• Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Nissan Livina entra na onda dos aventureiros com o X-Gear

31/08/2009 - 10:49 - Redação
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

A Nissan do Brasil acaba de lançar no mercado nacional o Livina X-Gear. Esse é o terceiro produto da família do monovolume produzido pela marca em São José dos Pinhais, no Paraná. As vendas ao público começam no dia 08 de setembro.

O jipinho, de cinco lugares, será oferecido em três versões, com opções de motores 1.6 16V Flex (108 cv com álcool) e 1.8 16V Flex (126 cv). O modelo de entrada, equipado com motor 1.6 l, parte de R$ 51.700, já o intermediário, 1.6 l SL, custa R$ 57.900, ambos com câmbio manual de cinco marchas. A versão topo de linha, equipada com motor 1.8 l e câmbio automático, tem preço sugerido de R$ 63.700.

Vendido em países como África do Sul, Egito, Indonésia e China, ele chega ao país para concorrer na faixa de preço entre R$ 50 mil e R$ 65 mil, onde estão carros como Kia Soul, Honda Fit, Citroën XTR, Fiat Idea Adventure e Peugeot 207 SW Escapade.

Os pára-choques dianteiro e traseiro foram desenvolvidos especialmente para a versão e, ao contrário de outros veículos no mercado, não são uma adaptação dos para-choques do Livina, pois ganharam novo desenho, com grandes áreas centrais e molduras na cor preta e prata nas partes inferiores. Outro item personalizado são as rodas de liga leve aro 15 de desenho exclusivo, equipamentos de série em todas as versões, que realçam a esportividade do estilo. O Livina X-Gear vem também com barras de teto que podem levar pranchas de surfe ou bicicletas, combinando com o estilo esportivo dos usuários.

O visual robusto fica completo com as molduras na cor preta distribuídas pelas caixas de rodas e laterais inferiores, que se unem formando uma única peça até terminarem nos pára-choques, e os adesivos que identificam o modelo nas laterais traseiras, atrás das janelas espias. Este adesivo é encontrado somente no modelo vendido no mercado brasileiro, para onde foi desenvolvido especialmente. Todos estes adereços deixaram o desenho do Livina X-Gear, de linha de teto curvada, amplos vidros e frente imponente, ainda mais “musculoso” e realçado. “O X-Gear mostra a versatilidade da linha Livina, que atende com muito espaço e modernidade às necessidades das famílias, pequenas ou grandes, e daqueles com espírito esportivo de viver”, diz Thomas Besson, presidente da Nissan do Brasil.

Mecânica

O X-Gear tem duas opções de motor e câmbio. O 1.6 16V Flex, que desenvolve 104 cavalos com gasolina e 108 cavalos com álcool, é acoplado à caixa manual de cinco marchas. O bom escalonamento das relações de marcha e o bom aproveitamento do torque – 14,9 kgfm (G) e 15,3 kgfm (A) a 3.750 rpm - dão a esta versão um prazer diferenciado. De acordo com a Nissan, este propulsor entrega uma performance única.

A segunda opção de motor é o 1.8 16V de quatro cilindros, que desenvolve 125 cavalos com gasolina e 126 cv com álcool a 5.200 rpm. Pertencente à mesma família do 2.0 16V do Sentra, e equipando também o Tiida Flex e os monovolumes Livina e Grand Livina, este propulsor com bloco de alumínio entrega a maior potência da categoria. Um de seus destaques é a suave curva de torque, cujos 90% do torque máximo (17,5 kgfm) já são entregues até 2.400 rpm.

O desempenho deste propulsor, que ‘enche’ progressivamente e não deixa buracos na aceleração, está relacionado ao sistema de variação da abertura das válvulas através de variador de fase (Continuously Variable Valve Timing Control System). O CVVTCS permite que o motor mantenha a mesma eficiência em qualquer regime de rotação, o que resulta em respostas mais precisas do acelerador, maior rendimento com economia, melhor queima de combustível e, em consequência, redução das emissões de poluentes.

A transmissão automática de 4 velocidades com overdrive também tem seu crédito no desempenho do X-Gear 1.8 16V. As relações de marchas foram definidas para privilegiar o conforto, oferecendo passagens de marchas muito suaves e graduais. A agilidade em giros baixos é a similar à de um motor com menos válvulas, não deixando espaço para hesitação nas trocas das velocidades da caixa.

Por ser um carro essencialmente urbano, o X-Gear não sofreu alterações na altura da suspensão, ficando com a relação ao solo da linha Livina (16,5 cm). O novo modelo manteve também as características dinâmicas do Livina e do Grand Livina por conta do conjunto da suspensão. Na frente, a engenharia optou pelo sistema tipo Mc Pherson com molas helicoidais e barra estabilizadora e na traseira,  eixo de torção com barra estabilizadora. Os amortecedores contam com controle de absorção de impactos, que ameniza as vibrações de alta frequência. Esta concepção deixa o modelo, que é alto e comprido, sempre sob o controle do condutor e oferece muito conforto aos ocupantes, já que as imperfeições do terreno são amenizadas.

Por dentro

Os designers da Nissan souberam aproveitar muito bem a altura do modelo (1.605 mm) para criar um ambiente confortável, aconchegante. O que se pode perceber pelas fotos divulgadas pela montadora é um bom espaço para ombros, pernas e cabeças. O X-Gear carrega bem as bagagens da família, as bolsas da academia ou mesmo os materiais para a prática de esportes. Por falar em bagagens, o porta-malas se manteve nos 449 litros de capacidade, comum à linha do Livina. Adicionalmente se pode colocar pranchas ou bicicleta no rack de teto que vem com o veículo.

Equipamentos

Desde a versão de entrada o carro dispõe de direção com assistência elétrica, que diminui o esforço em manobras e torna a condução muito confortável e segura em velocidades mais altas, ajuste da altura da coluna da direção, travas, retrovisores e vidros com acionamento elétrico, rádio com toca-discos com mostrador integrado, barras longitudinais no teto e rodas de liga leve aro 15. Além destes equipamentos, o X-Gear vem equipado com os seguintes itens:

Versão 1.6 MT
- Câmbio manual de cinco marchas
- Ar-condicionado
- Rodas de liga leve de aro 15 com desenho exclusivo e pneus 185/65R15
- Air bag frontal para motorista
- Direção elétrica com assistência variável
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch para vidro do motorista
- Travamento central interno das portas e do porta-malas
- 2 porta-copos dianteiros no console e 2 porta-copos traseiros centrais
- Pára-sol com espelho de cortesia para passageiro
- Conta-giros
- Tampa de combustível com abertura interna
- Display digital de quilometragem total e parcial e mensagens de alerta
- Luzes de leitura para motorista e passageiro e central
- Volante de três raios com regulagem de altura
- Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
- Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor
- Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
- Apoios de cabeça traseiros (2x) com regulagem de altura
 
Versão 1.6 SL MT
Todos acima, acrescidos de:
- Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
- Travamento automático das portas com veículo em movimento
- Air bag frontal para o passageiro
- Abertura e fechamento das portas com sistema Keyless
- Relógio digital integrado ao display do equipamento de áudio
- Rádio AM/FM/CD player com função MP3, entrada auxiliar para MP3/iPod® e 4 alto-falantes
- Bancos de couro
- Volante com acabamento em couro
- Acabamento cromado nas portas
- Retrovisores externos na cor do veículo
- Pára-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro
- Encosto do banco traseiro bipartido 60/40
 
Versão 1.8 SL AT
Todos das duas versões 1.6 16V acrescidos de:
- Câmbio automático de quatro marchas com função overdrive
- Alarme perimétrico

Além destes itens, a versão SL automática do X-Gear tem como item de série um equipamento novo para o segmento, o dispositivo I-Key (Intelligent Key ou chave inteligente). Com ele, o destravamento das portas pode ser feito a uma distância de até 80 cm sem a necessidade de tirar a chave do bolso. As maçanetas das portas trazem antenas embutidas, que recebem o sinal de comando da chave. A pessoa precisa apenas pressionar um pequeno botão ao lado das fechaduras para abrir as portas rapidamente, sem grande esforço. Para dar a partida no motor, também é dispensada a introdução da chave no miolo da ignição. Com o I-Key no bolso, o condutor gira o botão e pronto.

O dispositivo eletrônico conta também com a opção da chave normal, que fica embutida, para ser utilizada no destravamento das portas e para ligar o carro em uma eventual pane do sistema e para abrir o subtanque de gasolina no motor. Todas as versões serão oferecidas nas cores metálicas prata Breeze, cinza Steel, o preto Premium e o vermelho Flame e verde Army. A única cor sólida será a branco Glacial.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados