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Pensando no consumo, Captiva 2011 vem com motor V6 menor e mais eficiente

01/03/2011 - 13:33 - Redação
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Antes de lançar o Camaro no ano passado, a maior novidade da marca para o mercado nos últimos anos era o SUV Captiva. O requinte no acabamento interno e a linha de opcionais sempre foram um ponto forte, mas os consumidores sempre reclamavam de um ponto em comum: o consumo do motor V6, de 3.6 litros.

Pensando nisso, a Chevrolet acaba de lançar o modelo com um novo motor para a versão topo de linha, agora com 3.0 litros e injeção direta de combustível, além de algumas novidades estéticas. O Captiva já vendeu mais de 33.000 unidades desde meados de 2008, número bom para um carro que custa em torno dos R$ 100 mil.

Confira os preços das versões do Captiva

O Captiva 2011 permanece com as mesmas três versões: Sport Ecotec e Sport V6, nas versões FWD e AWD (tração dianteira e integral, respectivamente). A primeira novidade são duas novas cores, o Preto Carbon Flash e o Cinza Mocha (esta última exclusiva da versão V6 e que estreou com grande sucesso no Chevrolet Malibu). Externamente, as versões Sport V6, se diferenciam por ter os pára-choques pintados na cor da carroceria. A novidade para a linha 2011 foi a adoção de um aplique cromado no pára-choque da versão Sport V6 AWD (a mais completa da linha) para diferenciá-lo dos demais.

Injeção direta de combustível em toda a linha

Uma das grandes novidades está na adoção da injeção direta em toda a linha 2011 do Chevrolet Captiva. O sistema SIDI (Spark Ignition Direct Injection) garante ao motor uma queima de combustível muito mais eficiente, melhorando assim seus números de desempenho, economia e emissões de poluentes.

A versão Sport Ecotec do Captiva estréia o sistema SIDI no motor 2.4 16V, todo feito em alumínio que agora passa a desenvolver 185 cv – 15 cv a mais que a versão anterior. O torque também cresceu e agora é de 23,8 kgfm a 4.900 rpm. Além do motor, o Captiva Ecotec estréia uma nova transmissão automática/seqüencial de seis marchas, a mesma que equipa o sedã Malibu, com a opção Active Select, que colaborou para novos números de aceleração. O Captiva 2011 leva agora 10,9 segundos para chegar aos 100 km/h, uma vantagem de quatro décimos em relação ao modelo anterior, com ainda muito mais conforto e silêncio a bordo.

No novo sistema de injeção direta, o combustível é injetado diretamente na câmara de combustão, proporcionando maior eficiência da combustão graças a uma melhor queima da mistura ar-combustível, operando a temperaturas inferiores aos sistemas tradicionais de injeção. Paralelamente, a injeção direta reduz os níveis de emissões, particularmente nas emissões nas partidas a frio, que são reduzidas em até 25%.

Com o novo sistema, o controle da injeção através da tecnologia da injeção direta, é muito mais preciso, resultando numa maior eficiência de combustão e consumo de combustível em qualquer condição de uso. Assim, a Chevrolet afirma que o Captiva Sport Ecotec 2011 tem os seguintes números de consumo: na cidade, o utilitário consome 9,3 km/l, ante os 8,7 km/l da versão 2010, e, na estrada, a média é de 13,6 km/l, perante os 12,8 km/l da anterior.

V6 ecologicamente correto

Nas versões V6 as mudanças foram expressivas. No lugar do V6 3.6 que equipou o modelo até 2010, o Captiva estreia um novo V6 de 3.0 litros que tem 268 cavalos – 7 cv a mais que o motor anterior, que tinha uma maior cilindrada. O torque é de 30,6 kgfm a 5.100 rpm.

O motor V6 3.0 VVT (Variable Valve Timing) faz parte da nova família global de motores V6, desenvolvida em conjunto pelos centros de desenvolvimento na Austrália, Alemanha, Estados Unidos e Suécia, onde foram aplicadas as mais avançadas tecnologias disponíveis, desde o "estado-da-arte" em processos de fundição e chegando ao rápido processamento de dados e ao gerenciamento do sistema de injeção e ignição baseado no torque requerido.

Sua taxa de compressão de 11.7:1 tornou-se possível em função da utilização da injeção direta SIDI, o que lhe permite atingir uma excelente relação de 89,3 cv/litro, gerando alto torque em baixas rotações do motor, reduzindo assim o consumo de combustível e as emissões de gases, alem de proporcionar baixíssimos níveis de vibrações e ruídos, aliado a um baixo índice de manutenção. No Captiva Sport, os ganhos de consumo também foram expressivos. De acordo com a montado, na cidade, a versão Sport V6 FWD consome 8,2 km/l – a média anterior era de 8 km/l. Na estrada, o consumo melhorou de 12,8 km/l para 13,1 km/l.

Nos dois modelos, a transmissão de seis marchas apresenta uma grande novidade: o Eco Mode. Acionado por meio de um botão no console central – ao lado da alavanca – o dispositivo que atua no gerenciamento do câmbio e motor, proporcionando trocas de marcha com maior economia de combustível, em rotações mais baixas.

Novidades internas

O Captiva 2011 ganhou mais requinte e tecnologia. A partir de agora, todas as versões passam a contar com o acionamento elétrico do freio de estacionamento – ao invés do sistema por alavanca. O botão fica localizado no console central, próximo a alavanca de câmbio. Além disso, a coluna de direção agora contra com ajuste de altura e profundidade, trazendo mais conforto e ergonomia para quem dirige.

Para a linha 2011, o Captiva passa a oferecer também o interior revestido em couro preto para todas as versões. O utilitário oferece também bancos com aquecimento de série nas versões Sport V6 e computador de bordo e sistema de som com controles no volante em todas as versões da linha. Os instrumentos também ganharam nova iluminação – assim como Malibu e Camaro eles passaram a ser em Ice Blue, dando o toque de modernidade ao painel. O rádio ganhou a tão aclamada entrada para USB.

Para completar, na versão Sport V6, o consumidor tem novidades dignas de um carro premium, como o sensor de chuva, o sistema de som Premium, com 10 alto-falantes e também a câmera de ré com o monitor localizado no retrovisor interno (estes dois últimos itens disponíveis apenas na versão AWD).

Segurança

Com uma extensa lista de equipamentos, o Chevrolet Captiva é um dos utilitários-esportivos mais seguros do mundo, tanto preventiva como passivamente. Um dos mais importantes itens é o ESP (Electronic Stability Program), que administra outros sistemas igualmente avançados, tais como o ABS (Anti-lock Braking System) e o TCS (Traction Control System).

O ESP ou controle de estabilidade é o sistema de segurança ativa destinado a gerenciar o desempenho dinâmico do veículo, utilizando os recursos ABS e TCS, para corrigir eventuais perdas de estabilidade, sem a intervenção do motorista.

O Chevrolet Captiva tem seis airbags – dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina (para proteção da cabeça dos ocupantes que vão nos bancos dianteiro e traseiro no caso de impacto lateral), e os cintos de segurança com pré-tensionadores e apoios de cabeça dianteiros ativos que se movimentam para a frente do veículo no caso de colisão traseira, de modo a aliviar o impacto no pescoço dos ocupantes (efeito chicote).

Ficha técnica Captiva Sport Ecotec 2011

Ficha técnica Captiva Sport V6 2011

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