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Pilotamos a Suzuki Burgman 650 Executive

27/06/2008 - 15:28 - Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO - FOTOS: Renato Durães/ Agência INFOMOTO
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À primeira vista, o maxi-scooter Suzuki Burgman 650 Executive impressiona. Também são exatos 2,26 m de comprimento e 1,6 m de entre-eixos. Ao sentar no largo banco são tantos os comandos nos punhos que até assustam ao piloto. Precisei de uns cinco minutos até entender para que servia cada um deles. Senti-me como quando viajei de avião na classe executiva e levei quase a vôo todo para desvendar as funções do controle remoto do monitor individual.

Não perca a conta: no punho esquerdo, além do tradicional controle do farol alto e baixo, lampejador, pisca e buzina, ficam localizados o controle dos espelhos retrovisores, que podem ser recolhidos eletricamente, a seleção de câmbio esportivo (power), o botão para se escolher entre câmbio automático ou manual e os botões para subir ou diminuir as marchas. Cansou? Ainda tem mais. O punho direito, juntamente com o botão de partida e o botão corta-corrente, abriga também o pisca – alerta e o controle para subir ou descer o pára-brisa.

Mas não são botões à toa. Mostram que o Burgman 650 se diferencia da maioria dos maxi-scooters em todo o mundo. Uma boa maneira de se conhecer esse luxuoso veículo de duas rodas é entender o funcionamento de cada um desses comandos.

Motor e câmbio

Para empurrar os 245 kg (a seco) do Burgman Executive há um potente motor de dois cilindros paralelos, com comando duplo no cabeçote (DOHC), refrigeração líquida e 638 cm³ de capacidade. Alimentado por injeção eletrônica produz 55 cv de potência máxima a 7.000 rpm – só para se ter uma idéia o monocilíndrico de 660 cm³ da Yamaha XT 660R oferece 48 cv. O que não significa que o Burgman ande mais. Afinal pesa muito mais e tem câmbio CVT controlado eletronicamente.

Aliás, o câmbio eletronicamente controlado é a grande novidade deste Suzuki. Como costuma fazer, a fábrica de Hamamatsu já criou uma sigla: SECVT (Suzuki Electrically-controlled Continuously Variable Transmission), ou seja, uma transmissão continuamente variável controlada eletricamente. Diferentemente dos sistemas centrífugos CVT tradicionais que usam uma correia de borracha, o SECVT ajusta a transmissão final variando o diâmetro da polia com um motor elétrico. O controlador eletrônico do SECVT calcula a relação do câmbio com base nas rotações do motor, velocidade do scooter e a posição do acelerador e automaticamente ajusta a “marcha” mais apropriada. Com isso, a aceleração do piloto é levada em conta, otimizando a relação do CVT de acordo com as reais condições de pilotagem.

Esse sistema permite ainda dois modos automáticos e um manual de pilotagem. Ao se ligar o motor, está ativado o modo standard automático que prioriza a economia de combustível e acelerações mais suaves. Ao se pressionar o botão “Power” (lembra-se, um daqueles no punho esquerdo?) aciona-se o modo esportivo, no qual as trocas de marchas são feitas em rotações mais altas. Com isso o consumo de combustível também sobe, podendo chegar a 15 km/l – a média obtida ficou em torno de 18 km/l, bastante alta para um veículo de duas rodas. Na prática, o modo “Power” foi bastante útil em ultrapassagens e quando se quiser pilotar mais radicalmente.

O modo “Manual” não significa que o piloto terá de usar embreagem e trocar de marcha. Nada mais é do que controlar manualmente o motor elétrico que altera o diâmetro da polia, escolhendo pelos botões “Up” e “Down” entre cinco relações de marcha pré-definidas – mais uma over-drive. Na minha opinião, não é algo muito útil o modo Manual. Não passando mais do que uma brincadeira, um passatempo enquanto curtia o conforto do Burgman 650. Mas mesmo no modo “Manual”, a eletrônica ainda atua, pois ao se parar no semáforo não é preciso reduzir para a “primeira”, o motor faz isso automaticamente.

No quesito desempenho, o torque de 6,32 kgf.m a 5.000 rpm faz o “Burgmão” saltar na frente das outras motos e atingir facilmente 100 km/h. Na estrada, a potência de 55 cv faz com que o maxi-scooter mantenha com facilidade 120 km/h e possa atingir ainda mais velocidade. O máximo fica acima dos 170 km/h, porém com todo o arrasto aerodinâmico e pela sua ciclística o Burgman 650 demonstra certa instabilidade acima dos 150 km/h.

Ciclística

Para atingir velocidades altas, o Burgman 650 é equipado com pneus radiais sem câmara – 120/70 aro 15, na dianteira, e 160/60 aro 14, na traseira. Calçados em rodas de liga leve até que absorvem bem as imperfeições do piso em conjunto com o garfo telescópico na dianteira e a balança de alumínio monoamortecida na traseira.

Outro destaque da ciclística são os freios a disco nas duas rodas – duplo na frente e simples atrás – equipados com sistema ABS (antitravamento). Estancam o veículo em situações de emergência com bastante segurança. Sustentando todo o peso e esses aparatos está um quadro tubular de aço. Assim como seu irmão menor, o Burgman 400, o 650 tem um útil freio de “mão”, ou de estacionamento, bem-vindo ao estacionar esse maxi-scooter em ladeiras.

Conforto para viajar

Além de todas as qualidades já citadas, o maior ponto positivo do Burgman 650 Executive é o conforto oferecido ao piloto e garupa. Seja em trajetos urbanos ou em uma longa viagem, ambos vão muito bem acomodados e contam com apoio das costas.

A garupa tem um verdadeiro encosto de fazer inveja a muita cadeira de escritório e o piloto tem um apoio lombar ajustável.

Outro item que faz do Burgman 650 ideal para se viajar é a excelente proteção aerodinâmica do pára-brisa, que pode ser regulado eletricamente por meio de um botão no punho direito. Além disso, sob o banco há um grande compartimento de 56 litros (o suficiente para colocar dois capacetes integrais) iluminado por uma luz de cortesia.

Vale dizer que o verdadeiro lugar desse maxi-scooter é a estrada. Na cidade em função de seu enorme comprimento ele às vezes fica enroscado na hora de mudar de direção, além de apresentar um consumo elevado para o uso diário. Com seus espelhos retrovisores retráteis – recolhidos apertando-se um botão no punho esquerdo - o Burgman 650 até que vai bem nos corredores do trânsito cada vez pior de São Paulo, mas a curtição mesmo desse Burgman 650 é pegar a estrada e curtir o conforto.

O painel é outro caso a parte. Mais informativo e claro que de muito carro 1.0, o do Burgman 650 é totalmente digital. Traz velocímetro, conta-giros, hodômetros, computador de bordo com consumo instantâneo, marcados de combustível, de temperatura, relógio... etc. Ah, e ainda tem luzes de advertência e indicadores da marcha engatada. Ufa!

Ponto negativo

Se há algo que possamos criticar nesse Suzuki Burgman 650 é seu preço. Aqui no Brasil, o preço sugerido (sem frete) é de R$ 52.235,00. De acordo com a tabela divulgada pela J.Toledo Suzuki nesta semana, o Burgman 650 só não é mais caro que as superesportivas da marca.

Não se pode “culpar” a J.Toledo/Suzuki, representante da marca no País, por esse preço exorbitante. Afinal, o alto custo do Burgman 650 é alvo de críticas em todo o mundo, inclusive na Europa. Pois mesmo com toda a tecnologia embarcada, o conforto e a exclusividade o valor é realmente muito alto. Assim como viajar de classe executiva, por isso mesmo continuo indo na econômica. 

Ficha técnica Suzuki Burgman 650 Executive

Motor DOHC, 4 tempos, 2 cilindros, refrigeração líquida
Cilindrada 638cc
Diâmetro x Curso 75,5 X 71,3 mm
Taxa de Compressão 11,2:1
Transmissão Automática / 6 velocidades
Transmissão SECVT
Lubrificação Caráter úmido
Alimentação Injeção eletrônica de combustível
Tipo de Ignição Eletrônica (CDI)
Partida Elétrica
Comprimento Total 2.260 mm
Largura Total 810 mm
Altura Total 1.435 mm
Entre-Eixos 1.595 mm
Vão Livre 130 mm
Altura do Assento 750 mm
Peso Seco 245 kg
Suspensões
Dianteira Telescópica, mola helicoidal, amortecida a óleo
Traseira Braço oscilante, mola helicoidal, amortecida a óleo
Freios
Dianteiro Disco duplo com sistema ABS
Traseiro Disco simples com sistema ABS
Rodas e Pneus
Dianteiro 120/70R15M/C56H sem câmara
Traseiro 160/60R14M/C65H sem câmara
Tanque 15 litros 
Potência Máxima 55 cv a 7.000 rpm
Torque Máximo 6,32kgf.m a 5.000 rpm
Cores Preto e prata
Preço R$ 52.235,00

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