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Como novo investidor, a Nissan ganhou US$ 67,6 milhões de incremento em sua cota este ano, mais US$ 21,9 milhões do rateio entre as montadoras já estabelecidas no México. Com isso, a fabricante japonesa obteve US$ 89,5 milhões extras para importar de sua fábrica mexicana para o Brasil, somando no total US$ 418,48 milhões, que poderão ser importados no período entre março de 2014 e março de 2015 sem a cobrança de alíquota de 35% de imposto de importação.
A Nissan já era a maior cotista entre os exportadores de veículos do México para o Brasil. Mas, como a maior parte de suas vendas no mercado brasileiro estavam centradas no March e Versa importados da fábrica mexicana, a marca parou de crescer após a limitação das cotas. Em 2013 os emplacamentos de veículos Nissan no País caíram 25,7% em comparação ao ano anterior, para 77,8 mil unidades, com market share de 2,17%, em queda de 0,71 ponto porcentual sobre 2012.
Agora, com a cota renovada e maior do México, aliada ao início da produção brasileira do March na nova fábrica de Resende ainda neste primeiro semestre, a Nissan pode voltar a crescer. Segundo calcula a Secretaria de Economia do México, cada US$ 10 milhões exportados ao Brasil representam 909 carros. Portanto, nos 12 meses iniciados em março próximo, a Nissan poderá trazer quase 42 mil veículos livres da alíquota de 35%. Também terá mais espaço trazer da operação mexicana modelos ainda inéditos no Brasil, como o Juke e o Note.
Assim como a Nissan, outro novo investidor que acabou ganhando do governo mexicano uma cota de importação para o Brasil foi a North Pole Star, fabricante dos quadriciclos Polaris. Contudo, não está confirmado se a empresa utilizará seu direito de embarcar até US$ 3,9 milhões em veículos isentos de imposto de importação.
Outros cotistas
Todos os outros fabricantes no México que exportam ao Brasil fizeram o rateio regular de US$ 118,44 milhões, destinados a montadoras já instaladas no país. Depois da Nissan, quem levou mais foi a Ford, com cota extra de US$ 24,5 milhões para 2014-2015, e a partir de março poderá importar o total de US$ 288,6 milhões até março do ano que vem. Dentro desse mesmo período, a Volkswagen ganhou mais US$ 20,2 milhões e para o próximo período pode trazer do México US$ 284,2 milhões.
Logo atrás a Chrysler obteve fatia adicional de US$ 19,1 milhões e soma US$ 275,9 milhões para 2014-2015. A General Motors obteve US$ 16,2 milhões e totaliza este ano US$ 242,8 milhões. A Honda tem agora US$ 16,6 milhões extras e sua cota é de US$ 122,1 milhões.
Existem ainda US$ 3,92 milhões em cotas rateadas para as empresas BMW do Méxicop, Edag (serviços de engenharia) e BRP (Bombardier Recreational Produtcs, que fabrica motores para barcos e os jet skis Sea Doo).
Com exceção da Nissan, que já usou a totalidade de sua cota de importação de veículos do México, os outros fabricantes receberam valores extras que não foram usados. O total de US$ US$ 40,4 milhões poderá ser utilizado até o próximo dia 18 de março por Ford (US$ 10,2 milhões), Volkswagen (US$ 8,4 milhões), Chrysler (US$ 8 milhões), Honda (US$ 6,9 milhões) e GM (US$ 6,8 milhões).
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