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“O conceito ‘Veloce’ tomou como inspiração o Porsche Panamera, que foge do lugar comum, oferecendo alto desempenho e tecnologia embarcada, além de ter um desenho marcante, que traduz, ao mesmo tempo, agressividade e conforto”, explica Giovanni Castiglioni, presidente a MV Agusta, dizendo que o projeto foi concebido no tempo recorde de oito meses.
Além de um design radical, a Veloce traz soluções criativas, como sua capacidade de interagir com smartphone ou tablets. Por meio de conexão Bluetooth podem ser realizadas dezenas de ações, desde a simples conexão do celular com os interfones dos capacetes, até mesmo ajustar a suspensão e o mapeamento do motor (apenas na versão de Luxo). A Turismo Veloce Lusso permite que o piloto faça regulagens remotas na suspensão e mapa de injeção usando um aplicativo dedicado, que está sendo desenvolvido pela MV Agusta.
Assim, com tanta tecnologia, podemos dizer que a Turismo Veloce é uma moto de conteúdo. Para alimentar outros equipamentos eletrônicos como, por exemplo, ligar o GPS ou carregar o celular, a moto traz três conectores – entre eles uma entrada USB.
Ciclística
A moto ostenta outras soluções tecnológicas, o que inclui o MVCSC (MV Agusta Chassis Stability Control), que comanda o controle de estabilidade eletrônico, por meio de suspensão semi-ativa. No modelo top de linha, a MV usou o que há de melhor em termos de ciclística: garfo telescópico, com tubos de 43 mm de diâmetro e 160 mm de curso.
Já a traseira da Veloce apresenta monoamortecedor com 160 mm de curso e multiplas regulagens. Semi-ativas e da marca Sachs, as suspensões adotaram o sistema MVCSC (MV Agusta Chassis Stability Control), que confere maior estabilidade ao conjunto. O modelo topo de linha oferece ainda sistema anti-wheeling, que não permite que a roda dianteira “descole” do solo.
O sistema de freios usa componentes da grife italiana Brembro: disco duplo disco flutuante de 320 mm de diâmetro e pinça de fixação radial. Já a traseira traz disco simples de 220 mm de diâmetro. O conjunto usa o sistema de freios ABS Bosch 9 Plus, que confere mais eficiência e controle. Toda a parte ciclística é ancorada em um tradicional quadro em treliça, arquitetura típica das sofisticadas motos italianas.
Mais tecnologia
Como as outras três cilindros de 800cc da MV Agusta, o motor da Turismo Veloce Lusso conta com quatro níveis de mapeamento – Rain, Sport, Turismo e Custom, e oito níveis de atuação do controle de tração. Tudo para o piloto “customizar” a moto à sua “tocada” em função do tipo de estrada, piso, clima e sua habilidade. O propulsor desenvolve 125 cv potência máxima a 11.600 rpm e torque máximo de 8,6 kgfm a 8.600 rpm. Com toda a potência liberada a moto deve atingir, segundo a marca, 240 km/h.
A Turismo Veloce Lusso comporta 20 litros de combustível e 60 litros de carga, que são acomodadas nas bolsas rígidas laterais. Aliás, as malas podem guardar dois capacetes fechados, um de cada lado da moto. O peso da versão mais luxuosa é de 207 kg. A versão Standard não traz as malas e pesa 194 kg.
Pena que tanta inovação só estará disponível no final de 2014 para os europeus. Para nós, brasileiros, no final de 2015, início de 2016.
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