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Partindo de R$ 34.990, novo Prisma, ou Onix sedã, chega recheado de novidades

27/02/2013 - 10:48 - Mário Salgado - Fotos: Divulgação
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Mesmo tendo "cara" de Onix, esse é o novo Prisma da Chevrolet. Na noite da última terça-feira, a montadora reuniu os jornalistas especializados de todo o Brasil em Joinvile-SC para apresentar o carro e terminar com a ansiedade de muitos. Agora, o sedã pequeno é feito sobre a plataforma GSV (sigla em inglês para "Veículo Compacto Global") e derivado do hatch Onix -- ou seja, deixa de lado o parentesco com o antiquado Celta para se atualizar e ganhar espaço.

Durante o evento, a marca não divulgou os valores de comercialização do carro, mas, no site da marca (www.chevrolet.com.br), na opção "monte seu carro", os preços já estão lá. Confira!

- Chevrolet Prisma 1.0 LT: R$ 34.990
- Chevrolet Prisma 1.4 LT: R$ 39.090
- Chevrolet Prisma 1.4 LTZ: R$ 45.990

A pintura metálica também tem seu custo: R$ 1.000 adicionais.

Clique aqui e confira a ficha técnica completa dos modelos do novo Prisma

Disponível em duas versões de acabamento, as já conhecidas LT e LTZ, e dois tipos de motores, de 1 e 1.4 litro, o único câmbio disponível é um manual de cinco marchas. Mas não se espante se, em breve, ele passar a utilizar o câmbio automático de seis marchas, disponível também em Sonic, Spin, Cobalt, Cruze.

Velha receita

Um dos grandes destaques do novo Prisma, de acordo com a Chevrolet, é o motor. São chamados pela GM de SPE/4, mas o mesmo site público que entrega o preço, revela a origem: o conhecido Econoflex, modificado para ficar mais leve e ter o atrito interno reduzido, melhorando o desempenho e o consumo. E esses são os mesmo motores que equipam o hatchback Onix.

Por esse motivo, a potência já é conhecida de todos que conferiram nossa avaliação com o Onix (clique aqui). O motor 1.0 litro rende 80 cv e 9,8 kgfm de torque, enquanto o de 1.4 litro gera 106 cv e 13,9 kgfm de torque, sempre considerando o uso do etanol. Com gasolina, os motores geram 78 cv/9,5 kgfm e 98 cv/13 kgfm, respectivamente.

De acordo com a GM, o novo Prisma 1.0 acelera de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos (etanol) e 13 s (gasolina). O 1.4 faz em 10,7 s (etanol) e 12 s (gasolina). A velocidade máxima do carro, independentemente do motor, é limitada em 180 km/h.

Mais recheio

Novidade para o novo Prisma também no pacote, que vem recheado. Desde a versão inicial o sedã traz de série direção hidráulica, freios com ABS (sistema antitravamento), EBD (distribuição da força da frenagem) e airbags duplos frontais (obedecendo a lei que passa a vigorar totalmente em 2014) e sensor de estacionamento.

Fora isso, o Prisma 1.0 tem ainda coluna de direção com ajuste de altura, acendimento das luzes do carro após o destravamento das portas, travamento automático das portas ao atingir 15 km/h, chave do tipo canivete com abertura do porta-malas por botão, vidros elétricos dianteiros, alarme e protetor de cárter. Os para-choques são sempre na cor da carroceria e as rodas de 14 polegadas (com calotas).

Já a configuração 1.4 LT ganha banco do carona rebatível, lanternas com lentes escurecidas e rodas de 15 polegadas (mas também com calotas). Até aqui, ar-condicionado e o sistema MyLink (tela sensível ao toque que reúne computador de bordo, sistema de som e telefonia, além de outros recursos que podem ser ativados posteriormente, pela internet) são opcionais.

Por fim, a versão 1.4 LTZ traz ar-condicionado e MyLink de série, faróis e lanterna de neblina, vidros traseiros e retrovisores externos com regulagem elétrica e rodas de alumínio de 15 polegadas. Um opcional interessante é a câmera de ré conectada à tela central.

Entre os acessórios oferecidos nos concessionários, o Prisma 2013 tem DVD para os encostos de cabeça dos bancos dianteiros, pedaleiras esportivas, frisos cromados, luzes de faróis e lanternas na configuração Effect Blue, além de adesivos e até bancos de couro

Fábrica de motores

A montadora aproveitou o lançamento do novo Prisma para apresentar ao país sua nova fábrica de motores. Localiza em Joinville (SC), ela é uma das fábricas mais sustentáveis do mundo. De suas linhas industriais saem motores 1.0 e 1.4 litro e cabeçotes de alumínio. Sua capacidade instalada de produção é de 120 mil unidades de motores e 200 mil de cabeçotes por ano, destinados às fábricas da GM de Gravataí (RS) e Rosario (Argentina).

Com investimentos de R$ 350 milhões e previsão de faturamento anual de R$ 250 milhões, a nova fábrica é a primeira a implantar um conjunto de sistemas pioneiros na área de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, com destaque para a energia fotovoltaica - gerada a partir da luz do sol -, reciclagem de água industrial por meio de osmose reversa e tratamento inédito de efluentes e esgotos por meio de jardins filtrantes.

As iniciativas, que fazem dela uma fábrica sustentável, incluem processos que a tornam uma das primeiras do Brasil a ter 100% dos resíduos industriais reciclados ("landfill free"). Pelo programa "Zero Aterro" todos os resíduos do processo produtivo serão reutilizados, reciclados ou coprocessados.

Os sistemas pioneiros nas áreas de eficiência energética e proteção ao meio ambiente credenciam a fábrica da GM em Joinville à certificação global do Leadership in Energy and Environmental Design – LEED -, que já está na fase de processo de obtenção. No Brasil o LEED é representado pela Green Building Council Brasil – GBC Brasil, ligada à US GBC (United States Green Building Council), mais importante organização global na avaliação de edifícios sustentáveis em termos de eficiência energética e proteção ao meio ambiente.

O evento de inauguração contou com as presenças de Jaime Ardila, presidente da GM América do Sul e GM do Brasil, Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil, Luiz Moan, diretor de Assuntos Institucionais da GM do Brasil, além de outros diretores da empresa. Também estiveram presentes João Raimundo Colombo, governador do estado de Santa Catarina, Udo Döhler, prefeito de Joinville, Luiz Henrique da Silveira, senador da República e ex-governador daquele estado, além de outras autoridades estaduais e municipais.

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