• Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Nova MV Agusta Turismo Veloce 800 foi inspirada no Porsche Panamera

21/11/2013 - 11:57 - Aldo Tizzani/ Agência INFOMOTO - FOTOS: Divulgação
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Milão, na Itália, é conhecida por ser um centro de inovações tecnológicas, de design, além de ter uma estreita relação com a moda. Aproveitando estes três elementos, a MV Agusta apresentou no estúdio do estilista Ermenegildo Zegna, no quadrilátero de ouro da moda, sua mais nova criação: a Turismo Veloce 800, nas versões Standard e Lusso (Luxo). Com sua primeira sport touring, a marca italiana mostra sua releitura de motos destinadas ao turismo.

“O conceito ‘Veloce’ tomou como inspiração o Porsche Panamera, que foge do lugar comum, oferecendo alto desempenho e tecnologia embarcada, além de ter um desenho marcante, que traduz, ao mesmo tempo, agressividade e conforto”, explica Giovanni Castiglioni, presidente a MV Agusta, dizendo que o projeto foi concebido no tempo recorde de oito meses.

Além de um design radical, a Veloce traz soluções criativas, como sua capacidade de interagir com smartphone ou tablets. Por meio de conexão Bluetooth podem ser realizadas dezenas de ações, desde a simples conexão do celular com os interfones dos capacetes, até mesmo ajustar a suspensão e o mapeamento do motor (apenas na versão de Luxo). A Turismo Veloce Lusso permite que o piloto faça regulagens remotas na suspensão e mapa de injeção usando um aplicativo dedicado, que está sendo desenvolvido pela MV Agusta. 

Assim, com tanta tecnologia, podemos dizer que a Turismo Veloce é uma moto de conteúdo. Para alimentar outros equipamentos eletrônicos como, por exemplo, ligar o GPS ou carregar o celular, a moto traz três conectores – entre eles uma entrada USB.

Ciclística 

A moto ostenta outras soluções tecnológicas, o que inclui o MVCSC (MV Agusta Chassis Stability Control), que comanda o controle de estabilidade eletrônico, por meio de suspensão semi-ativa. No modelo top de linha, a MV usou o que há de melhor em termos de ciclística: garfo telescópico, com tubos de 43 mm de diâmetro e 160 mm de curso.

Já a traseira da Veloce apresenta monoamortecedor com 160 mm de curso e multiplas regulagens. Semi-ativas e da marca Sachs, as suspensões adotaram o sistema MVCSC (MV Agusta Chassis Stability Control), que confere maior estabilidade ao conjunto. O modelo topo de linha oferece ainda sistema anti-wheeling, que não permite que a roda dianteira “descole” do solo.

O sistema de freios usa componentes da grife italiana Brembro: disco duplo disco flutuante de 320 mm de diâmetro e pinça de fixação radial. Já a traseira traz disco simples de 220 mm de diâmetro. O conjunto usa o sistema de freios ABS Bosch 9 Plus, que confere mais eficiência e controle. Toda a parte ciclística é ancorada em um tradicional quadro em treliça, arquitetura típica das sofisticadas motos italianas. 

Mais tecnologia

Como as outras três cilindros de 800cc da MV Agusta, o motor da Turismo Veloce Lusso conta com quatro níveis de mapeamento – Rain, Sport, Turismo e Custom, e oito níveis de atuação do controle de tração. Tudo para o piloto “customizar” a moto à sua “tocada” em função do tipo de estrada, piso, clima e sua habilidade. O propulsor desenvolve 125 cv potência máxima a 11.600 rpm e torque máximo de 8,6 kgfm a 8.600 rpm. Com toda a potência liberada a moto deve atingir, segundo a marca, 240 km/h.

A Turismo Veloce Lusso comporta 20 litros de combustível e 60 litros de carga, que são acomodadas nas bolsas rígidas laterais. Aliás, as malas podem guardar dois capacetes fechados, um de cada lado da moto. O peso da versão mais luxuosa é de 207 kg. A versão Standard não traz as malas e pesa 194 kg.
Pena que tanta inovação só estará disponível no final de 2014 para os europeus. Para nós, brasileiros, no final de 2015, início de 2016.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados