• Domingo, 15 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Quartermaster, uma Ural para todo terreno

23/08/2013 - 11:02 - Arthur Caldeira e Carlos Bazela / Agência INFOMOTO - FOTOS: Divulgação
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Ainda com a temática do apocalipse iminente, o projeto Icon 1000 decidiu construir um verdadeiro burro de carga, ou seja, uma moto “pau-pra-toda-obra”. Escolheu então a Ural Solo sT, motocicleta russa conhecida pela sua robustez: afinal o projeto e o motor boxer pouco mudaram desde seu lançamento. A arquitetura do propulsor, por exemplo, de dois cilindros horizontalmente opostos, foi inventada pela alemã BMW no início da década de 1920.

Inspirada nos navios da marinha soviética, o projeto feito em parceria entre a marca russa e a customizadora norte-americana Icon tinha como objetivo aumentar a capacidade off-road da motocicleta. Destituído do sidecar, que caracteriza a maioria das Ural, o modelo Solo sT recebeu diversas modificações ciclísticas. Ganhou ainda um novo nome: “Quartermaster”, ou quartel-mestre, o praça responsável pelas cartas de navegação na marinha.

O quadro recebeu reforço na trave superior, assim como a coluna de direção. Um novo subquadro aumentou a distância livre do solo na traseira. Tudo para receber a nova balança com suspensões de longo curso e os pneus de cravo para que a Quartermaster continue acelerando mesmo que o asfalto acabe.

O tanque teve sua capacidade aumentada e ganhou linhas extras para aproveitar cada gota de combustível. Os 19 litros do modelo original talvez não fossem suficientes para que a Quartermaster “navegasse” pelas geladas planícies siberianas. Para completar o visual off-road, placa protetora do motor e barras de proteção laterais, com paralama alto na dianteira.

Para facilitar o controle da motocicleta, o piloto vai sentado em um estreito banco no melhor estilo scrambler. O guidão conforto da Ural original foi trocado por um de motocross com reforço e mais largo, que aumenta a capacidade de esterço.

Mecânica tradicional

O motor boxer, de dois cilindros opostos, foi mantido. Com controle de válvulas por varetas (OHV) e 745 cm³ não é lá dos mais esportivos: produz apenas 40 cv e pode levar a Quartermaster a 120 km/h. Pouco no asfalto, mas o suficiente para rodar fora da estrada. A transmissão final, assim como o motor desse modelo russo, tem inspiração nas motos da alemã BMW, já que usa um eixo-cardã para transmitir a força para a roda traseira. Alimentado por dois carburadores, o propulsor tem bom torque: 5,5 kgf.m já a 4.500 rpm.

Se o conjunto motriz é meio antiquado, a parte ciclística da Ural até que é moderna: freios Brembo e suspensões Marzocchi na dianteira. O sistema de amortecimento bichoque traseiro ganhou um reservatório a gás e foi reposicionado para aumentar o curso.

Pintada de cinza esfumaçado (haze grey), a cor original da marinha de guerra norte-americana, a Quartermaster chega aonde muitas outras motos não vão. Mesmo com seu visual utilitário e suas antiquadas especificações técnicas, o trabalho final ficou bastante interessante.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados