Encontre produtos e serviços para seu veículo.
Adesivagem Ar Condicionado Auto Elétricas Auto Escolas Auto Mecânicas Auto Peças Auto Postos Auto Vidros Chaveiros Corretoras de Seguro Despachantes Escapamentos Ferro Velho Funilaria e Pintura Guincho Insulfilm Lavagem e Polimento Locadoras Martelinho de Ouro Moto Peças Radiadores Recuperadoras Rodas, Pneus e Cia Som e Acessórios Tapeçaria Táxi Velocimetros Vistoria e InspeçãoQuem pilota motocicleta na cidade já passou por essa situação. Circulando por uma via de mão dupla, um automóvel no sentido contrário cruza a sua frente forçando uma frenagem de emergência. A primeira reação do motorista é pedir desculpas e afirmar: “não vi você vindo!”. Para evitar esse tipo de situação, a BMW acabou de anunciar uma nova tecnologia de comunicação entre veículos. Chamada de “Turn-Left Assistant”, ou “Assistente para virar à esquerda” em uma tradução literal, a tecnologia está sendo testada em um automóvel BMW Série 5 e em uma motocicleta R 1200 GS.
A tecnologia entre em ação assim que os sensores detectam a intenção do motorista em realizar uma conversão à esquerda. Primeiramente o sistema de navegação identifica a posição do carro próximo a cruzamentos, uma câmera na frente do automóvel identifica a faixa de conversão e ativa o sistema. Com isso scanners de laser mapeiam a área a frente até uma distância de 100 metros, identificando outros carros, caminhões e até mesmo motocicletas. Caso detecte veículos no sentido contrário e o motorista insista em virar à esquerda, o sistema aciona os freios parando o carro, desde que a velocidade seja de até 10 km/h. Ao mesmo tempo um alarme sonoro e luminoso piscará no painel explicitando o motivo da intervenção. Segundo a marca, a intervenção deliberada e sem nenhum aviso prévio se faz necessária, pois uma resposta rápida é fundamental para evitar acidentes.
Comunicação carro - moto
Porém com o sistema de comunicação entre o carro e outros veículos, tanto outros carros como motocicletas, amplia ainda mais a funcionalidade da nova tecnologia, ainda em fase de testes. Pois além dos scanners a laser e a câmera, há uma unidade de comunicação wireless (sem fio) que aumenta a função de reconhecimento de outros veículos para 250 metros e ainda detecta a presença de outros veículos com a mesma tecnologia.
Por exemplo, imagine a situação descrita no primeiro parágrafo, porém com um carro e uma moto, ambos equipados com a nova tecnologia. O carro com a tecnologia “Left-Turn Assistant” identificaria a intenção do motorista em virar à esquerda. “O carro e a moto trocam informações por meio da interface de comunicação carro-moto e assim que a motocicleta se aproximasse. Informações como tipo de veículo, posição, velocidade e até mesmo se as luzes de direção estão ativadas”, explica Udo Rietschel, engenheiro da BMW. Com base nesses dados, o sistema calcula a trajetória dos dois veículos e prevê se uma colisão poderá acontecer.
Se a situação for crítica, a motocicleta aciona o farol alto e dois LEDs posicionados nos espelhos retrovisores começam a piscar para alertar o motorista do automóvel e tornar a moto mais visível. Na iminência de um acidente, até mesmo a buzina da moto toca sozinha. Se o desatento motorista insistir em fazer a conversão, o “Lef-Trun Assistant” irá frear o automóvel, uma vez que a preferência nesse caso é de quem segue sua trajetória. O condutor do carro é informado pelo painel o motivo da parada. E mais um acidente pode ser evitado.
Embora possa evitar muitos acidentes, a nova tecnologia está ainda em fase de testes. A primeira aparição pública e em situações reais aconteceu em 17 e 18 de maio durante a Intersafe 2 – Improved Safety at Intersections (algo como segurança aprimorada em cruzamentos), um consórcio de diversos fabricantes de veículos e institutos de pesquisas europeus para realizar estudos que possam evitar acidentes em cruzamentos, segundo a União Européia o local onde mais acontecem acidentes de trânsito.
© 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados