a transmissão automática de 5 velocidades e a manual, de 6 marchas. As demais opções da gama estão equipadas com câmbio manual.

Motor

“A Nova Frontier LE está equipada com o propulsor Nissan 2.5 16V Common-Rail Turbo Intercooler movido a diesel, dotado de uma série de modernidades. Entre elas está a segunda geração do sistema Common-Rail, com alta pressão de injeção de combustível (1.800 bar). Há também o VNT, o sistema de turbina de geometria variável, um dos responsáveis pelo desempenho superior da picape”, comenta Anderson Suzuki. Além disso, a turbina do motor da Nova Frontier LE (construída com materiais nobres), que trabalha com 132 KPa de pressão, conta com um sistema de refrigeração complementar por água, além do tradicional, a óleo, o que mantém sua eficiência em qualquer condição de utilização – nas duas versões do motor 2.5 16V, a turbina entra em operação a partir de 1.000 rpm.

“Quando concebeu o projeto desse propulsor, a engenharia da Nissan também levou em conta a redução dos níveis de ruído e vibrações. O objetivo foi atingido com a adoção de uma contra-árvore de balanceamento, que deu suavidade ao funcionamento do propulsor. Há ainda os resfriadores de temperatura do combustível e dos gases que saem da turbina (intercooler). É esse pacote tecnológico que faz o motor da versão LE superar todos os concorrentes quando se compara potência e torque”, explica Mário Furtado, gerente de Marketing Produto da Nissan do Brasil.

Já as versões básica e intermediária da picape (XE e SE), mais acessíveis, são equipadas com uma versão diferenciada desse mesmo propulsor, que proporciona 144 cv (a 4.000 rpm) e 36,3 kgf.m (a 2.000 rpm). Sua turbina, que trabalha com 122 KPa de pressão, conta apenas com a refrigeração convencional, a óleo, mas vários outros benefícios técnicos foram mantidos, como o sistema de turbina com geometria variável e o intercooler. A diferença de desempenho entre as duas versões do propulsor 2.5 16V que equipa a Nova Frontier também se dá por conta de diferentes calibrações da ECM – o sistema de gerenciamento eletrônico do motor.

Transmissões
 
Além de oferecer mais desempenho, a Nova Frontier oferece outras exclusividades, como a transmissão automática de cinco velocidades, disponível para a versão LE. Com trocas de marchas suaves, esse câmbio proporciona maior economia de combustível por conta do melhor escalonamento entre cada marcha e pelo fato de contar com uma marcha a mais. Ao mesmo tempo, as relações de marcha se mostram adequadas também para oferecer melhor desempenho – as acelerações e retomadas de velocidades são notoriamente mais ágeis. Com cinco velocidades, as três primeiras marchas são bem mais “curtas” quando comparadas a uma transmissão de apenas quatro velocidades.

A quarta marcha mantém a velocidade e o conforto de rodagem, enquanto a última proporciona uma viagem suave e com economia de combustível – com relação longa, a quinta marcha (overdrive) mantém o motor trabalhando em giro baixo, por isso o consumo de combustível fica reduzido. Há ainda a opção de desligar o overdrive através de um botão na alavanca para situações onde não se quer que o motor passe para última marcha como ultrapassagens em subidas ou grandes declives.

Resultado similar é proporcionado pela transmissão manual de seis velocidades, oferecida para todas as versões da Nova Frontier. Sua primeira marcha é a mais curta do segmento. A vantagem oferecida por uma relação como essa é que a picape arranca com maior facilidade mesmo quando está transportando muito peso. A exemplo da transmissão automática, a manual também conta com relações mais próximas entre cada marcha, o que dispensa constantes reduções para ganhar ou retomar velocidade. Mais longas, a quinta e a sexta marchas proporcionam economia de combustível em viagens porque também mantém o motor trabalhando em uma faixa reduzida de giros. As duas transmissões também estão disponíveis mundialmente na Nissan Pathfinder (no Brasil, somente automática).

Quem é o cliente da Nova Frontier nacional

De acordo com a Nissan, a Nova Frontier reúne uma série de qualidades: ao mesmo tempo em que pode servir para o trabalho pesado e enfrentar desafios off road, a picape da Nissan oferece espaço e conforto para todos os ocupantes e comportamento perfeitamente adequado ao uso urbano, como um modelo familiar.

Levando em conta a versatilidade oferecida pelo modelo e analisando o tipo de consumidor do segmento de picapes médias, a Nissan acredita que a carteira de clientes da Nova Frontier será constituída em 90% por homens casados, com idade entre 35 e 55 anos e donos de seu próprio negócio, englobando de fazendeiros, funcionários de empresas privadas a profissionais liberais.

“É o tipo de consumidor que utilizará a picape para o trabalho e suas demais atividades diárias, mas também usará a Nova Frontier para atividades de lazer no final de semana. Extrovertido e com estilo de vida ativo, esse cliente pensa em fazer algo diferente, autêntico, pensa em buscar liberdade. Ao mesmo tempo, é um consumidor que procura um veículo com potência, desenho atraente, conforto e amplo espaço interno, que passe a imagem de poder, força, porte e elegância”, estima o diretor de Marketing, Arison Souza.

Itens de série e opcionais

A gama de versões da Nova Frontier nacional está voltada para diversos tipos de consumidor. Veja a lista completa de cada versão.

Equipamentos de série da versão XE

- Direção hidráulica
- Rodas de liga leve de aro 16”
- Travas elétricas das portas
- Espelhos retrovisores com controles elétricos
- Imobilizador do motor

Itens opcionais para a versão XE

- Ar condicionado
- Sistema de freios ABS com EBD
- Airbags frontais para motorista e passageiro
- Vidros com acionamento elétrico

Equipamentos de série da versão SE (além dos itens previstos para a XE)

- Ar condicionado
- Airbags frontais para motorista e passageiro
- Vidros com acionamento elétrico e sistema de toque rápido para o motorista
- Rádio AM/FM/CD e MP3 Player e entrada auxiliar
- Alarme com keyless

Equipamentos de série da versão LE (além dos itens previstos para a SE)

- Estribos laterais
- Grade frontal cromada
- Espelhos retrovisores cromados
- Faróis de neblina
- Rack de teto

Itens opcionais para a versão LE (Luxury Pack)

- Acabamento dos bancos em couro
- Faróis de Xénon
- CD Changer 6-discos com MP3 e entrada auxiliar
- Sistema de amarração de carga Cargo Channel
- Retrovisor eletrocrômico com bússola digital integrada

Acessórios:       

* Santantônio
* Protetor de caçamba
* Capota marítima
* Estribo de alumínio polido
* Bluetooth
* Sensor de estacionamento

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