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Para aventureiros de duas e quatro rodas

22/02/2013 - 11:07 - Carlos Bazela / Agência INFOMOTO - FOTOS: Divulgação
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Nem carro, nem moto. Os amantes do fora-de-estrada estão pouco a pouco aderindo a uma nova forma de encarar as trilhas: ao guidão de um quadriciclo (ou simplesmente ATV, All Terrain Vehicle) - ou a bordo de um side-by-side – também chamado de UTV, uma espécie de buggy ultramoderno guiado por volante e com assentos paralelos semelhantes aos de um carro. Desta forma, as marcas não poupam esforços e, além de rechear o mercado com uma grande variedade de produtos do gênero, investem em competições e passeios para difundir cada vez mais esse novo conceito de off-road em quatro rodas.

É o caso da norte-americana Polaris. No Brasil via subsidiária própria desde o final do ano passado, a marca inaugura neste mês a Polaris Cup, competição na qual participam os proprietários dos side-by-sides RZR S 800 e RZR XP 900; e também do ATV esportivo Scrambler XP 850. De acordo com Paulo Brancaglion, gerente de marketing da Polaris, a iniciativa de criar uma prova veio dos próprios clientes. “Nós já fazíamos encontros aos finais de semana com os clientes e desses encontros surgiu a ideia de fazermos a competição”, comenta o executivo. Brancaglion completa dizendo que a Polaris Cup tem três etapas programadas para acontecer este ano, todas no Estado de São Paulo e já conta com 20 UTVs inscritos e, por enquanto, três unidades do Scrambler. Detalhes: as datas da Polaris Cup ainda não foram fechadas pelo fato do torneio ser supervisionado pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e também por conta do calendário de outras provas, como a Copa Troller, já que alguns competidores estão inscritos nas provas de carros, ATVs e UTVs.

Pela mesma trilha, segue a Can-Am, divisão da BRP, pertencente ao conglomerado canadense Bombardier, que realizou no último dia 3 em São Luís (MA) o Can-Am Adventure Tours. O percurso, totalmente off-road, reuniu os clientes da marca que adquiriram os modelos Renegade XXC ou uma das quatro versões do side-by-side Commander. No entanto, ao contrário de sua concorrente, o evento não foi exclusivo para produtos da marca. “São 50 eventos como esse por todo o Brasil durante o ano.

Eles são direcionados para quem tem quadriciclo, independente da marca. Nosso objetivo é desenvolver o grupo”, afirma Adilson Gaspar, especialista em Marketing da BRP.

Segundo Gaspar, “desenvolver o grupo” é a chave para que muitos proprietários de quadriciclos se sintam estimulados a entrar em competições, como o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. “Nós damos a base. Temos guias ensinando o lado técnico e dando dicas de pilotagem. Depois de um tempo, alguns dos participantes dos eventos já se sentem aptos para competir”, comenta.

O outro lado da aventura

Embora os ATVs ainda sejam os mais lembrados nas trilhas, os side-by-sides estão, aos poucos, galgando espaço e atraindo tanto os pilotos de moto quanto os de carro. Na visão de Paulo Brancaglion, da Polaris, essa migração, no caso dos motociclistas também tem a ver com a idade. “O piloto vai ficando mais maduro e acaba indo para o UTV pela segurança. Alguns até chegam a dizer que não têm mais idade para fisioterapia”, brinca o gerente.

Já entre os carros, tudo é uma questão de custo. “O pessoal do carro está fazendo conta. Competir com uma picape, por exemplo, sai bem mais caro”, comenta.

Mudar de estilo para cortar gastos foi exatamente o que fez o piloto Murilo Serrano, 46, que trabalha no setor de TI e competiu por oito anos na Copa Mitsubishi pilotando uma picape L 200. No ano passado, ele passou para o UTV RZR XP 900, da Polaris. “O rali judia muito do carro. No caso do UTV, ele é um veículo mais leve e sofre menos desgaste das peças. Fora que o preço delas é bem menor comparando-se com o carro”, revela Serrano que destaca também a emoção de guiar o pequeno veículo. “A adrenalina é maior! Você tem o vento no rosto! Parece que está pilotando uma moto”, conta ele.

Mercado aquecido

Com diversos aventureiros descobrindo os quadriciclos, não é de se estranhar que as vendas do segmento estejam movimentadas. “O mercado está em franco crescimento”, afirma Adilson Gaspar, da BRP, embora sem revelar os números de venda empresa. Já para a Polaris, a palavra de ordem é expansão, uma vez que a marca conta hoje com seis concessionárias ativas e pretende aumentar esse número para quinze até o final do ano.

Outra arma dos fabricantes são os novos produtos. Para agradar pilotos como Murilo Serrano, a Can-Am trará ao Brasil já no mês que vem o Maverick 1000R. Ainda sem preço revelado, o novo side-by-side é o primeiro da marca no país com foco exclusivamente esportivo. “O Maverick foi lançado lá fora em outubro passado e será apresentado oficialmente no mês que vem. E nós já pretendemos participar com ele da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, agora em março, em Barretos (SP)”, revela Gaspar.

Mesmo com os side-by-sides sendo a bola da vez nas provas off-road, a Polaris optou por investir em um ATV na hora de trazer um novo produtos destinado ao uso esportivo. Com preço sugerido de R$ 46.990, o Scrambler XP 850 chegou ao Brasil neste mês e já mostrará a que veio na primeira etapa da Polaris Cup, que acontece no próximo sábado, dia 23 em Itupeva (SP). “A Polaris é mais focada em quadriciclos utilitários e a chegada do Scrambler representa o retorno da marca para o esportivo”, comenta o gerente de Marketing da marca, Paulo Brancaglion. A Polaris trouxe ao Brasil 15 unidades do novo ATV, mas anda não fala em expectativa de vendas anuais. O novo ATV da Polaris irá concorrer diretamente com outros esportivos, como o Renegade XXC da Can-Am, cujo preço sugerido é de R$ 49.677.

Se você gostou da ideia e está planejando ir para a terra em um quadriciclo, opções não faltam. No entanto, escolher entre um side-by-side e um ATV é como ter que optar entre um carro e uma motocicleta. Um dos fatores decisivos é o grau de afinidade do piloto com o guidão ou com o volante. Todavia, se a sua opção for um side-by-side, as opções do mercado também tem preço salgado. Entre os modelos da Can-Am, por exemplo, os preços sugeridos do Commander ficam entre R$ 47.169 para a versão com motor de 800cc e as quatro versões do Commander 1000 variam entre R$ 54.513 e R$ 69.415. E aí? Vai encarar?

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