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“O Eco Enduro vai demonstrar que as motos elétricas podem participar de uma competição de enduro emocionante, sob as normas da FIM. O que certamente vai nos estimular a projetar o caminho do esporte. Vamos mostrar ao mundo que o motociclismo está acelerando para se preparar para o futuro”, declarou Vito Ippolito, presidente da FIM.
O Eco Enduro é organizado pelo piloto dinamarquês Ivan Reedtz-Thott, atual vice-campeão mndial de quadriciclos, e pela editora Scandinavian Racing Press, que tem revistas e sites sobre motocicletas, sob a supervisão da Federação Dinamarquesa de Motociclismo. A prova começa amanhã, 11 de Novembro, e vai até domingo. Os dois primeiros dias serão disputados como qualquer outra prova de Enduro, de acordo com as regras internacionais, em Strandegaard, 80 km ao sul de Copenhague. No domingo, para atrair a atenção da imprensa mundial, vai acontecer no centro da capital dinamarquesa uma prova de motocross em circuito fechado.
Pilotos de todo o mundo também apoiaram a iniciativa. A lista das estrelas é encabeçada pelo belga Joël Smets, cinco vezes campeão mundial de motocross, o norueguês Pal Anders Ullevalseter, campeão mundial de Rally em 2004, e a sueca Annie Seel, ex-campeã mundial de Rally entre as mulheres.
A competição
Os pilotos serão divididos em quatro categorias de acordo com a motocicleta utilizada. Na Pro I vão competir as motos da marca Suíça, Quantya, com preparação especial. Na Pro II, as motos Quantya terão de ser originais, como são comercializadas. Na Pro III, vão correr os modelos Zero MX da americana Zero Motorcycles. A categoria Proto vai permitir a participação de qualquer outra moto, desde que seja movida a eletricidade e não emita poluentes. Outra exigência é que as motos tenham autonomia para 15 km e tempo máximo de duas horas de recarga.
Nos dois primeiros dias, os pilotos vão percorrer trechos similares aos enduros convencionais com distâncias de até 25 km. No domingo, a pista em circuito fechado vai mesclar trechos de terra, como no motocross, e de asfalto, como na modalidade supermoto.
Apesar das estrelas que vão participar do evento não há favoritos ao título. Por enquanto, o vencedor é apenas o meio ambiente. Pois o motociclismo mundial está provando que o esporte a motor pode ser emocionante, mesmo sem fazer barulho, uma das características das motos elétricas, e até sem poluir.
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