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Alguns importadores independentes já disponibilizavam o modelo, geralmente importado dos Estados Unidos. Mas a J.Toledo/Suzuki da Amazônia já alerta aos consumidores mais afoitos que compraram estas unidades: além de não estarem “tropicalizadas”, ou seja, adaptadas a nosso combustível com uma porcentagem de álcool, essas motos não estão cobertas pela garantia de fábrica.
A nova Hayabusa já pode ser encontrada nas Concessionárias Autorizadas Suzuki nas cores laranja, branca, azul e preta, a um preço sugerido de R$ 61.200,00.
Mudanças
O motor da Hayabusa ficou maior. Passou dos antigos 1299 cm³ para 1340 cm³. O propulsor de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC, teve as câmaras de combustão redesenhadas para aumentar em 11% a eficiência na queima da mistura. Sem falar no novo sistema de alimentação com dois bicos injetores por cilindro. As válvulas e os cilindros também mudaram, resultando em uma taxa de combustão maior: 12,5:1. Agora a potência máxima já foi divulgada: 197 cv – um aumento de 25 cv em relação ao modelo anterior, que tinha 172 cv.
Outra grande novidade foi a adoção do Suzuki Drive Mode Selector (S-DMS). Trata-se de um seletor do modo de funcionamento do motor, que controla diversas funções. Há três opções: no modo “A” o motor trabalha com força total e entrega toda a potência; no “B”, a entrega de potência é diminuída em baixas rotações, ideal para circuitos travados; já no modo “C” mantém pouca potência em médios e baixos regimes, mas o motor pára de entregar mais potência acima das 8.000 rpm, bastante útil em piso molhado. É o mesmo sistema utilizado nas motos de competição e que também já equipa a Suzuki GSX-R 1000 K7.
No drivetrain há ainda um câmbio de seis marchas. Em conjunto foi instalada uma embreagem “anti-travamento” com limitador de torque para suavizar os trancos na redução de marchas.
Visual e ciclística
A Suzuki têm se mostrado eficiente na atualização de seus modelos sem deixar de lado a identidade de cada um deles. Na Hayabusa não foi diferente, já que o design que a consagrou se manteve, porém parece mais moderno. O farol continua uma peça única, mas com desenho renovado. A carenagem ganhou novas entradas de ar e um coeficiente de atrito menor para melhorar a penetração aerodinâmica. Para isso também o tanque foi posicionado mais baixo para permitir ao piloto se esconder atrás da bolha.
Na traseira, as setas estão embutidas e a lanterna mudou. Chamam a atenção também os dois novos escapes. Perderam os cromados e ganharam uma cobertura preta, de acordo com as atuais tendências.
Na parte ciclística, mais melhorias. O quadro de dupla trave superior feito em alumínio ficou mais leve e mais resistente a torções. Na dianteira, o garfo invertido também é novo. Assim como o monoamortecedor na balança traseira, que ganhou novo desenho para melhorar a tração da Hayabusa 2008 mais potente.
Os freios dianteiros trazem modernas pinças, fixadas radialmente, que mordem dois discos de 310 mm – menores, porém mais eficientes do que na versão anterior, garante a Suzuki. Na traseira o disco de freio ficou maior – 260 mm de diâmetro com pinça de um pistão. As rodas também foram redesenhadas e são calçadas com pneus Bridgestone BT-015 de alto desempenho. Tudo para “suportar” mais potência do novo motor e garantir a dirigibilidade, um dos pontos altos do modelo.
Outra qualidade mantida foi o conforto da garupa. Para isso, o assento foi rebaixado juntamente com o sub-quadro traseiro. Mantendo assim o caráter “sport-touring” dessa superesportiva.
O piloto, além de poder se esconder melhor sob a bolha, conta com um novo painel de instrumentos. Com quatro mostradores analógicos, traz velocímetro, tacômetro, marcador de combustível e de temperatura. Conta ainda com indicador de marcha engatada e a indicação do S-DMS (modo de mapeamento do motor) escolhido.
Ao que tudo indica a nova Hayabusa deve reassumir o posto de moto mais rápida do mundo e acirrar a guerra entre as marcas japonesas, principalmente com a Kawasaki e sua ZX-R 14. As previsões falam em velocidade máxima de 320 km/h, ou seja, a moto de série mais rápida do mundo.
Ficha técnica Suzuki Hayabusa GSX 1300R 2008
MOTOR 1.340 cm³, DOHC, 4 cilindros, 16 válvulas, arrefecimento líquido
DIÂMETRO X CURSO 81,0 X 65,0 mm
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
TAXA DE COMPRESSÃO 12,5:1
SISTEMA DE PARTIDA Elétrica
CÂMBIO 6 velocidades
TRANSMISSÃO FINAL Corrente
CAPACIDADE DO TANQUE 21 litros
CHASSI Dupla trave em alumínio
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo telescópico invertido (upside-down)
SUSPENSÃO TRASEIRA Balança monoamortecida
FREIO DIANTEIRO Dois discos de 310 mm com pinças radiais
FREIO TRASEIRO Disco simples, 260 mm e pinça de pistão simples
PNEU DIANTEIRO 120/70 ZR17
PNEU TRASEIRO 190/50 ZR17
DIMENSÕES (C X L X A) 2.195 x 740 x 1.170 mm
DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 1.485 mm
ALTURA MÍNIMA DO SOLO 120 mm
ALTURA DO ASSENTO 805 mm
PESO SECO 220 Kg
CORES Laranja/preta, Preta/cinza, Azul/preta e Branca
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