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Nova versão XRX com motor 2.0, por R$ 190.290, do Corolla Cross, é novidade da Toyota para 2024

05/12/2023 - 18:18 - Mário Salgado - Fotos: Divulgação Toyota
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Versão XRX 2.0 custa R$ 190.290,00

A Toyota do Brasil anuncia a chegada da nova versão XRX do Corolla Cross, equipada com o motor 2.0L Dynamic Force Flex. Essa opção chega para complementar a linha do SUV, que agora está com seis versões. A novidade já está disponível nas concessionárias Toyota de todo o País. 

Desde seu lançamento no mercado brasileiro, em 2021, o Corolla Cross vem ganhando importante participação em vendas. Somente de janeiro a novembro deste ano, o modelo emplacou 37.685 unidades, figurando entre os mais vendidos de seu segmento, com participação de 31,6%. Importante destacar o desempenho comercial nas vendas para o varejo, modalidade em que o SUV é líder absoluto no mercado brasileiro, com 41% de participação. Atualmente o Corolla Cross é responsável por 48,2% do volume total produzido na unidade Toyota de Sorocaba, no interior de São Paulo, sendo exportado para mais de 20 países na América Latina. 

Cores

As cores disponíveis para o novo Corolla Cross são Branco Polar (sólido), Branco Lunar Perolizado, além das cores metálicas: Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Granada e  Azul Netuno.

Tabela de Preços 

Corolla Cross XR
R$ 162.590,00

Corolla Cross XRE
R$ 177.390,00

Corolla Cross XRX
R$ 190.290,00

Corolla Cross GR-Sport 
R$ 196.290,00
(+R$1.900 dualtone)

Corolla Cross XRV Hybrid
R$ 202.690,00

Corolla Cross XRX Hybrid
R$ 210.990,00

Equipamentos

Desde a versão de entrada XR, o modelo possui ar-condicionado digital automático com saída traseira, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação, bem como banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação). O modelo também tem direção eletroassistida progressiva, entre outros recursos que o consolidam como um dos modelos mais vendidos do País.

Já a nova versão XRX 2.0L Flex do Corolla Cross chega ao mercado com os mesmos itens já conhecidos da versão topo híbrida flex. Internamente, dispõe de bancos de couro com ajuste eletrônico de altura para o motorista, cluster com tela TFT de 7 polegadas, central multimídia de 9 polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, volante com regulagem de altura e profundidade, direção elétrica, ar-condicionado de duas zonas e teto-solar. O SUV apresenta rodas de 18" com acabamento na cor preta e diamantada e pneus 225/50 R18, faróis de LED e retrovisores externos na cor do veículo, eletrorretráteis, com regulagem elétrica. 

Motorização

O grande destaque da nova versão XRX é o motor flex 2.0L Dynamic Force de quatro cilindros em linha e 16 válvulas com comando variável inteligente VVT-iE. Também vem equipado com um sistema de injeção direta e indireta de combustível D-4S que adapta a injeção às condições de direção.

Com alta taxa de compressão (13:1), curso longo e pistões de baixa fricção, o motor 2.0L Dynamic Force fabricado na planta de motores da marca, em Porto Feliz (SP), é o mais potente já equipado em um Corolla, oferecendo 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgf.m a 4.400 rpm.

A transmissão do SUV também é a Direct Shift que simula dez marchas, combinando a suavidade de uma transmissão CVT convencional com uma sensação de aceleração direta, graças a uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração em primeira marcha.

Segurança

O Corolla Cross é recheado de equipamentos de segurança passiva e ativa, que o deixam eqiparado aos concorrentes de alto luxo. Desde a versão de entrada XR, o modelo já vem dotado de sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com projeção na central multimídia (as versões XRE, XRX, XRV Hybrid e XRX Hybrid contam ainda com linhas guias dinâmicas), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), quatro sensores de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros de LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos.

As versões GR-S, XRX FFV, XRV Hybrid e XRX Hybrid ainda contam com limpador do para-brisa com sensor de chuva, Alerta de Ponto Cego (em que um sistema de luzes indicadoras nos retrovisores laterais e avisos sonoros alertam o motorista quando um veículo próximo fica fora de sua visão) e o Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA), que permite que o veículo saia de uma vaga de estacionamento com segurança, detectando outros automóveis se aproximando de área com reduzido ângulo de visão. Nessa situação, usando um radar de ondas milimétricas, o RCTA emite sinais sonoros, enquanto as luzes indicadoras dos espelhos retrovisores externos piscam intermitentemente.

Além dos itens de segurança passiva, o SUV médio da Toyota se destaca nos itens de segurança ativa, sendo equipado de série com a tecnologia do sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS). O pacote contempla recursos como:

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS): o sistema usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para localizar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema entender a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por ela. No Corolla Cross, o sistema detecta, ainda, pedestres e ciclistas.

Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA): em determinadas circunstâncias, o sistema é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Esse sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida que, junto com o LTA, observa as marcações da estrada e faz ajustes para ajudá-lo a manter sua posição, aplicando suporte de direção extra e soando um alerta.

Faróis altos automáticos (AHB): trata-se de um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): é um sistema semelhante ao "cruise control" que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

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