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Os amortecedores são responsáveis por manter o pneu do veículo e o solo em contato constante e controlar os movimentos da suspensão. Um amortecedor desgastado pode não realizar perfeitamente sua função, fazendo com que o motorista perca o controle da direção e tenha a frenagem comprometida. Além desses fatores, andar com o amortecedor gasto pode levar o carro a:
- perder estabilidade em curvas e pistas ruins;
- balanço excessivo, após freadas e arrancadas;
- vibração e ruídos na suspensão;
- aumento do desgaste dos outros componentes da suspensão;
- desgaste prematuro dos pneus;
- amortecedores com vida útil comprometida não dão aderência necessária aos pneus. Permanecendo no ar um tempo maior que o normal, o veículo não pára quando o motorista quer, desgarra mais nas curvas e pode se desgovernar numa poça d'água ou buraco;
- o veículo a 50 km/h, com apenas 1 amortecedor em más condições, pode aumentar a distância de frenagem em 2 metros a mais que o mesmo com os amortecedores em boas condições;
- ao fazer uma curva com o veículo com 4 amortecedores em más condições, começa-se a perder o controle bem antes que o mesmo com os amortecedores em boas condições;
- com 4 amortecedores em más condições, o veículo fica sujeito a aquaplanar muito mais cedo que o mesmo com os amortecedores em boas condições;
Verificando os amortecedores
Dependendo do tipo de piso, os amortecedores podem desgastar muito mais rapidamente devido ao número elevado de movimentos da suspensão. "Durante a revisão, é fundamental verificar o estado de conservação do amortecedor. Isso porque ele é um componente vital para a segurança dos usuários", explica Ecaterina Grigulevitch, gerente nacional de Marketing e Administração de Vendas da Monroe.
No momento da revisão, se for detectada a necessidade de troca do amortecedor, o consumidor deve ficar atento para não instalar um equipamento falsificado, que além de colocar a vida do motorista e dos passageiros em risco, pode causar sérios problemas ao carro.
O amortecedor falsificado ou recondicionado é geralmente uma peça usada. De acordo com a Monroe, as formas mais comuns de falsificação de amortecedores são:
- a pintura da peça, que consiste na lavagem e na repintura para dar aparência de novo ao equipamento que já não está em condição de uso
- troca do óleo do amortecedor, em que é utilizado geralmente o óleo hidráulico, destinado ao uso em caixas de mudança e de direção.
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