• Sábado, 19 de Outubro de 2019

Novo Audi A5 Sportback chega para tentar vários mundos

03/05/2010 - 23:41 - Redação - Fotos: Portal A Crítica
Tamanho da fonte:   - +

Um carro três em um! A Audi inaugura um novo conceito automobilístico com o lançamento do novo Audi A5 Sportback, um veículo com design inovador e diferenciado que traduz a progressividade da marca dos quatro anéis, que terá sua concessionária aqui em Campo Grande em breve. O modelo cinco portas traz, em um único automóvel, o melhor de três mundos: a elegância de um cupê, o conforto de um sedã e a praticidade de uma station wagon.  Mas é sob o capô que bate um motor forte e eficiente, com 214 cv de potência, que acelera o novo membro da família Audi de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos, com velocidade máxima de 234 km/h.  O propulsor levou, pela quinta vez consecutiva, o título de Motor do Ano, na Alemanha, e já conquistou a preferência de 1,3 milhão de compradores, além do reconhecimento dos especialistas do mundo todo.

Um dos destaques deste motor com injeção direta de combustível e turbocompressor é o sistema AVS (Audi Valvelift System), que controla a abertura e fechamento das válvulas de admissão, melhorando o consumo e resposta ao acelerador. Como a injeção direta resfria a câmara de combustão, foi possível adotar um maior índice de compressão para aumentar a eficiência do motor.

O motor 2.0 TFSI do novo A5 Sportback trabalha em conjunto com o câmbio automático de oito velocidades, de variação contínua de marchas, que alia o conforto de um câmbio automático a rapidez de um manual, com marchas que podem ser trocadas por meio da alavanca no console ou ainda pelos shift paddles no volante esportivo. Caso o motorista opte por acionar a função Sport, há prolongamento de aceleração das marchas para uma condução mais esportiva.

Com linhas elegantes e harmoniosas, incluindo portas sem moldura e vidros estreitos, o novo A5 Sportback define nova tendência no design. Na dianteira, destaque para o conjunto ótico com faróis com lâmpadas de bi-xenonio e LEDs posicionados em forma de arco como equipamento de série. Um braço cromado em forma de asa separa as câmaras individuais das lâmpadas e cria um visual inconfundível. Na traseira, a terceira luz de freio está integrada ao contorno do veículo como uma estreita faixa na margem superior do vidro traseiro, com 24 LEDs que geram uma faixa contínua de luz, em lugar de uma série de pontos. O conjunto ótico conta ainda com regulagem automática de altura e sistema de lavagem automático. Os faróis de neblina, também de série, são instalados nas entradas de ar laterais e emoldurados por anéis cromados. Os espelhos externos com indicadores de direção com LEDs dão um toque a mais de refinamento.

O modelo traz ainda última geração do sistema ESP (sistema eletrônico de estabilidade), com bloqueio eletrônico do diferencial do eixo dianteiro, equipamento que oferece maior agilidade em curvas mais rápidas graças a pequenas frenagens da roda dianteira (que está do lado de dentro da curva), melhorando a dirigibilidade e controle do veículo. A reação ao volante é mais rápida e precisa e a estabilidade é aumentada, além de proporcionar maior tração nas curvas e as rodas podem ser esterçadas com o menor esforço.

Outra inovação do A5 Sportback, importante para diminuir o consumo, é o sistema de recuperação de energia, que aproveita a energia cinética durante a desaceleração. Nas reduções de velocidade e frenagens, o alternador converte a energia do movimento em eletricidade, que é armazenada temporariamente na bateria. Quando o carro é acelerado novamente, a bateria devolve a energia armazenada, reduzindo a carga do alternador e melhorando o consumo.

Do lado de dentro, o novo A5 Sportback oferece conforto e comodidade para todos os ocupantes, além de ótimo espaço para bagagem, graças ao porta-malas com volume de 480 litros (com os bancos traseiros rebatidos são 980 litros). O modelo vem equipado de série com uma lista completa de itens tecnológicos, de segurança e conforto, como ajuste lombar elétrico, ar-condicionado automático, computador de bordo, piloto automático, teto solar, volante esportivo em couro multifuncional com shift paddles, sensor de estacionamento frontal e traseiro, entre outros.  A segurança fica por conta dos airbags frontais e laterais dianteiros, sistema ESP,  faróis de neblina e luzes de neblina na traseira e suspensão esportiva.

Os airbags dianteiros, acionados em caso de colisão frontal, estão sincronizados com sensores de posição nos bancos que regulam sua atuação e a dos cintos, para maior segurança de passageiros de qualquer estatura. Os airbags laterais estão posicionados nos assentos dianteiros, e o sistema de apoio de cabeça entra em ação em caso de colisões na traseira, reduzindo o risco do efeito-chicote.

O sistema de som modelo Symphony, de série, comporta seis CDs, tem entrada para cartão de memória e conexão para MP3 player, além de monitor colorido com 6,5 polegadas. O sistema de som Bang & Olufsen, opcional, transforma o interior em uma sala de concertos, com 505 watts de amplificação e 14 altofalantes de alta performance. Outro recurso importante é a conexão Bluetooth para telefone celular. O Novo Audi A5 Sportback chega a mercado brasileiro com preço a partir de R$ 189.000.

Design

Com o lançamento do Audi A5 Sportback, a montadora alemã reforça a excelência no design de seus modelos. Na lateral as rodas com 18 polegadas são emolduradas por uma vigorosa carroceria e pela esguia disposição das janelas laterais. A coluna C corre para a traseira como uma onda alongada, integrando-se à estreita terceira janela como uma extremidade voltada para cima - uma homenagem ao Audi 100 Coupé S, de 1969.

A proporção entre as superfícies de vidro e metal é de um para dois terços, uma característica típica da Audi. Os contornos bem definidos da carroceria também são típicos da marca, ressaltando volumes das superfícies côncavas e convexas. A largura da traseira é enfatizada por linhas horizontais, além do aerofólio que se destaca sobre a tampa do porta-malas, e as duas ponteiras do escapamento

Carroceria

O fundamento das qualidades que caracterizam o Audi A5 Sportback é a alta rigidez da carroceria, construída através de variedade de tecnologias avançadas, que inclui o uso de chapas moldadas a quente, fabricadas em sua maior parte na fábrica de Ingolstadt, onde o carro é produzido. As junções de liga de aço-boro são aquecidas a 950°C em um forno contínuo e imediatamente modeladas e esfriadas em um molde refrigerado a água, um processo que proporciona extrema resistência à tensão. É possível suspender seis unidades do novo A5 Sportback completos, pesando dez toneladas no total, numa tira deste material com apenas 2 milímetros de espessura e 30 milímetros de largura.

Chapas moldadas a quente são muito leves e tem grande influência no peso total do carro: o A5 Sportback 2.0 TFSI tem apenas 1.530 quilogramas. Para garantir peso reduzido, a Audi usa materiais diferenciados para cada parte do carro. Os paralamas dianteiros, por exemplo, são de alumínio, reduzindo o peso total e ajudando na distribuição de carga entre os eixos. A montagem utiliza um adesivo estrutural para aumentar a resistência em algumas áreas, e solda a laser é aplicada nas molduras e nas portas. As áreas sob a tampa do porta-malas e a junção invisível entre as laterais e o teto do carro são unidas através de solda com plasma, que garante elevadíssima precisão.

Infotainment

O Sistema Audi Infotainment também é de série e inclui tela colorida de 6,5 polegadas localizada na parte superior do console central, com informações de áudio, ajuste de temperatura, sistema de auxílio ao estacionamento e temperatura interna do habitáculo do veículo.

No lugar da tradicional alavanca do freio de estacionamento, a Audi usa um sistema eletromecânico acionado por uma pequena tecla, economizando espaço no túnel central.

Motorização

Com 1.984 cm³, o 2.0 TFSI desenvolve 214 cv e proporciona 350 Nm de torque numa ampla faixa de rotações, entre 1.500 e 4.200 rpm. Entre suas características principais estão o eixo de comando de admissão ajustável e os dois eixos de balanceamento, que asseguram baixas vibrações. Injetores com seis saídas introduzem a gasolina nas câmaras de combustão a uma pressão de 140 bar e o formato das válvulas provoca um efeito de redemoinho que aumenta a eficiência da combustão. O turbocompressor refrigerado a água e o intercooler combinam eficiência com baixo peso e volume.

Chassi

Como em todos os modelos da série A5, o eixo dianteiro do Sportback foi deslocado para frente, através de um posicionamento pouco convencional dos componentes mecânicos. O diferencial é montado diretamente atrás do motor, que é longitudinal, à frente do conversor de torque. Todos os componentes maiores das suspensões dianteira e traseira são de alumínio.

O sistema de direção, por pinhão e cremalheira, é esportivo e direto e proporciona melhor dirigibilidade, segurança e prazer ao dirigir para condutor. O sistema regula o fluxo de óleo e libera somente a energia hidráulica necessária a cada movimento. Os freios dianteiros têm discos com 320 mm de diâmetro e pinças de material composto, para dissipar melhor o calor.

Ficha técnica Audi A5 Sportback

Dimensões externas:
Comprimento 4.711 mm
Largura 1.854 mm
Altura 1.391 mm
Distância entre eixos 2.810 mm
Bitola dianteira 1.590 mm
Bitola traseira 1.575 mm
Portamalas: 480 litros

Motor:
Cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 1.984 cm³
Potência: 214 hp
Torque: 350 Nm
Alimentação: injeção direta na câmara de combustão

Transmissão:
Tração: dianteira
Automática com 8 velocidades e ré
Rodas: liga leve, aro 18 / pneus 245/40 R18

Desempenho:
Aceleração 0-100 km/h: 7,4 s
Velocidade máxima: 234 km/h
Consumo cidade: 10,53 km/litro
Consumo estrada: 17,24 km/litro
Consumo combinado: 13,88 km/litro

Equipamento de série
Ajuste lombar elétrico
Aplicações decorativas em alumínio
Ar condicionado automático
Bancos com ISOFIX
Bancos frontais elétricos
Bancos esportivos
Computador de bordo
Controle de Cruzeiro
Couro Alcântara
Descansa-braços central na frente
Teto solar
Pacote de luzes internas
Encosto traseiro rebatível
Espelho retrovisor interno com antiofuscamento automático
Frisos de recortes nas portas
Janelas laterais e traseira com isolante térmico
Manopla de marchas em couro
Volante esportivo em couro, multifuncional com shift paddles
Airbags frontais e laterais dianteiros
Ajuste automático da altura dos faróis
Alarme
Controle do fecho do cinto de segurança
Dispositivo para desativação do airbag do passageiro
ESP
Faróis de neblina
Luz de neblina traseira
Lanternas traseiras com LEDs
Material de primeiros socorros e triangulo de segurança
Parafusos para rodas antifurto
Sensor de luz e de chuva
Sistema de lavagem dos faróis
Sensor de estacionamento frontal e traseiro
Travamento central com controle remoto
Farol Bi-Xênonio
Suspensão esportiva

Audi Music Interface
Bluetooth
Rádio Symphony

Opcional:
Sistema de som Bang & Olufsen

Preço: R$189.000,00

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
Topo
Publicidade
  • © 2002-2019 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados