• Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Prius, híbrido da Toyota, enfim começa a desfilar pelas ruas de Campo Grande

30/01/2013 - 11:33 - Texto e fotos: Mário Salgado
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Na manhã do último dia 29, em uma conversa por uma rede social, um diretor da concessionária Toyota Kampai, aqui de Campo Grande, informa que o único exemplar do Prius, híbrido da marca nipônica disponível no mercado há 15 anos, que foi disponibilizado para cá havia sido vendido. Um empresário da região, que tenta comprar o carro desde 2005, pagou pouco mais de R$ 120 mil para ter a exclusividade em sua garagem.

O Toyota Prius foi o primeiro híbrido do mundo. De se lançamento, já se vão 15 longos anos. Somente agora, e sem nenhum incentivo do Governo Federal, a Toyota resolveu oferecer o carro a seus clientes. Ele foi apresentando oficialmente ao mercado, durante o último Salão do Automóvel de São Paulo. Segundo informações da marca, até outubro de 2012 ja foram comercializados em todo o mundo 4,6 milhões de unidades do modelo, só no Japão foram 2,04 milhões.

Galeria de fotos exclusiva

Conheça o carro

O Projeto do Prius começou em 1994, quando os engenheiros aceitaram o desafio de criar um veículo ambientalmente correto, mantendo todas as características de qualidade, durabilidade e confiabilidade da Toyota.

Ficha técnica Toyota Prius

Três anos depois, em 1997, o modelo foi lançado, ainda cercado de desconfiança por conta da tecnologia inovadora e totalmente futurista para a época. Essa desconfiança, no entanto, desapareceu tanto aos olhos da indústria, que começou a desenvolver projetos baseados no Prius, quanto dos consumidores, que fizeram do modelo o híbrido mais vendido do mundo.

O modelo é equipado com dois motores. Um à gasolina, 1.8 litro, com 16 válvulas e que rende 98 cavalos. Com quatro cilindros, ele foi projetado especialmente para trabalhar combinado com o motor elétrico. Já o motor elétrico tem 650 Volts. Juntos, os dois motores geram 138 cv de potência.

Quando o veículo encontra-se em desaceleração ou freando, o motor elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética do veículo, que se perde nos veículos tradicionais, em energia elétrica, usada para carregar as baterias. Assim, o carro não não requer carga externa, não necessita troca periódica, o sistema mantém a bateria carregada de forma automática, elimina carregamentos e descarregamentos bruscos que diminuem a vida útil da bateria e o motor elétrico de 650 V com potência máxima de 82 cv.

O sistema funciona basicamente assim: quando se exige pouco do carro, somente o motor elétrico atua. Ao pisar um pouco mais no acelerador, o motor à combustão entra em ação.

O carro pesa em torno de 1805 kg e não tem um desempenho de empolgar. Afinal, esse não é seu objetivo. O 0 a 100km/h é feito em 12,1 segundos, de acordo com a Toyota.
 
Segundo informações do fabricante, em modo de condução normal, o consumo de combustível urbano, atinge até 25,5 km/l, com uma autonomia de 1150 quilômetros. A capacidade do tanque de combustível do modelo é de 45 litros.

A tecnologia do Toyota Prius está presente também em seus detalhes. Seu formato aerodinâmico permite a resistência mínima do ar e um menor consumo de combustível ou energia elétrica. A porta do motorista pode ser manualmente aberta apenas detectando a proximidade da chave devido à tecnologia Smat Entry. O Prius ainda conta com o Head up display, que projeta as principais informações presentes em seu painel com display 3D na base do para-brisa, permitindo ver as informações sem tirar o olho da pista.

Além de isso tudo, o Prius conta com a transmissão CVT em um câmbio estilo joystick, que permite o aumento e a diminuição contínua da velocidade de maneira suave.

Por dentro o carro é um hatchback médio, tipo Volkswagen Golf ou Hyundai i30, mas com uma grande vantagem: o espaço. Por ter um entreeixos de 2,70 metros ele prima pelo conforto a bordo.  No porta-malas vão vão 445 litros. Muitos mais que os hatchs “comuns”. O carro ainda conta com 7 airbags (dois dianteiros, dois laterais, dois de cortina e um de pernas - para o motorista).

Contato imediato

Durante nossa visita à Kampai, o gerente de vendas, Alex Alexandre Soares, nos mostrou o carro sendo preparado para entrega. “É interessante ligar o carro e não ouvir ronco de motor”, disse ele com uma cara de espanto. E realmente é diferente esse primeiro contato com o Prius.

Ainda de acordo com Alex, a concessionária já está totalmente preparada para fazer a manutenção do carro. “Os mecânicos já foram para São Paulo fazer um treinamento sobre o carro. E hoje é tudo on line. Basta plugar o carro em um sistema mundial e qualquer defeito é apontado pelo computador. Já é assim com muito carros”, afirmou o gerente de vendas.

As rodas de 15 polegadas, calçadas em pneus Yokoama 195/65, são de gosto duvidoso. Por elas e é possível ver os 4 discos de freio, que são ventilados na dianteira. Por falar em freio, o carro possui ABS, com EBD.

Infelizmente, não foi possível dar uma volta com o carro, já que ele seria entregue em seguida para o cliente. Mas poder ver os detalhes internos e da mecânica já vale a pena. Nas fotos é possível ver todos os por menores do carro.

WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados