Encontre produtos e serviços para seu veículo.
Adesivagem Ar Condicionado Auto Elétricas Auto Escolas Auto Mecânicas Auto Peças Auto Postos Auto Vidros Chaveiros Corretoras de Seguro Despachantes Escapamentos Ferro Velho Funilaria e Pintura Guincho Insulfilm Lavagem e Polimento Locadoras Martelinho de Ouro Moto Peças Radiadores Recuperadoras Rodas, Pneus e Cia Som e Acessórios Tapeçaria Táxi Velocimetros Vistoria e InspeçãoNa manhã do último dia 29, em uma conversa por uma rede social, um diretor da concessionária Toyota Kampai, aqui de Campo Grande, informa que o único exemplar do Prius, híbrido da marca nipônica disponível no mercado há 15 anos, que foi disponibilizado para cá havia sido vendido. Um empresário da região, que tenta comprar o carro desde 2005, pagou pouco mais de R$ 120 mil para ter a exclusividade em sua garagem.
O Toyota Prius foi o primeiro híbrido do mundo. De se lançamento, já se vão 15 longos anos. Somente agora, e sem nenhum incentivo do Governo Federal, a Toyota resolveu oferecer o carro a seus clientes. Ele foi apresentando oficialmente ao mercado, durante o último Salão do Automóvel de São Paulo. Segundo informações da marca, até outubro de 2012 ja foram comercializados em todo o mundo 4,6 milhões de unidades do modelo, só no Japão foram 2,04 milhões.
Conheça o carro
O Projeto do Prius começou em 1994, quando os engenheiros aceitaram o desafio de criar um veículo ambientalmente correto, mantendo todas as características de qualidade, durabilidade e confiabilidade da Toyota.
Três anos depois, em 1997, o modelo foi lançado, ainda cercado de desconfiança por conta da tecnologia inovadora e totalmente futurista para a época. Essa desconfiança, no entanto, desapareceu tanto aos olhos da indústria, que começou a desenvolver projetos baseados no Prius, quanto dos consumidores, que fizeram do modelo o híbrido mais vendido do mundo.
O modelo é equipado com dois motores. Um à gasolina, 1.8 litro, com 16 válvulas e que rende 98 cavalos. Com quatro cilindros, ele foi projetado especialmente para trabalhar combinado com o motor elétrico. Já o motor elétrico tem 650 Volts. Juntos, os dois motores geram 138 cv de potência.
Quando o veículo encontra-se em desaceleração ou freando, o motor elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética do veículo, que se perde nos veículos tradicionais, em energia elétrica, usada para carregar as baterias. Assim, o carro não não requer carga externa, não necessita troca periódica, o sistema mantém a bateria carregada de forma automática, elimina carregamentos e descarregamentos bruscos que diminuem a vida útil da bateria e o motor elétrico de 650 V com potência máxima de 82 cv.
O sistema funciona basicamente assim: quando se exige pouco do carro, somente o motor elétrico atua. Ao pisar um pouco mais no acelerador, o motor à combustão entra em ação.
O carro pesa em torno de 1805 kg e não tem um desempenho de empolgar. Afinal, esse não é seu objetivo. O 0 a 100km/h é feito em 12,1 segundos, de acordo com a Toyota.
Segundo informações do fabricante, em modo de condução normal, o consumo de combustível urbano, atinge até 25,5 km/l, com uma autonomia de 1150 quilômetros. A capacidade do tanque de combustível do modelo é de 45 litros.
A tecnologia do Toyota Prius está presente também em seus detalhes. Seu formato aerodinâmico permite a resistência mínima do ar e um menor consumo de combustível ou energia elétrica. A porta do motorista pode ser manualmente aberta apenas detectando a proximidade da chave devido à tecnologia Smat Entry. O Prius ainda conta com o Head up display, que projeta as principais informações presentes em seu painel com display 3D na base do para-brisa, permitindo ver as informações sem tirar o olho da pista.
Além de isso tudo, o Prius conta com a transmissão CVT em um câmbio estilo joystick, que permite o aumento e a diminuição contínua da velocidade de maneira suave.
Por dentro o carro é um hatchback médio, tipo Volkswagen Golf ou Hyundai i30, mas com uma grande vantagem: o espaço. Por ter um entreeixos de 2,70 metros ele prima pelo conforto a bordo. No porta-malas vão vão 445 litros. Muitos mais que os hatchs “comuns”. O carro ainda conta com 7 airbags (dois dianteiros, dois laterais, dois de cortina e um de pernas - para o motorista).
Contato imediato
Durante nossa visita à Kampai, o gerente de vendas, Alex Alexandre Soares, nos mostrou o carro sendo preparado para entrega. “É interessante ligar o carro e não ouvir ronco de motor”, disse ele com uma cara de espanto. E realmente é diferente esse primeiro contato com o Prius.
Ainda de acordo com Alex, a concessionária já está totalmente preparada para fazer a manutenção do carro. “Os mecânicos já foram para São Paulo fazer um treinamento sobre o carro. E hoje é tudo on line. Basta plugar o carro em um sistema mundial e qualquer defeito é apontado pelo computador. Já é assim com muito carros”, afirmou o gerente de vendas.
As rodas de 15 polegadas, calçadas em pneus Yokoama 195/65, são de gosto duvidoso. Por elas e é possível ver os 4 discos de freio, que são ventilados na dianteira. Por falar em freio, o carro possui ABS, com EBD.
Infelizmente, não foi possível dar uma volta com o carro, já que ele seria entregue em seguida para o cliente. Mas poder ver os detalhes internos e da mecânica já vale a pena. Nas fotos é possível ver todos os por menores do carro.
© 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados