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Novo Fox ganha cara de Golf e chega a 2015 evoluído

19/08/2014 - 10:40 - Redação - Foto: Divulgação Vw
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Primeiro modelo feito no Brasil desenvolvido de dentro para fora, o Fox foi também o primeiro Volkswagen a adotar as linhas globais de estilo da marca, em 2009. Agora, na linha 2015, o modelo passa a ser o primeiro carro nacional da Volkswagen a trazer a evolução do design mundial da marca.

“É uma evolução que valoriza ainda mais o design do carro. De forma geral, o Fox está mais maduro, moderno e imponente. Foram cerca de quatro anos trabalhando nesse projeto, que teve como base três pilares: inovação, sofisticação e qualidade”, explica o diretor de Design e Package da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga.

O Novo Fox traz a frente totalmente nova. Desde as portas dianteiras (coluna “A”), todas as linhas de estilo em direção à frente do carro são novas. Capô, faróis, para-choques. Tudo é novo.

A característica mais marcante na frente do Novo Fox são os faróis, mais inclinados em relação aos do modelo anterior e que passam a adotar a assinatura “mais quadrada”, semelhante a outros modelos Volkswagen no mundo. Agora, uma linha cromada horizontal divide toda a frente do veículo, tangenciando a parte inferior dos faróis, característica adotada também no Novo Golf.

Destaca-se também a nova entrada de ar no para-choque, que passa a ser “flutuante”, ou seja, claramente independente das demais linhas da parte inferior do para-choque. Para evidenciar esse elemento de design, os itens cromados aumentaram no Novo Fox, especialmente quando se analisa a versão Highline. As molduras nos faróis de neblina são um bom exemplo. Além de dar aparência mais refinada à visão frontal do modelo, essas molduras dão a impressão de continuidade da grade dianteira. 

Vista lateral

Também repaginada, a lateral traz como principal mudança as molduras das caixas de roda, que agora estão mais evidentes. Todas as rodas de liga leve e calotas do Novo Fox são novas. Ao todo são cinco acabamentos para as rodas: três tipos de calota - “Folk” e “Samba”, de 15 polegadas, e “Blues” de 14 polegadas (esta para a versão BlueMotion) - e duas rodas de liga leve (Indie de 15” e “Tango” de 16”).

Outra mudança de estilo está nas molduras dos espelhos retrovisores, que estão maiores e com novo formato. Outro componente que está mais vistoso é o friso lateral, que define bem a área de incidência de luz na parte inferior das portas. As chapas das portas trazem linhas mais proeminentes, destacando-se no desenho do Novo Fox.

A coluna “C”, a que fica entre a porta traseira e a tampa do porta-malas, é totalmente nova, não apenas por causa das molduras da caixa de roda, mas também pelas novas lanternas traseiras. “Visualmente, o resultado é um carro mais bem postado, com linhas bem definidas e de aspecto sóbrio”, diz o diretor de Design e Package da Volkswagen do Brasil.

Traseira

Assim como na dianteira, todos os componentes da parte de trás do Novo Fox são novos. O que mais chama a atenção são as lanternas, que estão maiores em comparação ao modelo anterior (e em posição horizontal).

Seguindo a mesma linha adotada em modelos de segmentos superiores, como o Novo Golf, Jetta e Passat, por exemplo, o novo conjunto ótico passa a ser duplo e dividido entre a lateral do veículo e a tampa do porta-malas, mantendo a assinatura visual noturna padrão da marca no mundo (Volkswagen Night Appearance). Como consequência, a tampa do porta-malas também é totalmente nova para acomodar as lanternas maiores.

O para-choque traseiro também é novo e passa a contar com retrorrefletores integrados na parte inferior, o que confere mais esportividade ao modelo. Em todas as versões a área que envolve o retrorrefletor é pintado de preto, dando a impressão de que o carro é mais alto.

Centralizado na traseira do carro, o emblema merece um capítulo à parte. O Novo Fox passa a contar com o Easy Trunk (“schwenkemblem”), sistema de abertura elétrica da tampa traseira pelo logotipo da Volkswagen, como já ocorre no CC e no Passat. Dessa forma, basta pressionar para frente a parte superior do logo para abrir a tampa do porta-malas.

Interior moderno e de segmentos superiores

O Novo Fox traz um interior mais moderno e sofisticado. Todos os materiais utilizados são novos ou foram refinados. O painel, por exemplo, passa a contar com uma nova peça plástica, mais lisa e de material mais nobre. Agora, todas as versões do Fox passam a ter o painel pintado, dando um aspecto mais luxuoso ao modelo.

“Cada detalhe foi estudado no interior do Fox para atender da melhor forma possível as necessidades dos ocupantes do carro. O conceito driver oriented está ainda mais nítido no Novo Fox, que passa a utilizar tonalidades mais claras no interior. Além disso, o cliente tem à disposição mais opções de combinações de cor e de materiais, podendo configurar o carro do jeito e do gosto dele. A oferta prática de acabamentos praticamente dobrou em relação ao modelo anterior. Tudo está mais moderno no Novo Fox”, ressalta Luiz Alberto Veiga.

O quadro de instrumentos passa a ter novo grafismo e reforça a iluminação de LEDs brancos. As saídas de ar também são novas, com formato mais uniforme e destacado em relação ao restante do painel.

Cada versão traz um ambiente de cabine diferente, do volante às tonalidades e materiais utilizados. Já na versão Trendline, de entrada, o painel conta com um aspecto metalizado. O tecido que cobre o interior também é novo: tear Venice Cinza, de aspecto mais sóbrio.

Na configuração intermediária Comfortline, há mais itens cromados no interior e o acabamento é diferenciado. O tecido que forra os bancos e as laterais das portas também é inédito: tear Byron cinza. De série o volante é o mesmo da versão Trendline, mas há a opção de equipar o modelo com o mesmo volante multifuncional do CC, com comandos do computador de bordo e dos sistemas de som e de telefonia.

O Novo Fox BlueMotion segue a filosofia global da marca para definir as versões que têm a eficiência energética como principal premissa. A grade dianteira traz visual exclusivo, com um filete azul, assim como as calotas inéditas (aro 14”). O tecido dos bancos conta com figurino exclusivo (malharia Maya azul) e a plaqueta que identifica a nomenclatura “BlueMotion” é inédita.

Na versão Highline, topo de linha, todo o ambiente é diferenciado. O painel traz tom mais claro de série, porém o cliente tem a opção de deixar o interior escuro. O volante multifuncional de série é o mesmo do Novo Golf. Além disso, o Fox Highline já conta com volante e pomos do câmbio e do freio de estacionamento revestidos de couro com pespontos claros.

O revestimento interno é a exclusiva malharia Zuma cinza (ambientação clara) e há as opções de cobrir os bancos e os painéis de porta com exclusiva a malharia Zuma Hard cinza (ambientação escura) ou um novo Native, que traz gravações semelhantes a fibra de carbono e uma faixa vermelha, dando um visual ainda mais superior ao interior do Novo Fox Highline. Na versão topo de linha as capas dos pedais são de alumínio e as rodas de liga leve de 15” estilo “Indie” são equipamentos de série.

Tecnologia e segurança de segmentos superiores

ESC - Controle eletrônico de estabilidade – O Novo Fox pode ser equipado na versão topo de linha Highline com sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica essa para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração - O sistema auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.

TC (M-ABS) – O Traction Control ou Controle de tração tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor. O TC (M-ABS) está disponível de série para o Novo Fox Highline.

EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial – Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.

HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.

HBA – Função adicional do sistema ESC, o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem) é outro recurso inédito na linha Fox. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.

Sistema de freios mais avançado – O Novo Fox Highline conta com freios a disco nas rodas dianteiras com 280 mm de diâmetro. Além de ser mais eficiente, esse sistema confere mais conforto ao motorista, uma vez que os novos freios demandam 15% menos força para realizar a mesma desaceleração. Esse sistema traz maior resistência ao efeito de fading (perda de eficiência causada por aquecimento após frenagens sucessivas), o que mostra um excelente comportamento térmico..

Todas as versões do Novo Fox são equipadas com um dos mais modernos sistemas ABS da categoria. Isso porque, além de evitar o travamento das rodas em frenagens bruscas, o sistema de freios é composto por outros recursos de segurança, como o EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado.

O sistema EBD distribui eletronicamente as forças de frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro, garantindo a estabilidade e a segurança. Já o ESS, exclusivo no segmento, funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema aciona as luzes de frenagem de forma intermitente na frequência de 3Hz. Após essa frenagem, com o veículo estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta na frequência de 1,25Hz, indicando que o veículo está parado.

Há ainda o sistema MSR (Motorschleppmomentregelung ou Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor. Esse sistema atua quando o motorista libera rapidamente o pedal do acelerador e nas reduções de marcha, aumentando o torque através do controle do acelerador eletrônico.

Outro recurso presente no Novo Fox é o GMA (Giermomentaufbauverzögerung ou Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito. O sistema também proporciona diferentes forças de frenagem no momento da desaceleração até que a rotação das rodas seja equalizada.

Quatro versões, quatro motores, três transmissões

O Novo Fox é oferecido em três configurações de câmbio e quatro opções de motorização. Todos os conjuntos mecânicos contam com calibração específica para atender da melhor forma possível a proposta da versão na qual são aplicados.

Novo motor 1.6l MSI

Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o novo motor 1.6l MSI, da família EA211, foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e maior performance. Por isso optou-se pela configuração de quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro). Ele chega à linha Fox para a versão topo de linha Highline.

Com 1.598 cm³ de cilindrada e instalado em posição transversal, o novo motor 1.6l MSI é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) à mesma rotação, com gasolina (E22).

O torque máximo é de 16,8 kgfm (165 Nm) com etanol e 15,8 kgfm (155 Nm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. Essa ampla faixa de distribuição do torque melhora o desempenho em baixos regimes (por exemplo, em cidade) e dá ótimo fôlego para retomadas de velocidade.

O novo motor 1.6l MSI possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o motor conta com duplo comando de válvulas integrado à tampa, com comando de admissão variável.

Outra solução inovadora adotada no novo motor 1.6l MSI é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. O coletor de escape forma uma peça única com o cabeçote.

Evolução do sistema introduzido no Brasil de forma pioneira pela Volkswagen no Polo E-Flex, em 2009, o sistema de partida a frio aquecida, que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina é outro destaque nessa motorização.

Com todas essas inovações, o Novo Fox Highline, quando abastecido com etanol, acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e atinge velocidade máxima de 189 km/h. Com gasolina, são 10,3 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 183 km/h de velocidade máxima.

Nova transmissão manual de seis marchas

Além do novo motor, o Novo Fox Highline traz a inédita transmissão manual de seis marchas, tornando-se o primeiro modelo Volkswagen produzido no Brasil com esse recurso e exclusivo no segmento. Desenvolvida tendo como base a caixa manual de cinco marchas MQ200-5F (reconhecida pela sua precisão de funcionamento), a nova transmissão de seis marchas (MQ200-6F) é apenas 4,2 centímetros maior e tem 3,2 kg a mais do que a MQ200-5F, que tem 33,5 kg.

A nova transmissão traz novos eixos primários e secundários para receber o par adicional de engrenagens da sexta marcha. Por sua vez, foi necessário desenvolver um projeto específico para o sincronizador da quinta e da sexta marchas.

Tendo como principais objetivos a performance, a economia de combustível e a excelência em funcionamento, o novo câmbio manual de seis marchas mantém as relações de 1ª a 5ª marchas da transmissão MQ200-5F, mas com a relação do diferencial mais curta (passando de 4,188:1 para 4,357:1).

Dessa forma, a velocidade máxima do Novo Fox Highline com a transmissão manual de seis marchas é alcançada em quinta marcha, fazendo com que a sexta marcha funcione como um “overdrive”, privilegiando o conforto e o consumo de combustível, uma vez que o motor trabalha em menores rotações e com maior silêncio de rodagem.

Transmissão I-Motion com trocas ainda mais suaves

O Novo Fox Highline conta ainda com a opção de transmissão automatizada I-Motion. Essa transmissão recebeu a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha ainda mais suaves e precisas.

No momento da troca automática de marcha em D (Drive), em décimos de segundo, o sistema reduz gradativamente (de forma parabólica) o torque do motor, que retorna assim que a próxima marcha é engatada. Essa característica proporciona maior conforto nas trocas de marcha em todas as condições de uso do veículo.

Além das trocas de marcha de forma automática, a transmissão I-Motion do Novo Fox Highline ainda permite trocas manuais em modo sequencial, acionado por meio da manopla de câmbio ou por paddle shifts instalados atrás no volante multifuncional (o mesmo utilizado do Novo Golf). Dessa forma, o motorista pode dirigir de forma mais esportiva, aproveitando toda a potência e o torque do novo motor 1.6l MSI.

Além disso, na versão I-Motion, a partida do motor é assistida, o que significa que não é necessário manter a chave acionada para que ela se processe – basta um leve toque na chave para a ECU (Unidade de Comando Eletrônico do Motor) comandar todo o processo de partida. Como pré-requisito, o motorista deve aguardar a indicação do instrumento combinado para efetuar esse procedimento.

Também é destaque nessa transmissão o “Upshift Abort”, mapeamento específico para o novo motor 1.6l MSI. Isto é: o sistema identifica da melhor forma possível o momento de uma retomada de velocidade e aborta, por exemplo, a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor elevada para disponibilizar mais torque e potência para uma ultrapassagem. Esse recurso é resultante da nova estratégia de comunicação entre a ECU e a TCU (Unidade de Controle Eletrônico da Transmissão).

Acústica de veículos premium

O Novo Fox é equipado com sistema de escapamento totalmente de aço inoxidável, com uma junta de desacoplamento entre o primeiro e o segundo catalisador, conferindo menor nível de vibração e alta durabilidade ao sistema. Complementam o conjunto dois elementos silenciadores, sendo o dianteiro com volume de 6,75 litros e o traseiro, 13,5 litros. Essa capacidade volumétrica nos traz uma excelente atenuação do nível de ruído do escapamento. Esse conjunto de escapamento conta com uma saída dupla, que proporciona uma qualidade sonora com “timbre esportivo” ao Novo Fox Highline.

Outro importante recurso acústico do Novo Fox é o sistema de coxinização pendular, ou seja, o peso do conjunto propulsor é suportado pelo coxim hidráulico do motor e pelo coxim da transmissão (seco). Além disso, o sistema conta com um restritor de torque, que controla a movimentação longitudinal (em relação ao veículo) do motor. A vantagem desse sistema pendular de coxinização é oferecer alto desempenho acústico, proporcionado mais conforto ao dirigir.

Novo motor 1.0l de três cilindros

O novo Fox BlueMotion é equipado com o premiado motor 1.0l de três cilindros, da família EA211. Ele tem potência de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.

O motor 1.0l de três cilindros foi o grande vencedor da 47ª edição da premiação “Carro do ano”, promovida pela Revista Autoesporte, da Editora Globo. O júri formado por 16 jornalistas especializados e sete engenheiros convidados pela revista elegeram o motor EA211 1.0l três cilindros como o “Motor do Ano até 2.0l” e o Fox 1.0l BlueMotion o “Carro Verde do Ano 2014”.

Com o mesmo conceito de construção do novo motor 1.6l MSI, o propulsor três cilindros do Novo Fox BlueMotion tem como principais vantagens o baixo peso, a maior eficiência térmica, a aplicação de soluções inovadoras e inéditas nessa faixa de cilindrada  e o baixo atrito, que resultam em redução no consumo de combustível e nas emissões. Além disso, o desempenho também é aprimorado, graças à utilização de recursos como o comando de válvulas variável, que garante mais força em baixas rotações.

Tendo com princípio a mobilidade sustentável, o Novo Fox BlueMotion traz as relações de marchas mais alongadas em relação aos demais modelos 1.0 da linha Fox e pneus “verdes” (de baixa resistência ao rolamento) nas medidas 175/70 de 14 polegadas, visando maior economia de combustível.

Isso sem abrir mão do desempenho: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13,6 segundos (etanol) e 13,9 segundos (gasolina). A velocidade máxima é de 167 km/h e 165 km/h, respectivamente.

Motores 1.0 TEC e 1.6 MSI

O Novo Fox Trendline, versão de entrada, e Novo Fox Comfortline, configuração intermediária, podem ser equipados com os motores 1.0l TEC (de até 76 cv) e 1.6l MSI (de até 104 cv), ambos de quatro cilindros em linha. O motor 1.0l TEC tem 999 cm³ de cilindrada e duas válvulas por cilindro.

Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor 1.0l TEC é de 76 cv (56 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm (104 Nm) a 3.850 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 72 cv (53 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 kgfm (95 Nm) a 3.850 rpm. 

Ao nível do mar, o Novo Fox Trendline 1.0l atinge 100 km/h em 15,4 segundos e registra velocidade máxima de 158 km/h com etanol. Com gasolina, a aceleração até 100 km/h é realizada em 16,1 segundos e a velocidade máxima chega a 156 km/h.

O motor 1.6l MSI, que recentemente recebeu ações de redução de atrito, tem 1.598 cm³ de cilindrada, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindros. As válvulas de admissão e de escapamento trabalham em perfeita sintonia com as molas das válvulas, cuja carga é ajustada para baixos e altos regimes de rotação do motor.

Assim como no motor 1.0l TEC, os retentores das válvulas, do eixo comando e da flange do virabrequim também contribuem para a redução de atrito, mantendo a vedação à passagem de óleo. Esta redução de atrito proporciona menor consumo de combustível. Com todos esses recursos, o Novo Fox com motor 1.6l MSI apresenta excelente performance e dirigibilidade.

Com câmbio manual de cinco marchas (MQ200-5F), o modelo 1.6 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos (etanol) e 10,9 s (gasolina). A velocidade máxima também merece destaque, com 183 km/h (etanol) e 181 km/h (gasolina). Essa motorização pode ser associada também com a transmissão automatizada I-Motion, que realiza as trocas de marcha de forma automática. Com esse câmbio, os números de velocidade máxima são os mesmos da configuração manual, já a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 11,1 s (E100) e 11,4 s (E22).

Uma cabine inteligente, sem precedentes

A versatilidade sempre foi uma marca registrada do Fox (são 17 porta-objetos na cabine). E a tecnologia também. Todas as versões do Novo Fox trazem a função “Cluster welcome” – acendimento automático das luzes da tela central do instrumento combinado (cluster). As luzes de LED do painel de instrumentos também permanecem acesas durante o dia, melhorando ainda mais a visualização do velocímetro e do conta-giros.

No painel de instrumentos, o motorista conta também com o indicador digital de troca de marchas e as mensagens do sistema ECO Comfort, que orienta (quando o veículo estiver equipado com I-System) o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel. É nessa central que são exibidas informações das nove funções do computador de bordo.

Outro destaque é que o Novo Fox passa a utilizar o sistema “Easy drive”, de direção com assistência elétrica. Esse recurso tem como principal vantagem colaborar para economia de combustível – diferentemente dos sistemas de assistência hidráulica, a elétrica só funciona quando há demanda.

Falando em direção, o Novo Fox oferece faróis de neblina com luz de conversão estática, recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h. Sempre que os faróis estiverem ligados (alto ou baixo) e a seta for acionada ou girar o volante, o farol de neblina do lado correspondente ao que o veículo estiver virando é acionado automaticamente.

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