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Parece óbvio, mas o primeiro passo é definir o destino e os caminhos que levarão o motociclista para a cidade dos sonhos. Nesta pesquisa vale tudo. Na internet há boas opções como, por exemplo, o Google Maps, MapLink, Apontador etc. Consulte também os sites do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) - www.dnit.gov.br -, e o da Confederação Nacional do Transporte (CNT) - www.cnt.org.br . Em ambos é possível mapear as condições das estradas e dessa forma, escolher a rota mais adequada ao tipo de moto que vai pilotar.
Sua majestade, a motocicleta
Roteiro definido, pesquisa encerrada, agora é hora de dar atenção especial ao veículo, ou melhor, a sua majestade, a motocicleta. Para viajar com total segurança, a moto deve estar revisada e com os pneus calibrados e em ótimo estado de conservação. Leve sua motocicleta em uma oficina de confiança e peça para o mecânico verificar o nível de óleo, lâmpadas e cabos de acionamento, além do estado das velas.
Antes de pôr o pé na estrada calcule sempre a distância a percorrer e a autonomia da moto. Não espere chegar na reserva para abastecer. Se acontecer algum problema no meio do caminho, você pode ficar na mão. Não esqueça de levar um kit de ferramentas e reparador para o pneu. Para evitar dores de cabeça, a documentação do condutor e da motocicleta deve estar rigorosamente em dia.
Acomode sua bagagem de preferência em bauletos e alforges. A famosa e prática mochila nas costas não é um primor nos quesitos segurança e conforto. Por isso, distribuía o peso nos locais reservados para a bagagem. Se sua moto não tem bauleto, amarre a bagagem no bagageiro ou no banco da garupa com cordas elásticas, a popular “aranha”. Reserve um espacinho também para a capa de chuva. Com garupa, verifique no manual de sua moto o peso máximo que pode ser transportado e, lembre-se de calibrar o pneu de acordo com o Manual de Proprietário.
Na estrada
Agora tudo está pronto. Roteiro escolhido e moto revisada. Começa neste momento uma nova fase. Seja adepto da pilotagem preventiva e seja visto pelo motorista que vai a sua frente. Detalhe: os automóveis, caminhões e ônibus têm muitos “pontos cegos”. Na estrada nunca trafegue pelo corredor. A moto deve ocupar o espaço de um carro. Além disso, viaje sempre com o farol baixo aceso e nunca pare no acostamento. Se furar um pneu, por exemplo, procure parar a moto em um posto de gasolina, postos das polícia rodoviária ou em praças de atendimento das concessionárias. Muitos atropelamentos acontecem no acostamento.
Outra dica útil: viaje durante o dia. Procure enfrentar a estrada bem cedo. Você estará mais disposto e antenado em tudo que ocorre à sua volta. Aproveite o dia e faça refeições leves. Em caso de chuva, comum no verão, diminua a velocidade.
Equipamentos de segurança
Muitos motociclistas parecem ignorar a importância dos equipamentos de segurança, principalmente os proprietários de motos custom. Para muitos deles o colete de couro é uma couraça de aço. Ledo engano. Em um acidente, o motociclista é o que sofre o maior número de ferimentos (politraumatismos). Não esqueça, não há carroçaria na moto. Por isso, a proteção está nos equipamentos de segurança. Use sempre jaqueta, luvas, botas e calça. Para pilotar motos superesportivas, o bom e velho macacão de couro é indispensável.
Na estrada, a ordem é capacete fechado. Não esqueça, este item de proteção é de uso obrigatório, mesmo em deslocamentos. O produto deve trazer selo do Inmetro e adesivos refletivos. As viseiras fumê são proibidas durante a pilotagem noturna. Se sua viseira for cristal (transparente) a sugestão é utilizar um óculos de sol. Agora é abastecer e pé na estrada! Boa viagem!
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