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Prefeitura de São Paulo anuncia construção de motofaixa no corredor da avenida Vergueiro

14/01/2010 - 22:00 - Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO - Fotos: Caio Mattos / Agência INFOMOTO
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Melhorar a fluidez do trânsito e reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas na capital paulista. Esses são os principais objetivos da criação da motofaixa que vai ligar a Zona Sul, a partir da avenida Lins de Vasconcelos, ao Centro da cidade, e servirá como alternativa ao corredor da avenida 23 de Maio. Esta nova “rota de fuga” para os motociclistas terá extensão de 7 km (3,5 km em cada sentido), e as obras começam na sexta-feira, 15 de janeiro. A construção da motofaixa foi anunciada em 6 janeiro pelo prefeito Gilberto Kassab e pelo secretário municipal dos Transportes, Alexandre Moraes. Detalhe: esta será o primeiro dos oito novos corredores para motociclistas que são previstas pela gestão Kassab.

A decisão de criar essa faixa exclusiva foi tomada a partir da avaliação dos resultados da motofaixa das avenidas Sumaré/Paulo VI, implantada no final de 2006.  A adoção da primeira faixa exclusiva de motos do Brasil, que fez parte de inúmeras alterações viárias na região, provocou uma série de mudanças naquele corredor, além de reduzir o número de acidentes. “O mesmo irá acontecer nesta nova iniciativa do governo municipal”, disse o secretário Alexandre Moraes.

Para muitos especialistas em trânsito, a nova faixa exclusiva servirá também como alternativa ao saturado trânsito da avenida 23 de Maio, uma das principais vias de circulação de veículos da capital paulista e local de muitos acidentes envolvendo motociclistas.

Segundo informações da CET, toda a experiência obtida no corredor para motocicletas da avenida Sumaré foi aproveitada na concepção do projeto da nova motofaixa no eixo Vergueiro/Liberdade. O corredor para motocicletas ocupará a faixa da esquerda, junto ao canteiro central, seguindo os padrões de marcas e cores indicados no Código de Trânsito Brasileiro.

Para evitar interferências na faixa exclusiva de motos, serão suprimidas conversões à esquerda nos seguintes cruzamentos. No sentido Centro: av. Prof. Noé de Azevedo x Praça Dr. Teodoro de Carvalho; rua Vergueiro x rua Joaquim Távora; rua Vergueiro x rua Machado de Assis (retorno); rua Vergueiro x rua Dr. Nicolau de Sousa Queirós.

Já no sentido Bairro, as conversões estarão proibidas na rua Vergueiro x rua Baltazar Lisboa. A CET informa também que as conversões serão substituídas por retornos de quarteirão, devidamente orientados por placas. Para auxiliar na orientação, estão previstas 8.240 m² de pintura de solo, 2.500 tachas refletivas no solo, 760 unidades de gradil, 480 placas de regulamentação/advertência e 70 placas de orientação. A inauguração do novo corredor para motocicletas está prevista para março.

Repercussões

O motociclista Luiz Artur Cané, presidente do Movimento Brasileiro de Motociclistas (MBM), diz que é totalmente favorável a esta iniciativa da prefeitura paulistana. “É um começo, pois o motociclista irá rodar com mais segurança. Porém a prefeitura deve pensar em ampliar a motofaixa para outros corredores como, por exemplo, as avenidas 23 de Maio, Marginal Tietê e Pinheiros”, afirma Cané, dizendo que os governantes também devem melhorar a sinalização, além de investir na educação de trânsito. 

Para Moacyr Alberto Paes, diretor executivo da Abraciclo, entidade que reúne os fabricantes de motocicletas faz coro. “A entidade acredita que toda e qualquer medida que priorize a segurança no trânsito, principalmente, dos motociclistas, é louvável, desde que estudos apropriados sejam feitos”, disse o representante das montadoras.

O que resta aos mortais motociclistas – e eu me incluo nesta lista – é apostar no uso racional da motocicleta como meio de transporte ou como opção de trabalho e que os corredores exclusivos para motocicletas sejam uma realidade em todos os grandes centros do país. Não se esqueça, pilote sempre equipado, com a moto revisada e respeitando sempre as leis de trânsito. Assim, o fator de risco diminui.

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