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“Com o Nissan Sentra, lançado em março, a montadora mostrou que não é apenas especialista em veículos 4x4, mas também sabe fazer carros de passeio de alta tecnologia e qualidade. Agora com o Tiida, oferecemos o mesmo grau de tecnologia, de requinte e de qualidade por um preço mais acessível”, afirma Thomas Besson, presidente da Nissan Mercosul.
O Tiida, lembra Besson, é o terceiro lançamento do plano Shift¬_mercosul implementado em setembro do ano passado. Entre outras metas estabelecidas para os próximos dois anos, o plano apoiado por um investimento de US$ 150 milhões prevê o lançamento de mais três novos veículos até 2009.
O novo Nissan Tiida começa a ser vendido como modelo 2008 nas versões de acabamento S e SL, equipadas com ar-condicionado, vidros, espelhos e travas elétricos, coluna de direção com regulagem de altura, direção elétrica, rádio CD player, airbags frontais e rodas de liga-leve de 15 polegadas. Uma linha de acessórios desenvolvida para a personalização do carro estará disponível nas lojas – de rack de teto às ponteiras de escapamento cromadas, serão oferecidos 12 itens. O modelo será comercializado nas cores: Preto Premium, Vermelho Alert, Prata Classic, Bege Sandstone e Cinza Magnetic (este a partir de setembro).
Definido pelo diretor de Marketing da Nissan, Arison Souza, como um carro com DNA de hatch e espaço interno de sedã de luxo, o Tiida é extremamente amigável: seus comandos são de fácil operação, conta com direção com assistência elétrica que é leve nas manobras de baixa velocidade e progressivamente firme em velocidade e oferece ampla visibilidade. “É um carro descomplicado, funcional, fácil de dirigir e com muito espaço e conforto”, resume o executivo. “Em todos os países em que é vendido, quebrou o dogma de que hatch não é versátil e espaçoso para a família”.
Do lado de fora
Idealizado como um dos símbolos da retomada da Nissan no mundo, o Tiida conta com elementos de estilo comuns aos modernos modelos da marca. A dianteira, dominada pela marcante grade, pelas linhas do capô e pelos faróis de formato irregular, remete ao Nissan Murano; e a traseira é decorada com lanternas em elipse, ousadia comum às do esportivo 350Z. A superfície da vigia traseira é curva e seu formato determina o desenho da tampa traseira. Dois vincos no centro da tampa criam sutilmente a figura geométrica de um trapézio para emoldurar o logotipo da marca.
Outra solução de estilo inconfundível no Nissan Tiida é o teto com caimento acentuado, recurso que cria a sensação de movimento e, ao mesmo tempo, favorece o espaço interno. Passageiros com estatura elevada contam com boa área para as pernas e cabeça. O Nissan Tiida possui o maior comprimento (4.295 mm) e altura (1.545 mm) entre os concorrentes diretos.
Mecânica
O motor quatro cilindros do Tiida é da mesma família do 2.0 16V que equipa o Sentra. Feito de alumínio e com 1,8 litro de capacidade cúbica, o motor se destaca pela suave curva de torque e pelo baixo nível de vibrações. É dotado de variação da abertura das válvulas através de variador de fase (CVVTCS) e de acelerador eletrônico.
A potência de 124 cv (5.200 rpm) combinada com o torque de 17,5 kgfm (4.800 rpm) proporciona desempenho com economia de combustível – de acordo com as medições em laboratório, conforme a norma brasileira (ABNT/NBR 7024), a média de consumo da versão com câmbio manual no ciclo urbano é de 11,6 km/l e de 16,8 km/l no ciclo rodoviário. A velocidade máxima é de 192 km/h e a aceleração 0 a 100 km/h é atingida em apenas 10,6 segundos.
Dois tipos de transmissão estarão disponíveis. A caixa manual de seis velocidades, única na categoria, apresenta escalonamento de marchas adequado para o gosto do motorista brasileiro por proporcionar sensação esportiva. Já a automática tem quatro marchas com controle eletrônico de mudanças.
A suspensão, adaptada para o terreno local, é formada pelo sistema do tipo McPherson na dianteira e por eixo de torção na traseira, e é apoiada por amortecedores com ripple-control (que absorvem com maior eficiência as irregularidades do piso). A versão SL vem com freios auxiliados por ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BAS).
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