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O presidente da Nissan para o Brasil, Christian Meunier, defende que o preço adequado do Leaf no mercado nacional seria próximo ao que se paga por um Honda Civic, que varia de R$ 70 mil a R$ 110 mil. “Assim o elétrico ficaria mais competitivo por apresentar custo menor de manutenção e combustível”, defende.
No entanto, chegar a este patamar não será fácil. Além de desenvolver uma legislação para veículos elétricos, o Brasil precisará oferecer uma boa quantidade de incentivos para balancear o custo de produção mais alto do modelo. Um exemplo é a Venezuela, onde carros híbridos têm volume de vendas garantido por apresentar preço inferior na comparação com versões a combustão.
Por enquanto, os zero emissão só tem condições de circular no Brasil em demonstrações ou frotas de órgãos públicos. A Mitsubishi, que tenta emplacar o também elétrico i-Miev, já anunciou que, se estivesse a venda, o compacto custaria R$ 200 mil. A Nissan não revelou o preço de importar o modelo com a legislação atual mas certamente o custo fica bem distante do aceitável.
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