• Sábado, 15 de Novembro de 2025
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

PSA Peugeot Citroën testa biodiesel nacional durante a Rio+20

18/06/2012 - 09:24 - Redação
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

A PSA Peugeot Citroën apresenta hoje, no Rio, pela primeira vez no mundo, a união de dois projetos voltados para o desenvolvimento de tecnologias mais limpas no setor automotivo: os carros de passeio com sistema híbrido diesel HYbrid4 (com motores a diesel e elétrico) e o biodiesel 100% brasileiro e vegetal. O resultado faz dos modelos HYbrid4 os carros de série, equipados com motor a combustão ou híbridos, com menor nível de emissões de CO2/km a rodar no Brasil.

Modelos Peugeot 3008 HYbrid4 e Citroën DS5 HYbrid4, que já são comercializados na Europa, mas são mostrados pela primeira vez em solo brasileiro, estão rodando abastecidos de maneira inédita com o biodiesel B30, desenvolvido como parte do Projeto Biodiesel Brasil, uma parceria entre a PSA Peugeot Citroën e o Ladetel (Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas), da Universidade de São Paulo. Após esta apresentação no Rio de Janeiro, os carros híbridos diesel serão integrados à frota de veículos das marcas Peugeot e Citroën utilizada nos testes da Fase III do Projeto Biodiesel Brasil e participarão também dos testes de viabilidade do biodiesel B100 (100% bio). O Grupo PSA está investindo R$ 1,5 milhão nesta fase do projeto até 2013.

No projeto, especialistas do Latin America Tech Center – o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Design do Grupo PSA na região, com sede no Brasil – pesquisam soluções para um futuro mais sustentável para a mobilidade. “Nossas equipes locais estão se tornando referência dentro do Grupo PSA em dois campos onde o Brasil tem muito potencial: Materiais Verdes e Biocombustíveis. A inclusão dos carros híbridos enriquecerá ainda mais as nossas pesquisas com o biodiesel brasileiro”, afirma Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën.
 
“Da mesma maneira que fazemos com nossos automóveis produzidos na região, como o Citroën C3 Aircross e o Peugeot 308, demonstramos mais uma vez que projetos globais podem se beneficiar de soluções regionais para terem suas características e entregas potencializadas, tanto em termos de conforto e desempenho quanto em comprometimento ambiental. No caso da união da tecnologia HYbrid4 com o biodiesel brasileiro, conseguimos reduzir ainda mais as já baixas emissões de CO2 de nossos híbridos, sem comprometer o excelente desempenho”, complementa Carlos Gomes.

A utilização de biodiesel, em uma mistura B30 (composto por 30% de biodiesel e 70% de diesel comum) torna ainda mais eficiente o já reduzido nível de emissões de CO2 dos carros HYbrid4. Eles chegam a apresentar emissões de apenas 75g de CO2/km rodando com o biodiesel brasileiro, contra 99g com diesel normal.

Como base de comparação, o carro brasileiro com o nível de emissões mais eficiente atinge aproximadamente 100g de CO2/km, isso pesando cerca de 800 kg, equipado com motor 1.0 flexfuel com  menos  de  70 cv  de potência  e  sem  equipamentos  de conforto, como direção hidráulica e ar condicionado. Já o Peugeot 3008 HYbrid4 e o DS5 HYbrid4 são mais eficientes, mesmo pesando 1.660 kg, desenvolvendo 200 cv de potência – somados o desempenho dos motores a diesel e elétrico – e ainda repletos de equipamentos de conforto, requinte e segurança, como ar condicionado bizone digital, direção elétrica, seis airbags, GPS, sistema de som com entrada USB, entre outros. Isso sem alterar a impressionante média de consumo do HYbrid4: 26,3 km/l.

HYbrid4 da PSA Peugeot Citroën: Tecnologia inovadora e reconhecimento internacional

Com o sistema de tração HYbrid4, a PSA Peugeot Citroën lançou o desafio de conjugar os desempenhos ambientais de um motor térmico a diesel com as vantagens da propulsão elétrica: uma revolução em termos de redução de consumo e de emissões – cerca de 30% em comparação com um veículo a diesel tradicional – e emissões de CO2 inferiores a 100 g/km.

Apresentada mundialmente no Peugeot 3008, no fim de 2011, a tecnologia híbrida diesel HYbrid4 já integra, atualmente, também versões dos Citroën DS5 e Peugeot 508 e 508 RXH comercializadas na Europa. Apesar de recente, esta inovação já ganhou reconhecimento internacional, acumulando conceituados prêmios, como o Goldenes Lenkrad (“Volante de Ouro”, na categoria Meio Ambiente), das revistas alemãs Auto Bild e Bild am Sonntag, o Family Car of the Year (com o 3008 HYbrid4), do programa inglês Top Gear, e o Prêmio Paul Pietsch, do grupo editorial Motor Press.

O HYbrid4 associa um motor térmico, no caso, a diesel, localizado sob o capô dianteiro, a um motor elétrico, situado na parte traseira do veículo, e o funcionamento pode ser realizado de forma conjunta ou separadamente. Todo o conjunto é gerenciado eletronicamente, sem ligações mecânicas entre as partes dianteira e traseira, e essa configuração proporciona uma vantagem efetiva em termos de consumo de combustível e de emissões de CO2, permitindo ainda ganho de potência e, sobretudo, tração integral das quatro rodas. Este gênero de tração nas quatro rodas permite que o condutor se beneficie de todas as vantagens deste tipo de sistema, como a segurança reforçada em caso de situações de baixa aderência do piso, sem seus inconvenientes (peso e aumento do consumo).

Uma potência de 200 cv, um consumo de 26,3 km/l (3,8 litros por 100 km) e emissões de 99g de CO2 por quilômetro com diesel normal. Tanto no Peugeot 3008 HYbrid4 como no Citroën DS5 HYbrid4, as rodas dianteiras são movimentadas por um motor a diesel 2.0 HDi de 120 kw (163 cv), equipado de série com um Filtro de Partículas (FAP), e as rodas traseiras são acionadas por um motor elétrico de 27 kw (37 cv), permitindo a tração nas quatro rodas.

A tecnologia combina, na dianteira:

um motor a diesel HDi de 2,0 litros equipado com Filtro de Partículas (FAP);
um sistema Stop & Start de alta potência;
câmbio mecânico automatizado de seis marchas.
 
Na traseira:

um motor elétrico de torque elevado e baterias de alta tensão do tipo Níquel Metal Hidreto.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2025 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados