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Nova MT-07 tem torque de sobra, design ousado e bom preço

06/02/2015 - 14:53 - Arthur Caldeira/ Agência INFOMOTO - FOTOS: Divulgação
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Motor moderno de média capacidade cúbica, baixo peso, fácil de pilotar e com um design atraente. Com esses atributos e um preço competitivo, a MT-07 desembarca no Brasil como a nova arma da Yamaha para aumentar sua participação no mercado nacional de motocicletas. A naked de 700cc estará disponível nas concessionárias em março com preço sugerido de R$ 26.990 para o modelo standard e R$ 28.490 para a versão com freios ABS.

Com o novo modelo, a Yamaha quer brigar no segmento de motos urbanas médias, no qual enfrentará a concorrência de modelos como a Suzuki Gladius 650; a Kawasaki ER-6n e até mesmo a Honda CB 500F. Disponível em três opções de cores – branca, cinza fosco e vermelha – a previsão da Yamaha é comercializar mensalmente uma média de 350 unidades da MT-07, de acordo com Marcio Hegenberg, diretor comercial da Yamaha no Brasil. 

Design ousado

“O foco principal da linha MT é o piloto. Projetamos a MT-07 para que homem e máquina estejam em perfeita sintonia e sejam apenas um. Ela foi feita para ser prazerosa de conduzir e com um design exclusivo, fora do comum”, explicou o gerente do departamento de planejamento de produto da Yamaha Motor Co., Takeshi Higuchi. Assim como sua irmã maior MT-09, a nova moto conta com um design ousado, também inspirado no lado obscuro do Japão. O conceito de naked é levado ao extremo na MT-07, deixando motor, quadro e outras peças à mostra. O farol poligonal no modelo mantém a aparência de que ali havia uma carenagem que foi retirada, bem ao estilo das motos que circulam pelas ruas de Tóquio. 

O tanque, ou na verdade, a carenagem que o recobre tem formato poligonal e foge ao convencional de outras motos. Ao lado, há duas entradas de ar, que trazem os três diapasões característicos da marca e completam o visual invocado. E assim como na MT-09, as linhas do desenho criam a impressão de que a massa está concentrada na parte dianteira da moto, como de fato está. A esportividade desta naked média também está presente na rabeta alta, que traz assento bipartido, e lanterna de LEDs embutida. Outro ponto visual que vale a pena ser destacado é o escapamento curto, localizado do lado direito da moto, e ajuda na centralização de massas.

Motor bicilíndrico

Segunda integrante da família MT lançada no País, a MT-07 segue a receita de sua irmã maior MT-09, mas com algumas particularidades. A começar pelo motor de dois cilindros paralelos ao invés dos três cilindros. Embora tenha menor capacidade cúbica, o propulsor do novo modelo também privilegia o torque em uma ampla faixa de rotações. O objetivo é tornar a pilotagem mais fácil para pilotos iniciantes e garantir a “emoção” com acelerações vigorosas. 

Para isso o bicilíndrico de 689 cm³, com duplo comando de válvulas no cabeçote e refrigeração líquida, tem cilindros “quadrados”, ou seja, com diâmetro e curso bem próximos: 80,0 mm x 68,8 mm. Outra solução técnica foi a adoção do virabrequim crossplane com intervalos de ignição de 270° com o intuito de neutralizar o torque inercial do motor e aumentar o torque resultante da combinação de forças. Com isso, a MT-07 oferece o máximo de 6,9 kgf.m a 6.500 rpm, mas grande parte disso já disponível a partir dos 2.500 giros. E a potência não ficou esquecida: os 74,8 cv a 9.000 rpm são bons para a categoria e para um motor dessa capacidade cúbica.

Leve, ágil e divertida

Montada sobre um quadro de aço com tubos de espessura variável para reduzir o peso, a MT-07 pesa apenas 179 kg em ordem de marcha (182 kg com ABS), números que lhe conferem o título de a mais leve do segmento. O conjunto ciclístico segue a proposta da família MT de ter um design atraente, divertida, porém com um preço razoável. Por isso, o garfo telescópico da suspensão dianteira é convencional e não oferece nenhum tipo de ajuste; enquanto o monoamortecedor traseiro fixado por links permite apenas regulagem na pré-carga da mola. Ambas têm 130 mm de curso.

Além de leve, a MT-07 é estreita e, embora o assento fique a 80,5 cm do solo, o banco é estreito na frente, o que facilita e muito apoiar os pés no chão. O guidão é mais alto e recuado do que na MT-09 e as pedaleiras foram posicionadas mais à frente e abaixo, o que faz com que se assuma uma postura semelhante às nakeds, porém com um guidão mais largo.

À minha frente, um painel completamente digital e centralizado. Bastante informativo com velocímetro, conta-giros, relógio, marcador de combustível, computador de bordo e um útil indicador de marcha. 

Primeiras impressões

Assim que se dá partida, o ronco do bicilíndrico lembra o de um motor V2 mais abafado, por consequência do intervalo de ignição dos cilindros. Na primeira acelerada, o pequeno motor responde prontamente com bastante força para colocar a MT-07 em movimento e entrar na pista para o primeiro contato dinâmico com o novo modelo. 

Bastante esguia, a MT-07 parece ainda mais leve e ágil quando se está rodando com ela. Qualquer força na pedaleira ou contra-esterço no guidão faz com a nova moto mude facilmente de direção. Afinal, o modelo não é apenas ousado no design, a Yamaha também adotou soluções inovadoras, como a menor distância entre as bengalas do garfo dianteiro (de 190 mm), o que faz dela uma moto extremamente fácil de manobrar em baixa velocidade e bastante ágil para deitar nas curvas. Nem mesmo o largo pneu traseiro – 180/55 – calçado em uma roda de 17 polegadas atrapalha nessa tarefa. Na frente, a roda de liga-leve (17 polegas) usa um pneu 120/70.

Mesmo que não tenha o comportamento arisco de sua irmã maior, a nova MT-07 parece responder com empolgação a qualquer toque no acelerador. Os giros crescem rapidamente e logo já engatei quarta marcha no suave câmbio de seis velocidades. Para contornar uma curva mais fechada, reduzo para terceira e o motor volta a responder com bastante torque – quase nem foi preciso engatar segunda na curta pista do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), no interior de São Paulo. Conforme prometido pela marca, há bastante torque à disposição desde as baixas rotações.

Já os freios, embora tenham boas especificações – disco duplo de 282 mm, na dianteira, com pinças monobloco; e disco único com pinça simples, na traseira –, oferecem uma frenagem progressiva até demais para uma pilotagem mais esportiva em uma pista, como foi o caso dessa avaliação. Em condições normais, ou seja, nas ruas e estradas, habitat dessa naked urbana, devem funcionar melhor. 

Após duas sessões de 30 minutos na pista, a MT-07 me impressionou. Seu bicilíndrico tem caráter próprio e parece ser um motor de maior capacidade cúbica do que realmente tem, muito em função do torque abundante e das respostas imediatas. Seu comportamento ciclístico é previsível e dá pistas de que a MT-07 deva ser fácil de pilotar na cidade e divertida na estrada. 
Não se trata apenas de uma MT-09 com “menos motor”. A MT-07, a nova arma da Yamaha para abocanhar o segmento de nakeds urbanas, oferece bastante pelo que custa.

FICHA TÉCNICA Yamaha MT-07

Motor Dois cilindros paralelos, DOHC, quatro válvulas por cilindro e refrigeração líquida
Capacidade cúbica    689 cm³
Diâmetro x curso    80 x 68,6 mm
Taxa de compressão    11,5:1
Potência máxima    74,8 cv a 9.000 rpm
Torque máximo    6,9 kgf.m a 6.500 rpm
Câmbio    Seis marchas
Transmissão final    Corrente
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
Quadro Tubular em aço do tipo Diamante
Suspensão dianteira    Garfo telescópico convencional com 130 mm de curso 
Suspensão traseira    Balança monoamortecida com 130 mm de curso e ajuste na pré-carga da mola
Freio dianteiro    Disco duplo de 282 mm de diâmetro com pinça de pistão duplo (ABS opcional)
Freio traseiro    Disco simples de 245 mm de diâmetro com pinça simples (ABS opcional)
Pneus    120/70-ZR17 (diant.)/ 180/55-ZR17 (tras.)
Comprimento    2.085 mm
Largura    745 mm
Altura    1.090 mm
Distância entre-eixos 1.400 mm
Distância do solo    140 mm
Altura do assento    805 mm
Peso em ordem de marcha 179 kg (182 kg ABS) 
Tanque de combustível    14 litros
Cores    Branca, Cinza fosca e Vermelha
Preço sugerido    R$ 26.990 (R$ 28.490 com ABS)

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