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Para Moacyr Alberto Paes, diretor-executivo da Abraciclo, os números mostram uma adequação das indústrias às demandas do mercado. “Em julho, algumas fábricas concedem férias coletivas, o que reduz a produção. Além disso, as concessionárias tinham estoque para queimar”, analisa.
Reforçando a visão do presidente da Abraciclo, Paulo Takeuchi, que projetou uma gradativa recuperação do setor neste segundo semestre, Paes não enxerga mais crise no setor. “Vejo sinais de recuperação, mas ainda não são suficientes para revermos as projeções do ano. Qualquer coisa, além disso, só com bola de cristal”, alertou. A projeção mantida pela associação é vender 1.700.000 unidades em 2009 – o que representaria queda de 11% em relação a 2008.
Para a associação o grande entrave ainda é a dificuldade no financiamento de motocicletas. Há dois meses, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) liberou uma verba para a criação de uma linha de crédito de R$100 milhões exclusiva para financiamento de motos para motociclistas profissionais por intermédio da Caixa Econômica Federal. Porém, até agora o dinheiro não está disponível. “Esse crédito ainda não pode ser utilizado. Acreditamos que em outubro, finalmente, a verba seja liberada e ajude no reaquecimento das vendas no último trimestre”, afirmou Paes.
Mesmo que venha a se recuperar, a Abraciclo não crê em um aumento das vendas neste. A entidade acredita apenas em minimizar as perdas acumuladas em 2009.
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