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Versão 2008
A linha Xsara Picasso 2008 ganhou uma série de evoluções de estilo. As novas linhas dianteiras acrescentam mais fluidez e modernidade ao modelo. O design da dianteira tornou-se mais marcante e estruturado. O novo pára-choque dianteiro, maior e mais alongado, é sublinhado com uma elegante faixa cromada. O novo capô, com forma ligeiramente arredonda, apresenta uma evolução da grade dianteira, com chevrons generosamente dimensionados remetendo aos novos códigos estilísticos da marca. O estilo dos faróis evoluiu, mudando a expressão do Novo Xsara Picasso.
A parte traseira também foi sutilmente revista para apresentar linhas apuradas e dinâmicas. Foram alterados o pára-choque, os monogramas e o chevron, sempre em harmonia com os últimos lançamentos da marca. Na versão GLX, a calota Baynne 15" confere modernidade ao perfil do carro. Para o consumidor, a Citroën ampliou as opções de cores disponíveis. Entram no catálogo as novas cores Gris Cendre (pérola), Gris Fer (cinza), Perla Nera (preto) e Icare (azul).
Interior
Internamente, o modelo recebeu modificações em sua harmonia. O novo padrão de acabamento, chamado Gris Tramontane, deu aos painéis de porta e acabamentos internos um aspecto mais sóbrio, em tons grafite. Na versão GLX, o novo revestimento Lyon dá um caráter versátil ao acabamento e, nas versões Exclusive, o revestimento Grade acrescenta requinte e exclusividade. O restante continua igual a antes. Muito conforto à bordo do Picasso.
Ao volante
O Novo Xsara Picasso oferece muito conforto e comodidade ao motorista. Além de se sentar em posição mais elevada que na maioria dos automóveis, ele conta com descansa-braço de série nos assentos dianteiros, regulagem lombar, volante e assento do banco do motorista reguláveis em altura. Tudo isso oferece o prazer de dirigir de um modelo hatch ou sedã. O interior possui boa ergonomia: a parte central do painel facilita o acesso à alavanca de troca de marchas e aos comandos do rádio e da climatização.
Em matéria de proteção contra roubo e furto, o Novo Xsara Picasso possui travamento automático nos 30 segundos que seguem um destravamento, caso não haja nenhuma abertura das portas ou do porta-malas. Esse sistema só funciona com o carro parado. Além disso, acima de 10 km/h, todas as portas são automaticamente travadas. Esta função é cancelada assim que uma porta é aberta.
Mecânica
O conjunto de suspensão alia firmeza ao conforto de um carro familiar. É formado na dianteira por um sistema McPherson apoiado por molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Na traseira, por um eixo com braços longitudinais, independente, com barras de torção transversal, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. O modelo utiliza pneus Michelin XH-AS 185/65 R15 88H, que proporcionam máxima aderência em quaisquer situações.
O Novo Xsara Picasso possui duas opções de motorização: 1.6i 16V Flex e 2.0i 16V. O motor 1.6i 16V Flex, com 1.597 cm³, mantém os 110 cv quando utilizado com gasolina e disponibiliza 113 cv quando utilizado com álcool, sempre a 5.600 rpm. O torque máximo é alcançado a 4.000 rpm – 14,5 kgfm com gasolina, 15,8 kgfm com álcool. Esses números tornam o Novo Xsara Picasso extremamente agradável de dirigir, tanto na cidade quanto na estrada.
Já o potente motor EW-10J4 de 2,0 litros e 16 válvulas gera 138 cv de potência a 6.000 rpm e 20,0 kgfm de torque a 4.100 rpm. Com um torque elevado, disponível logo nos regimes mais baixos – 90% de seu torque máximo a partir de 2.500 rpm –, o motorista se beneficia de uma grande flexibilidade de direção, sem sobressaltos.
A Citroën oferece ao comprador do Novo Xsara Picasso duas opções de câmbio: Manual ou Automático Seqüencial. A caixa manual de marchas BE, de cinco velocidades à frente, permite engates precisos e oferece escalonamento totalmente adaptado às duas motorizações. Já a caixa automática seqüencial AL4 (associada exclusivamente ao motor 2.0i 16V), a mesma utilizada no modelo top C5, adapta-se ao estilo de condução do motorista e às condições de utilização do Novo Xsara Picasso. Graças ao software auto-active, ela escolhe a programação mais apropriada à situação do momento. O modo automático possui dispositivos programados para adaptar o funcionamento da caixa ao programa escolhido (esporte ou econômico), às condições externas (relevo da estrada, aderência, carga do veículo, aceleração ou desaceleração) e internas (temperatura e pressão de óleo da caixa, motor frio e outros fatores).
Esta caixa integra, além do mecanismo automático, a possibilidade de um modo “manual”, graças a um comando de velocidades seqüencial. O modo “manual” ou “seqüencial” oferece ao motorista a livre escolha da passagem das velocidades. Para fazer o inverso, basta deslocar lateralmente a alavanca de câmbio para a esquerda. A passagem das velocidades efetua-se por meio de impulso sobre a alavanca: para a frente (+), a mudança de marchas é ascendente (engata-se uma marcha mais alta); para trás (-), a
mudança de marchas é decrescente (engatam-se marchas mais baixas). Esta mudança faz-se de maneira simples e rápida. O comando seqüencial oferece, portanto, as mesmas vantagens da caixa manual, sem as numerosas ações de desembreagem.
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